ConexãoIn

Festival A La Carte do Belas Artes dessa semana chega com divas e grandes diretoras

Estrelas do cinema como  Tilda Swinton em “Caravaggio”, de Derek Jarman; Matthew McConaughey e Emile Hirsch em “Killer Joe – Matador de Aluguel“, de William Friedkin; Jean-Louis Trintignant, Michel Piccoli, Jean Seberg e Philippe Noiret em  “O Atentado”, de Yves Boisset; e Sabine Azéma em “Um Sonho de Domingo”, de Bertrand Tavernier desfilam nos filmes disponibilizados pela BELA VISTA À LA CARTE desta semana.

“Killer Joe – Matador de Aluguel”, do diretor William Friedkin, o mesmo de “O Exorcista”, teve o roteiro adaptado de uma peça de Tracy Letts, assim como “Possuídos” (2006), outro filme dele. Segundo Matthew McConaughey, o diretor William Friedkin raramente excedia três tomadas por cena durante as filmagens. William Friedkin revelou que Jennifer Lawrence queria desesperadamente o papel de Dottie, mas ela não pôde assumi-lo por motivos de agenda.

“O Atentado”, de Yves Boisset, reúne em seu elenco grandes nomes do cinema europeu, entre eles Jean-Louis Trintignant, Michel Piccoli, Jean Seberg, Philippe Noiret, Michel Bouquet, Roy Scheider e Gian Maria Volonte. Com locações bastante conhecidas, incluindo o Aeroporto de Orly, apesar do diretor e dos produtores conseguirem todas as autorizações para rodar o filme, a polícia fez de tudo para dificultar a produção.

“Um Sonho de Domingo” foi indicado ao Globo de Ouro 1985 na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1984, e Bertrand Tavernier levou a prêmio de Melhor Diretor neste mesmo festival. A atriz Sabine Azéma ganhou o prêmio César de Melhor Atriz. Este é o terceiro filme estrelado por Sabine Azéma no cardápio do À La Carte, os outros dois são “Tanguy” (2001) e “Pintar ou Fazer Amor” (2005).

“Caravaggio”, o filme que levou o diretor inglês Derek Jarman (1942–1994) a ganhar admiradores no mundo inteiro, marca estreia no cinema da atriz ganhadora do Oscar Tilda Swinton. O ator inglês Dexter Fletcher, que interpreta o pintor Caravaggio na juventude, se tornou cineasta e foi codiretor de “Bohemian Rhapsody” (2018), pouco antes de assumir sozinho a direção “Rocketman” (2019).

Sinopses

KILLER JOE – MATADOR DE ALUGUEL

(Killer Joe)

EUA, cor, 102 min., suspense, idioma: inglês (legendado), 14 anos.

Direção: William Friedkin

Elenco: Matthew McConaughey, Emile Hirsch e Juno Temple.

O ATENTADO

(L’Attentat)

França, 1972, cor, 120 min., ação, idioma: francês (legendado), 14 anos.

Direção: Yves Boisset

Elenco: Jean-Louis Trintignant, Michel Piccoli, Jean Seberg, Michel Bouquet, Roy Scheider e Gian Maria Volonte.

Após um golpe de Estado, o líder da oposição rebelde Africana se refugia em Geneva, Suíça. O ditador Kassar se une então à CIA e ao serviço secreto francês para eliminar o ativista. Um plano é colocado em ação: o jornalista e informante da polícia, Darien, é obrigado a atrair Sadiel para França, com o pretexto de uma entrevista. Seria esse o fim da revolução?

UM SONHO DE DOMINGO

(Un dimanche à la campagne)

França, 1984, cor, 90 min., drama, idioma: francês (legendado), 14 anos.

Direção: Bertrand Tavernier

Elenco: Louis Ducreux, Michel Aumont, Sabine Azéma, Monique Chaumette e Quentin Ogier.

Como em todo domingo do ano de 1912, um velho pintor que está no crepúsculo de sua vida recebe seus filhos e netos em sua casa de campo. Durante dias como esse, eles costumam brincar, dançar, conversar e aproveitar o tempo em família. A visita inesperada de Irène, sua outra filha, perturba a rotina do grupo. A moça de personalidade forte e liberal, que se manteve sempre distante, contestará algumas escolhas do pai.

CARAVAGGIO

(Caravaggio)

Reino Unido, 1986, cor, 95 min., cinebiografia, idiomas: inglês e italiano (legendado), 14 anos.

Direção: Derek Jarman

Elenco: Noam Almaz, Dexter Fletcher e Nigel Terry.

A história da curta existência do extraordinário pintor desde sua infância, passando pelos seus primeiros traumas, exibindo as contradições entre as suas crenças religiosas e sua identidade sexual, a paixão pela arte e pelos seus modelos.

#conexaoin99

#conectadocomanoticia

 
 
POR: Rita Moraes
Publicado em 05/08/2020