ConexãoIn

Canal de Youtube “História e Tu” revira páginas de biografia com vídeos educativos

Em tempos de pandemia, onde o aprendizado pela internet virou obrigação, encontrar um conteúdo que, além de educativo, seja interessante e divertido, é o mesmo que esbarrar com a sorte. Foi um clique desses que fez com que quase 200 mil brasileiros atravessassem a barreira do acaso e se inscrevessem no canal História e Tu, do YouTube. O conteúdo aborda a vida de diferentes personalidades que marcaram o mundo.

A ideia surgiu da sala de aula de dois professores de História do Ensino Fundamental em Porto Velho – RO. Zilmar de Lima e Danilo da Silva trabalham em uma escola Estadual e tinham feito uma viagem ao exterior, mas não deixaram de pensar nos alunos. Queriam que eles entendessem que o que é falado em sala realmente aconteceu. Os professores visitaram palácios onde viveram reis e rainhas cujas vidas eram contadas nos livros, e filmaram tudo!  “Transformamos os registros que havíamos feito em conteúdo para as aulas e quando exibimos eles ficaram encantados! Foi aí que a gente teve a ideia de produzir conteúdos próprios e contar a história de personalidades que nem sempre tiveram o reconhecimento merecido, principalmente as mulheres”, disse a professora de História, Zilmar Nascimento.

Foi a hora de mergulhar nas biografias. Carlota Joaquina; a Imperatriz Leopoldina; o rei Luís XIV, da França; a samurai Tomoe Gozen, Vlad, inspiração para o Drácula; Martin Luther King… Os professores viraram devoradores de livros para trazer o melhor dos personagens para o vídeo. “Para uma das produções, tive que ler mais de 600 páginas. O da Xica da Silva, por exemplo, contou com referências extras. Pesquisei obras que falam sobre seus familiares e, assim, descobri várias curiosidades”, explica a professora Zilmar.

Por falar em curiosidade, esse é outro ponto forte do canal. Os vídeos destacam as diferenças dos hábitos nos diferentes séculos. “Percebi que muitos alunos não têm interesse em saber quando aconteceu a passagem da Idade Média para a Idade Moderna, mas  ficam curiosos sobre outras coisas, entre elas, como as pessoas escovavam os dentes nessa época, ou como era o casamento na Roma Antiga, ou ainda os hábitos alimentares da Idade Moderna”, comenta o professor Danilo.

O Canal ‘História e Tu’ já produziu mais de cinco mil horas de conteúdo retirados de pesquisas em livros, e roteirizados pela dupla. História que invade a tela de quem busca conhecimento e diversão ao mesmo tempo!

 
#conexaoin99
#conectadocomanoticia 
 
POR: Rita Moraes
Publicado em 31/08/2020