Conexão InConexão InConexão In
Font ResizerAa
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Reading: Janeiro no CCBB Rio: 2026 sobe ao palco com a arte do Brasil
Compartilhar
Font ResizerAa
Conexão InConexão In
Buscar
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Cultura e entretenimento

Janeiro no CCBB Rio: 2026 sobe ao palco com a arte do Brasil

Rita Moraes
Rita Moraes
Publicado 31 de dezembro de 2025
Compartilhar
Compartilhar

Está chegando a hora de usar branco, pular as sete ondinhas na praia, andar com uma folha de louro na carteira e visitar novamente o Centro Cultural Banco do Brasil. Após mais um ano movimentando a cena cultural do Rio de Janeiro, o CCBB já está preparando um 2026 muito especial para os cariocas e repleto de novidades em sua programação.

Os holofotes de janeiro se voltam para os três palcos do Centro Cultural, que começam janeiro com diversas estreias. A partir do dia 08, dois novos espetáculos chegam ao CCBB. Las Choronas é uma colagem de línguas e linguagens cênicas, fruto surrealista e contemporâneo da colaboração de importantes coletivos teatrais mineiros – Pigmalião Escultura que Mexe, Cia 5 Cabeças e Mulher que Bufa. Já na autoficção Minha Vó Ri, Julia Bernart costura lembranças familiares, episódios de migração e vivências pessoais.

No dia 15, os grupos multipremiados Clowns de Shakespeare (RN) e Magiluth (PE) se unem para apresentar Cão. Metalinguística, a peça retrata a exploração de profissionais de bastidores de eventos, como técnicos de som e cenógrafos.

Um novo ano significa novos filmes nos projetores. A partir do dia 14, o cinema do CCBB homenageia um dos grandes cineastas americanos da atualidade: Todd Haynes. Presença obrigatória em festivais internacionais como Cannes e Sundance, o diretor possui dramas renomados comoCarol e Não Estou Lá. Além disso, janeiro também marca a retomada da parceria Cinemateca do MAM no CCBB. O tema do mês será Movimento Contracultural na Sétima Arte.

E o início da trilha de 2026 já está decidido. O Música no Museu retoma sua programação com performances dedicadas ao chorinho e aos clássicos brasileiros. E no dia 31, o Petrobras CasaBloco promete movimentar o final de janeiro com oficinas de macramê e a apresentação da aula-espetáculo Maracatu de Baque-Solto.

Já o CCBB Educativo – Lugares de Culturas se inspira na obra de um dos maiores cartunistas do país com uma série de atividades lúdicas. Os educadores do projeto revisitam as brincadeiras de infância praticadas pelos personagens da Turma da Mônica, como montagem de pipa, jogos de roda, amarelinha e muito mais!

Para atender os cariocas e turistas de férias na cidade, o CCBB ampliará seu horário de funcionamento nassextas e sábados de janeiro para visita à exposição Viva Maurício – Mauricio de Sousa, a experiência imersiva. Térreo e primeiro andar estarão abertos ao público das 8h30às 20h30.

Confira o resumo da programação abaixo:

Informações detalhadas sobre toda a programação, ingressos e releases de cada evento estão disponíveis no site bb.com.br/cultura.

EXPOSIÇÕES

Entrada gratuita.

 

VIVA MAURICIO – MAURICIO DE SOUSA, A EXPERIÊNCIA IMERSIVA

Térreo e 1º andar – quarta a segunda

Até 13 de abril de 2026

Nas sextas e sábados de janeiro, das 8h30 às 20h30.

 

FLÁVIO CERQUEIRA: UM ESCULTOR DE SIGNIFICADOS   

Térreo e 2º andar – quarta a segunda

Até 18 de janeiro de 2026

 

MANGUEZAL

Térreo e 4º andar – quarta a segunda

Até 02 de fevereiro de 2026

 

ARTES CÊNICAS

Ingressos: R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 (meia-entrada) à venda na bilheteria ou pelo site bb.com.br/cultura

Oficinas, workshops e outras atividades relacionadas: entrada gratuita.

