Ivete, Gilson Rodrigues, Vera Lúcia e Joana Guimarães: baianos discursam em Harvard e MIT
A cantora e apresentadora Ivete Sangalo, Gilson Rodrigues do G10 Favelas, a ministra-substituta do TSE Vera Lúcia e Joana Guimarães, primeira mulher negra eleita reitora de uma universidade federal (UFSB), estarão presentes na Brazil Conference em Harvard e MIT, principal conferência realizada pela comunidade brasileira fora do país, que reúne representantes de diversos setores e empresas do país para discutir temas abrangentes, desde sociedade e política até economia e cultura. Ivete fará parte do painel sobre Cultura, Esportes e Influência Digital, Gilson estará em Economia e Joana em Meio-Ambiente. Ivete Sangalo é uma renomada cantora, compositora e atriz brasileira, emergindo como uma das artistas mais influentes da música popular brasileira. É conhecida por sua versatilidade musical, misturando ritmos como axé, pop, reggae e música latina em suas performances vibrantes. Além de sua carreira na música, também teve participações em filmes e programas de televisão, demonstrando sua versatilidade artística. Ivete estará presente na Brazil Conference em Harvard e MIT no painel de Cultura, Esportes & Influência Digital ao lado de Seu Jorge, Eduardo Kobra, Christiane Silva, Arthur Abrantes e outros artistas e empreendedores.
Vera Lúcia Santana Araújo A advogada fez história no país se tornando a segunda mulher negra a ocupar um assento no Tribunal Superior Eleitoral, TSE. Baiana de Livramento de Nossa Senhora, Vera Lúcia chegou a Brasília, onde estudou direito e se aprofundou no movimento estudantil. Vera Lúcia atuou em cargos dos governos federal e distrital, com trajetória na defesa dos direitos humanos e na luta contra o racismo. Foi consultora jurídica do PT, Denatran e do governo do Distrito Federal durante o mandato de Cristovam Buarque. Também foi secretária-adjunta de Igualdade Racial do DF e diretora-executiva da Funap. Atua na Frente de Mulheres Negras do Distrito Federal e Entorno e na Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD). Vera Lúcia estará na Brazil Conference em Harvard e MIT no painel de Justiça e Democracia.
Gilson é baiano de uma cidade perto de Vitória da Conquista, chamada Campos de Jordão e dedica sua vida para destacar as favelas como potências e defender sua protagonismo na solução dos problemas do Brasil. Presidente do G10 Favelas, Gilson trabalha para impulsionar o crescimento dos empreendimentos nas favelas e acumula uma série de conquistas e reconhecimentos: Participou do Movimento Estudantil no Grêmio Estudantil e foi presidente da União de Moradores e do Comércio de Paraisópolis; foi eleito simbolicamente três vezes como Prefeito de Paraisópolis; recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Faculdade Formação Brasileira e Internacional de Capelania e a Ordem dos Capelães do Brasil (OCB). Gilson também fundou a Bolsa de Valores das Favelas, uma plataforma que permite que pessoas se tornem sócias de empresas que operam em comunidades brasileiras, e criou o G10 Bank Participações, banco destinado a fornecer crédito a empreendedores das favelas para estimular a economia local e fortalecer os negócios e marcas regionais. Gilson estará no painel de economia na Brazil Conference em Harvard e MIT.
Joana Guimarães é a 1ª reitora eleita para uma federal, a UFSB, Universidade Federal do Sul da Bahia, com câmpus nas cidades de Itabuna, Teixeira de Freitas e Porto Seguro. Joana é geóloga com mestrado na UFBA e doutorado em Engenharia Ambiental. Se tornou professora universitária e pesquisadora fora do Brasil ao atuar como assistente de ensino nos EUA, garantindo uma bolsa para realizar o doutorado. Joana Guimarães fará parte do painel sobre Meio-Ambiente, ao lado de Sonia Guajajara, Ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Bruno Carvalho, Professor de Harvard e outras personalidades do cenário político brasileiro. Sobre a Brazil Conference em Harvard e MIT A Brazil Conference em Harvard & MIT é a principal conferência realizada pela comunidade brasileira fora do país, destacando-se como um catalisador de ideias e transformações para o Brasil, buscando criar um espaço global de discussão sobre o futuro do país e seu papel no cenário internacional. O encontro reúne acadêmicos, líderes e representantes de diversos setores e empresas do país para discutir temas abrangentes, desde sociedade e política até economia e cultura. A conferência é desenvolvida e mantida por quase 100 estudantes voluntários e conta com a participação de nomes como Jorge Paulo Lemann, Ivete Sangalo, Flávio Augusto, Seu Jorge, Flávio Dino, Drauzio Varella, Vera Lúcia Magalhães, Tiago Leifert, João Adibe Marques, Tabata Amaral, entre diversos outros especialistas nacionais e internacionais.
Serviço Quando: 6 e 7 de abril de 2024 ou online através das plataformas digitais Onde: Em Cambridge, nos Estados Unidos INGRESSOS: acesse o link Para informações, acesse o site da Brazil Conference em Harvard & MIT. |