ConexãoIn

Charlotte Rampling, empresta seu talento a Hannah, prêmio no Festival de Veneza

O filme Hannah estreou dia 12 de julho no Brasil e está em cartaz nas cidades de Salvador,  Curitiba, Niterói, Fortaleza, Rio de Janeiro e Porto Alegre, e é uma excelente pedida para o fim de semana. Dirigido por Andrea Pallaoro trás no seu elenco a talentosa e aclamada atriz Charlotte Rampling, premiada no Festival de Veneza pelo papel, e o ator  André Wilms.

É uma produção Franca-Belga-Italiana, de 2016. O enredo se passa uma mulher de terceira idade que divide-se entre as aulas de teatro, a natação e o trabalho como empregada doméstica. Quando o marido vai preso, ela não tem alternativa a não ser a solidão e tenta refazer laços perdidos com descendentes, mas há um segredo na família que dificulta seu relacionamento com terceiros.

O espectador é como um espião, que observa a rotina da personagem-título uma mulher na terceira idade que vive com o marido e um cachorro, extravasa em aulas de teatro, trabalha como empregada doméstica e ocasionalmente nada na piscina do clube.

Hannah circula basicamente de metrô e sempre se prende a algum companheiro de vagão (ou é ela a observada), colocando dentro do filme a relação de olhar/ser olhado e ter acesso apenas à parte da vida de uma pessoa. É uma mulher enigmática, que não fala de seus problemas e no seu silêncio, vai desnudando seu dia a dia, em sua longa descida ao inferno, da solidão, velhice e sofrimento.

Logo na primeira cena, nota-se o tom dramático da película, com closes quase todo o tempo no rosto de Rampling, como se cortinas  fossem abertas para uma tounée de força, embora a potência do drama não se restringa à performance de Charlotte.  

Hannah deu o Prêmio de Melhor Atriz para Charlotte Rampling no Festival de Veneza. “A veterana atriz inglesa Charlotte Rampling, de 72 anos, uma femme fatale que amadureceu e se transformou em uma artista inigualável, dá uma lição de primeira classe na arte de atuar”. (Washington Post).

Em Salvador, Hannah está em exibição no Cine Paseo, diariamente às 14h30.

 

 

 

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 20/07/2018