CÃO

Teatro I – de 15 de janeiro a 15 de março

Quinta a sábado: 19h | Domingo: 18h

Colaboração entre os grupos Clowns de Shakespeare (RN) e Magiluth (PE), a nova produção nasce de uma pesquisa sobre o Brasil contemporâneo, suas contradições, afetos e resistências, com foco na questão do trabalho precário em suas diversas facetas. Um grupo de trabalhadores de eventos — mestres de cerimônia, técnicos de som e luz, cenógrafos, produtores, seguranças, etc. — após trabalharem ininterruptamente por 48 horas para garantir que o teatro estivesse impecável para a posse do recém-eleito líder da jovem república do Lácio, recebe uma notícia que interrompe toda a programação e os coloca em uma situação de extremo estresse e submissão aos interesses de pessoas poderosas cujas motivações lhes são incompreensíveis. A partir dessa situação, o espetáculo lança luz sobre a questão do trabalho precário e o lugar do trabalhador no Brasil contemporâneo, na América Latina e no mundo.

Duração: 90 minutos.

Classificação indicativa: 16 anos.

 

LAS CHORONAS

Teatro II – de 08 de janeiro a 08 de fevereiro

Quinta a sábado: 19h | Domingo: 18h

Com elenco formado por artistas de importantes coletivos teatrais de Belo Horizonte – Pigmalião Escultura que Mexe, Cia 5 Cabeças e Mulher que Bufa – a peça possui uma dramaturgia crítica instigante, assinada e dirigida por Byron O’Neill, pensada para provocar o público a tratar de temas bem contemporâneos. Criada para ser construída de maneira colaborativa, a partir de improvisações dirigidas, partituras gestuais, fragmentos poéticos, fábulas e notícias de jornal, a montagem tem como referências trabalhos com temática surrealista, como os do cineasta norte-americano David Lynch (Mulholland Drive), e o teatro do absurdo, presente em obras do dramaturgo Samuel Beckett (Esperando Godot). No palco, o elenco manipula bonecos e também é manipulado por eles, em um jogo visual desafiador, chamando a atenção do público para as fronteiras entre humano e objeto, entre som e gesto, entre ouvir e ver.

Duração: 60 minutos.

Classificação indicativa: 12 anos.

 

MINHA VÓ RI

Teatro III – de 08 de janeiro a 09 de fevereiro

Quinta a segunda | quinta, sexta, sábado e segunda, às 19h; domingo, às 18h.

Em “Minha vó ri”, Julia Bernat revisita as memórias de suas avós para falar de ancestralidade, lesbiandade, saúde mental e apagamentos históricos. O espetáculo nasce da tentativa frustrada de adaptar um livro e transforma a negativa em impulso criativo: entre humor, arquivo e depoimento íntimo, Julia costura lembranças familiares, episódios de migração, histórias do movimento lésbico e vivências pessoais. Uma autoficção sensível e política sobre envelhecimento, cuidado e identidade.

Duração: 70 minutos.

Classificação indicativa: 14 anos.

 

CHUVA NA CAATINGA

Teatro III – 2º andar

De 17 de janeiro a 1º de fevereiro

Sábados e domingos: 16h

Sessões extras: 31/1 e 01/2/2026 – 11h

 

MÚSICA

Entrada gratuita

Retire seu ingresso na bilheteria ou pelo site do CCBB

MÚSICA NO MUSEU

Sala 26 (4º andar) – 12h30 – Quartas-feiras

O projeto tem por objetivo a formação de plateias e estimular a música de concerto, sendo realizado em diversos museus e centros culturais da cidade. Todas as quartas-feiras no CCBB.  Confira programação completa em bb.com.br/cultura

21/01 – Jorge Saraiva, piano, e Leandro Turano, spineta. Programa: O chorinho brasileiro: Joaquim Callado, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Ernesto Nazareth, dentre outros.

28/01 – Alessandra Lucena, piano. Programa: Clássicos brasileiros.

Curadoria: Sérgio da Costa e Silva

Classificação indicativa: livre

 

PETROBRAS CASABLOCO

31 de janeiro | Espaço Conceito

Sábado, diversos horários

A CasaBloco é um projeto que reúne uma multiplicidade de manifestações e a diversidade de grupos e ritmos que fazem parte do carnaval brasileiro, criando uma verdadeira experiência para traduzir a essência dos carnavais do brasil. A transmissão de saberes estará presente na programação apresentada por meio de oficinas de macramê, adereço, samba no pé e uma aula-espetáculo “Maracatu de Baque-Solto”.

