Janelas para o Futuro: projeto social entrega certificados de curso de inglês para crianças da rede pública de Barueri
Aulas do idioma são ministradas a alunos do município pelos estudantes bilíngues da Escola Internacional de Alphaville
|
Barueri, 29 de novembro de 2024 – No último dia 26 de novembro, a Escola Internacional de Alphaville (EIA) realizou a cerimônia de encerramento das atividades de 2024 do projeto “Janelas para o Futuro”. Com a presença do prefeito de Barueri, Rubens Furlan; e do secretário de Educação municipal, Celso Furlan, 120 crianças da EMEF Professor Aristides da Costa e Silva receberam os certificados de conclusão do curso de inglês, que é ministrado pelos próprios estudantes da EIA.
Durante o programa, as crianças tiveram acesso a aulas de inglês ministradas por alunos voluntários da escola bilíngue, além de atividades complementares que trabalharam temas como ética, cidadania e autoestima. Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia de certificação foi a apresentação de uma canção em inglês pelas crianças atendidas pelo projeto, demonstrando o aprendizado e a dedicação ao longo do ano.
“Acreditamos que a educação vai muito além da sala de aula. Este projeto é a prova de que é possível transformar vidas com pequenas atitudes. Nossos alunos voluntários aprendem a importância da empatia e da responsabilidade social, e as crianças participantes ganham novas oportunidades para o futuro,” destacou a coordenadora do projeto, Marilda Bardal.
Em 2024, o projeto foi realizado em parceria com a Secretaria de Educação de Barueri, que apoia a inclusão de crianças da rede pública. Durante o evento, o prefeito Rubens Furlan elogiou a iniciativa: “Ficamos muito felizes com essa aliança. Essa formação é um diferencial que acompanhará os alunos ao longo de suas vidas”, comentou na ocasião.
|
O projeto Janelas para o Futuro foi ideia de alunas do High School (Ensino Médio) da Escola Internacional. Criada em 2004, a iniciativa já impactou positivamente a vida de mais de 1.000 crianças e jovens de escolas públicas e ONGs das cidades da região: Barueri, Osasco, Jandira, Itapevi e Santana de Parnaíba.
As atividades ampliam os horizontes educacionais das crianças, e promovem uma integração cultural entre os participantes e os voluntários da Escola Internacional. Em 2008, o projeto recebeu menção honrosa no 8º Prêmio Escola Voluntária, e é amplamente valorizado por universidades internacionais, especialmente para os alunos voluntários que participam como professores.
“Esse projeto é um divisor de águas na vida de todos os envolvidos. Ele cria um ciclo virtuoso de aprendizado, empatia e crescimento pessoal, e estamos muito orgulhosos de ser parte dessa transformação,” conclui Marilda.
As inscrições para as turmas do projeto “Janelas para o Futuro” de 2025 devem ser anunciadas no início do próximo ano.