Líbano: presidente do CICV pede renovação do cessar-fogo e continuidade da assistência humanitária para ajudar população civil a se recuperar
Beirute (CICV) – A presidente do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), Mirjana Spoljaric, visitou o Líbano, onde as necessidades humanitárias continuam sendo imensas após a última escalada de hostilidades.Beirute (CICV) – A presidente do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), Mirjana Spoljaric, visitou o Líbano, onde as necessidades humanitárias continuam sendo imensas após a última escalada de hostilidades.
“O fim do cessar-fogo colocaria a população civil novamente diante de intensos combates, que causariam mais mortes e destruição”, expressou Spoljaric. “Manter o cessar-fogo é essencial para que as famílias possam regressar às suas casas e reconstruir as suas vidas, e para que a assistência humanitária chegue às pessoas que mais necessitam”.
O Líbano enfrenta profundos desafios humanitários, com uma destruição generalizada que agrava as crises econômicas e sociais existentes. Milhares de pessoas continuam deslocadas, com um acesso limitado a assistência à saúde, serviços essenciais e meios de subsistência. Estes desafios se repetem em toda a região, com condições catastróficas em Gaza e necessidades significativas na Síria, o que compromete a capacidade de resposta das organizações humanitárias.
“A magnitude da destruição e as enormes necessidades humanitárias no Líbano poderiam ter sido significativamente mitigadas se as partes em conflito tivessem cumprido estritamente as normas da guerra”, afirmou Spoljaric. “O Direito Internacional Humanitário deve ser aplicado e é inequívoco: a população civil deve ser protegida, e seu acesso à ajuda humanitária garantido”.
No Líbano, o CICV trabalha para criar condições que permitam às pessoas voltar às suas casas. Isto inclui apoiar os meios de subsistência, reparar e proteger infraestruturas essenciais e aumentar a conscientização sobre os riscos de explosivos não detonados. Além disso, a organização oferece serviços de assistência à saúde, artigos de ajuda humanitária, entre outros tipos de apoio essencial para ajudar as pessoas que necessitam. Grande parte deste trabalho é realizado em colaboração com a Cruz Vermelha Libanesa e outros parceiros.
Spoljaric viajará hoje para a Síria para se reunir com autoridades nacionais e locais, e avaliar as necessidades humanitárias no país.
Sobre o CICV
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) é uma organização neutra, imparcial e independente, cuja missão exclusivamente humanitária deriva das Convenções de Genebra de 1949. A organização ajuda as pessoas afetadas por conflitos armados e outras situações de violência no mundo inteiro, fazendo todo o possível para proteger a vida e a dignidade delas, e para aliviar o seu sofrimento, com frequência em conjunto com os parceiros da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.
Deixe um comentário