Classificação indicativa: de acordo com a programação.

Programação completa no site bb.com.br/cultura

 

CINEMA

Entrada gratuita

Confira a classificação indicativa dos filmes e a programação completa em bb.com.br/cultura

MOSTRA TODD HAYNES

Cinema I

De 14 de janeiro a 09 de fevereiro

Retrospectiva do celebrado cineasta norte-americano, premiado em festivais como Sundance, Berlim, Veneza e Cannes, e indicado ao Oscar pelo roteiro de Longe do Paraíso (2002). Referência do movimento New Queer Cinema, Haynes explora as ilusões do “sonho americano”, sexualidade e identidade de gênero, além de retratar ícones como Karen Carpenter, David Bowie e Bob Dylan. A programação inclui obras marcantes como Carol (2015), Velvet Goldmine (1998), Não Estou Lá (2007), Veneno (1991), Mal do Século (1995) e The Velvet Underground (2021). O projeto também oferece sessões comentadas, debates, curso, atividades educativas e catálogo crítico sobre estudos queer e de gênero.

Curadoria: Carol Almeida e Camila Macedo

 

CINEMATECA DO MAM NO CCBB

Cinemas I e II

De 07 a 31 de janeiro

O CCBB e a Cinemateca do MAM dão o pontapé inicial de 2026 com a mostra “Sente, assista e questione!”. A programação explora o Movimento Contracultural, fenômeno complexo que marcou os anos 1960 e 70 com reflexões sobre política, sociedade, religião, filosofia, amor livre, sexo, drogas e música. Clássicos comoEasy Rider e Zabriskie Point revelam os custos da liberdade, enquantoDon’t Look Back traz a visão britânica do movimento. A seleção aborda temas como Guerra do Vietnã, psicodelia e conflitos geracionais, incluindo influências no Brasil com obras como Uma noite em 67. Há espaço para a poesia marginal com Torquato Neto e Ana Cristina César, além do universo hippie em Filhos de João e Geração Bendita. A cultura LGBTQIA+ aparece em SP em Hi-Fi, e os festivais ganham destaque com Woodstock e seu reflexo nacional emO Barato de Iacanga. Filmes como Magical Mystery Tour e The Holy Mountain exploram viagens lisérgicas e arte psicodélica. A mostra também inclui visões politizadas europeias, como Tout va bien, e obras suecas irreverentes (I Am Curious). Por fim, homenageia Jane Fonda, ícone da militância e da contracultura.

Curadoria: Climalter Mariano de Souza

 

PROGRAMA EDUCATIVO

1° andar – Quarta a segunda

Entrada Gratuita

O CCBB Educativo – Lugares de Culturas é um programa de mediação cultural que desenvolve ações para aproximar os públicos da programação em cartaz e do patrimônio cultural do Centro Cultural Banco do Brasil.

Nas histórias de Mauricio de Sousa, o Bairro do Limoeiro era um lugar cheio de alegria e diversão. Inspirados nas aventuras da Turma da Mônica, revisitamos as brincadeiras e os jogos que fizeram parte da nossa infância. A equipe de educadores preparou ações que dialogam com a exposição e com nossas memórias, incluindo atividades como: “O vento nos leva”, com montagem de pipas; “Se essa rua fosse”, que resgata antigas brincadeiras de roda, amarelinha e cama de gato; e “Brincadeiras bordadas”; além de laboratórios de criação de personagens.

MUSEU BB

Entrada gratuita

4º andar

DO SAL AO DIGITAL: O DINHEIRO NA COLEÇÃO BANCO DO BRASIL

O BANCO DO BRASIL E SUA HISTÓRIA  

 

BIBLIOTECA

5º andar – Quarta a segunda

Regras de visitação e mais informações em: bibliotecasbb.com.bre/ou biblioteca.ccbbrj@bb.com.br

 

SOBRE O CCBB RJ

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro marca o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. Instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, é um marco da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. São 36 anos ampliando a conexão dos brasileiros com a cultura com uma programação relevante, diversa e regular nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e ideias. Quando a cultura gera conexão ela inspira, sensibiliza, gera repertório, promove o pensamento crítico e tem o poder de impactar vidas. A cultura transforma o Brasil e os brasileiros e o CCBB promove o acesso às produções culturais nacionais e internacionais de maneira simples, inclusiva, com identificação e representatividade que celebram a pluralidade das manifestações culturais e a inovação que a sociedade manifesta. Acessível, contemporâneo, acolhedor, surpreendente: pra tudo que você imaginar.

