Jair Ribeiro, presidente da Parceiros da Educação, é finalista da primeira Medalha de Educação da América Latina
O prêmio será concedido a uma pessoa de destaque que tenha demonstrado impacto e liderança no campo da Educação
O brasileiro Jair Ribeiro, fundador e presidente da Parceiros da Educação, foi nomeado entre os dez finalistas da primeira Medalha de Educação da América Latina (Latin America Education Medal). Este prêmio, criado em 2024 pela T4 Education e pela HP, reconhece lideranças que tenham demonstrado impacto, resultados e advocacy pela Educação. Seu objetivo é destacar pessoas que estão transformando a educação na região, compartilhando histórias que inspiram.
O vencedor será convidado para o Worlds Schools Summit em Dubai, nos dias 23 e 24 de novembro, e terá a oportunidade de indicar uma escola para o programa Best School to Work da T4 Education, que certifica as escolas por suas culturas e ajuda a transformar o ambiente de trabalho escolar para atrair e reter os melhores professores.
Além de Jair, Tatiana Klix, diretora executiva do Porvir, organização sem fins lucrativos que inclui a plataforma de mídia educacional mais importante do Brasil, também foi nomeada como finalista, representando, ao lado de Jair, os únicos brasileiros a chegarem à fase final do prêmio.
“O que mais me motiva é apoiar a transformação da educação pública de São Paulo. E este é um objetivo possível”, afirma Jair Ribeiro. “A educação paulista está passando por um ponto de inflexão histórico. Estamos trilhando o caminho correto para, de fato, transformar São Paulo em uma referência internacional. Para isso, precisamos unir os esforços do estado e da sociedade civil, sempre buscando potencializar e dar mais eficácia ao investimento público na educação”, completa.
As indicações para a Medalha de Educação da América Latina foram abertas em fevereiro de 2024. O prêmio é uma das três Medalhas de Educação Mundial criadas pela T4 Education e pela HP. Este reconhecimento se junta à Medalha de Educação da África, que foi lançada em 2022 e se tornou o prêmio educacional de maior prestígio do continente, bem como à nova Medalha de Educação da Ásia, que também foi lançada este ano.
O vencedor será anunciado em outubro. Eles serão escolhidos por um júri composto por pessoas com base nestes critérios.
Jair Ribeiro é Fundador da Parceiros da Educação, entidade privada sem fins lucrativos focada na transformação social por meio da educação, que completa 20 anos em 2024; e da Casa do Saber, ambiente digital de acesso à cultura e ao conhecimento. Com formações em Stanford (Educação), University of California (mestrado em Direito) além de USP e FAAP, Jair está à frente da missão de evoluir a educação do estado de São Paulo. Foi nomeado para o Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP) novamente em setembro, de onde fez parte entre 2013 e 2019.
Sobre a Parceiros da Educação
A Parceiros da Educação é uma Organização da Sociedade Civil fundada em 2004, que apoia a formação de professores, diretores e gestores públicos da área da educação para fortalecer a aprendizagem dos alunos. Para isso ser possível, estabelece parcerias entre a sociedade civil, escolas e secretarias de educação com o intuito de melhorar a qualidade do ensino e contribuir diretamente nas políticas públicas educacionais.
Deixe um comentário