FCamara prevê investimento de R$ 4 milhões em núcleo de Inteligência Artificial para impulsionar inovação nos negócios

FCamara prevê investimento de R$ 4 milhões em núcleo de Inteligência Artificial para impulsionar inovação nos negócios

 

Com o objetivo de oferecer soluções digitais personalizadas e estratégicas para seus clientes, a multinacional brasileira FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro dos negócios, criou um Núcleo de Inteligência Artificial, com previsão de investimento de R$ 4 milhões.

 

A iniciativa nasce com o intuito de alavancar a inovação e incrementar a eficiência de seus clientes com o que há de mais recente quando o assunto é inteligência artificial. O núcleo será o ponto focal estratégico para o desenvolvimento de novas soluções com uso de IA que visam eficiência operacional, aceleração das estratégias de negócios, desenvolvimento e expansão de novas fontes de receitas.

 

 

Joel Backschat, CIO da FCamara, conta que o núcleo permite uma compreensão abrangente das necessidades do mercado e das soluções disponíveis, tornando a iniciativa imprescindível. O executivo destaca que a empresa já vinha incorporando projetos integrados com inteligência artificial aos clientes e decidiram investir em um núcleo dedicado para direcionar melhor essas novas demandas.

 

“Nossos clientes visualizam a inteligência artificial como um meio para atingir vários objetivos de negócios, e essa crescente demanda fez com que decidíssemos nos aprofundar nesse universo. Já estamos há algum tempo focados nisso. Investimos em soluções com o intuito de proporcionar projetos exclusivos, o que reforçou a necessidade de criar um centro especializado para acelerar essas iniciativas”, conta Joel.

 

O núcleo busca viabilizar a criação de novas oportunidades com IA, sejam elas novas propostas de negócios ou melhorias na performance operacional. Liderado por Joel, a frente estratégica será localizada dentro da sede da FCamara, em São Paulo, e será dividido em dois grupos principais: Research and Resolve, focado em pesquisa e desenvolvimento de ferramentas de IA para endereçar desafios de mercado; e Connect and Construct, composto por lideranças-chave do grupo, responsável por compartilhar experiências em projetos e buscar soluções dentro do ecossistema da FCamara.

 

“Este time participa desde a concepção de modelos de negócios até a construção e crescimento de cada iniciativa, entregando soluções que abrangem todos os aspectos necessários para a criação de novas frentes de ação ou de aperfeiçoamento de processos. Tudo isso utilizando a IA como elemento central, transformando dados em transações”, destaca Backschat.

No último ano, a FCamara desenvolveu um framework de trabalho com AI e criou uma estrutura para empresas que quisessem incorporar a tecnologia em seu universo. Isso envolve a criação de data lakes, estruturação de dados, bolhas de experimentação e machine learning. Só depois disso é que devem avançar para IA Generativa, quando o conhecimento e a prática estiverem consolidados.

Importante ressaltar, no entanto, que não se trata apenas de desenvolver novas soluções com uso de IA, mas também de acelerar a adoção dessas ferramentas, auxiliando os clientes na rápida integração da tecnologia em seus negócios, com estratégias completas, convertendo as necessidades individuais de cada um.“Não queremos levar uma solução pronta, e sim desenhar cada uma delas em parceria com nossos clientes, personalizada, de acordo com os casos específicos”, reforça o CIO.

O Núcleo de IA da FCamara já tem alguns projetos em andamento. Um deles se refere ao acompanhamento de containers; a equipe desenvolveu uma solução que integra vários processos, antes realizados de forma manual. Por meio de uma assistente virtual, foi possível gerenciar e comparar informações de variados serviços, proporcionando atualizações precisas sobre os containers aos parceiros.

Outro projeto em andamento é um comparador de produtos. Nessa demanda, foi desenvolvida uma ferramenta para marketplaces que identifica se um produto já está cadastrado na base, sugerindo otimizações para torná-lo mais atraente ao consumidor final.

Parceria com o Distrito

Para acelerar a implantação de inovações em Inteligência Artificial, a FCamara também se juntou ao Distrito, plataforma de inovação que exponencializa resultados de negócios por meio de novas tecnologias. A multinacional é uma das apoiadoras do GenAI Lab, programa do Distrito que reúne empresas, startups, fundos de venture capital e demais participantes do programa que atuam com IA generativa. Essa parceria beneficiará os clientes da multinacional que terão acesso às principais novidades do mercado. Além disso, a FCamara será mentora de diversas startups que fazem parte do programa, compartilhando o know-how sobre o assunto, além de todo conhecimento que existe em seu ecossistema de tecnologia e inovação.

“Estamos muito animados com a parceria. Ela faz parte da nossa estratégia para nos manter na vanguarda do tema IA. Estando inseridos neste lab, poderemos identificar parcerias futuras com empresas que estejam desenvolvendo soluções para acelerar as estratégias dos nossos clientes da FCamara. Eles terão acesso, em primeira mão, às soluções que estão sendo criadas no Lab da Distrito. Ou seja, estamos trazendo a inovação direto da fonte”, finaliza Joel.

Sobre a FCamara

A FCamara, multinacional brasileira, é um ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios integrando visão estratégica com execução inteligente, lado a lado com seus clientes, para proporcionar experiências transformadoras. Com um time altamente especializado, o grupo atua em Transformação Digital, E-commerce & Marketplace, Inovação, Cloud & Cibersegurança, Open Finance & Open Insurance, Data & Analytics e Marketing Digital, junto aos principais players de varejo, saúde, seguros, mercado financeiro, indústria e outros segmentos. Foi eleita 5 vezes a Melhor Empresa na categoria de serviços de e-commerce pela ABComm, reconhecida na categoria Transformação pelo ISG Paragon Awards, líder no quadrante Agile Application Development Projects, no estudo ISG Provider Lens™ Next Gen ADM Services. A empresa também é líder em soluções digitais, considerada a maior empresa de serviços para e-commerce da América Latina. Hoje, o grupo conta com operações no Brasil, Europa e Reino Unido, e mais de 1.000 empresas atendidas em sua história. Saiba mais em link.

Share this post