 

SERVIÇO  

Releases e materiais de divulgação de cada programação disponíveis no site do CCBB.

 

Centro Cultural Banco do Brasil

Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro/RJ

Contato: 21 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br

Mais informações em bb.com.br/cultura

Siga o CCBB nas redes sociais:

facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj |tiktok.com/@ccbbcultura

Ingressos:

Meia entrada para estudantes, maiores de 65 anos e pagamentos com cartões BB.

Bilhetes e senhas disponíveis na bilheteria do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura.

Funcionamento: De quarta a segunda, das 9h às 20h (fecha às terças).

Horário especial em janeiro: Sextas e sábados, das 8h30 às 20h30 para visitação à exposição Viva Maurício – Mauricio de Sousa, a experiência imersiva (térreo e 1º andar).

ATENÇÃO Domingos, das 8h às 9h – horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017).

Você Pode Gostar

David Byrne lança edição digital deluxe do álbum ‘Who Is The Sky?’ e revela o novo single “My Madness”
Confira programação de cinema por R$ 10 até amanhã no Cine Imperial
Exposição no Goethe-Institut Salvador-Bahia investiga as relações entre amor e violência
“UM PRIMEIRO LONGA INTELIGENTE E BEM-SUCEDIDO”; VEJA AS PRIMEIRAS IMPRESSÕES DE LONDON APÓS EXIBIÇÃO NO FESTIVAL DE VENEZA
Aos 22 anos, baiana Sofia Pitta lança álbum de estreia que mistura MPB com pagodão, samba e arrocha
Últimas notícias da Semana
Links da Semana

Executivos da companhia participam de painéis interativos para debater investimentos em infraestrutura e o fortalecimento de parcerias estratégicas no mercado corporativo

Rita Moraes
Rita Moraes
16 de setembro de 2026
Ideias de looks para o Natal e Réveillon
Artigo: Dia da Consciência Negra para todos, por Luana Génot
Combo de Lançamento: LG abre pré-venda dos novos monitores gamer UltraGear OLED
Quando o desejo é brincar de Amigo Secreto, nada melhor do que apenas curtir e se divertir, deixando toda a administração da brincadeira para um site que faz tudo e o melhor, de graça!
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você Pode Gostar

Cultura e entretenimento

Prefeitura divulga programação completa da 14ª Galponeira de Bagé (RS)

6 de setembro de 2026
Cultura e entretenimento

Kate Moss estrela capa da Vogue Brasil de setembro

4 de setembro de 2026
Cultura e entretenimento

WRY consolida nova fase com o novo single “No Meio Do Sonho”

4 de setembro de 2026
Cultura e entretenimento

Chiara Civello e Clap! Clap! lançam “New Dimension”, novo single do projeto alternativo CCCC

4 de setembro de 2026

Sobre Nós

O Conexãoin é um portal de notícias criado pela jornalista Rita Moraes, que conecta o público às principais informações da Bahia, do Brasil e do mundo. Lançado em 2017, destaca-se pela cobertura objetiva, equipe experiente e forte presença digital. Fique conectado com a notícia.
Acesso Rápido
  • Cultura e entretenimento
  • Destaques
  • Esportes
  • Mundo
  • Política
  • Turismo
Executivos da companhia participam de painéis interativos para debater investimentos em infraestrutura e o fortalecimento de parcerias estratégicas no mercado corporativo
“É do banco”: como golpistas estão usando ligações e mensagens para fazer você entregar seu dinheiro
Experimente o inesperado: O Boticário apresenta campanha inédita com fitas olfativas que revelam prêmios
Prêmio ICL de Jornalismo 2026 anuncia comissão julgadora e recebe inscrições até 30 de outubro

Contatos

  • Salvador-Bahia
  • (71) 99980-2901
  • moraes.rita1@gmail.com
© Copyright 2026| Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites