ConexãoIn


ABC promove debate sobre El Niño e mudanças climáticas

 

 

Em um ano marcado por recordes de temperaturas e outros eventos extremos, como chuvas históricas no Sul, estiagens severas no Norte e ressacas em praias, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) promove na quinta-feira (16) a mesa-redonda “Crise climática e desastres como consequência do El Niño 2023-2024: impactos observados e esperados no Brasil”. O evento ocorre às 10h, na sede da entidade no Rio de Janeiro. Após o debate, os pesquisadores atenderão à imprensa.

 

No encontro, os membros titulares da academia José Marengo (Cemaden/MCTI e INCT MC2) e Carlos Nobre (IEA/USP) recebem Regina Rodrigues (UFSC), Suzana Montenegro (UFPE) e Chou Sin Chan (INPE) para discutir os impactos do El Niño observados neste ano e outros efeitos esperados para o verão e outono de 2024. Análise divulgada pela Organização Meteorológica Mundial, vinculada à ONU, aponta que o fenômeno ainda deve atingir seu pico no primeiro semestre do ano que vem.

 

O foco da mesa-redonda está nas possíveis consequências das anomalias climáticas resultantes do El Niño em temas como desastres (secas, risco de incêndios, inundações e deslizamentos de terras provocados por extremos de chuva), segurança hídrica, alimentar e energética, entre outros. Também serão debatidas possíveis ações e medidas de adaptação para o enfrentamento da crise climática.

 

O evento é promovido pela ABC, pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (MMA), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas Fase 2 (INCT MC2).

 


Credenciamento de Imprensa

Jornalistas interessados em acompanhar o evento na sede da ABC devem enviar nome, veículo e telefone para o e-mail carlarusso@corcovadoestrategica.com.br.

Serviço

Mesa-redonda “Crise climática e desastres como consequência do El Niño 2023-2024: impactos observados e esperados no Brasil”

Data: 16 de novembro de 2023

Horário: 10h

Local: Auditório da Academia Brasileira de Ciências, na Rua Anfilófio de Carvalho, 29, 3º andar, Centro do Rio de Janeiro (RJ)

Transmissão online: neste link

 

Confira a programação

10h | Abertura

11h | Mesa-Redonda

– Regina Rodrigues (UFSC)

El Niño 2023-2024 sob o cenário das mudanças climáticas

– Jose Marengo (Cemaden/MCTI e INCT MC2)

El Niño 2023-2024 e os seus impactos: os desastres recentemente observados são consequências do El Niño?

– Suzana Montenegro (UFPE)

El Niño 2023-2024 e seus possíveis impactos nos recursos hídricos

– Chou Sin Chan (INPE)

Projeções em alta resolução da chuva durante eventos de El Niño em cenários de mudanças climáticas

– Carlos Nobre (IEA/USP)

Considerações finais

13h05 | Debate (Q&A)

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 16/11/2023