Intervozes lança livro sobre comunicação e relações étnico-raciais em São Paulo

Intervozes lança livro sobre comunicação e relações étnico-raciais em São Paulo

 

O Intervozes lançou o livro “Ecos de Búzios: contribuições ao debate brasileiro sobre Comunicação e Relações Étnico-Raciais”. A obra tem coordenação de Paulo Victor Melo e Tâmara Terso e conta com escritos de diversos autores como Johanna Monagreda, Ivonete da Silva Lopes, Deivison Faustino, Silvana Bahia, Dennis de Oliveira, Tarcísio Silva, Gyssele Mendes, entre outros.

O livro reúne artigos, entrevistas e ensaios escritos por intelectuais e ativistas comprometidos com a justiça racial e com trabalhos relevantes na área da comunicação e aborda temas como racismo algorítmico; jornalismo e racismo estrutural; automatização de estereótipos raciais; interseccionalidade e governança da internet; soberania tecnológica e justiça racial, e muito mais.
O nome é inspirado na Revolta dos Búzios, manifestação popular negra que aconteceu na Bahia em 1798. “A inspiração em Búzios assenta-se na noção de que a questão racial é determinante tanto na formação social, política e econômica da sociedade e do Estado brasileiros quanto na estruturação dos meios de comunicação no país. Os Boletins Sediciosos foram articulações no ambiente da comunicação para construção de lutas em defesa dos direitos das humanidades negras e indígenas”, destacam os organizadores do livro.
O livro conta com a quarta capa escrita pelo professor Muniz Sodré, que escreve “este é o primeiro livro a puxar um fio, com a perspectiva da questão racial, entre a Revolta dos Búzios e a organização moderna da sociedade e do Estado brasileiros, mostrando que a imprensa negra se pautou em seu surgimento pelas experiências embrionárias de sedição. Na leitura dos búzios de Ifá já se vislumbrava a emergência histórica do coletivo negro como sujeito na luta descolonial. Uma coletânea indispensável”.
O lançamento foi aberto ao público, no Armazém do Campo, com debate e a presença de alguns autores e de um dos organizadores do livro. Na sequência o grupo Samba dos Amigos fizeram uma roda para celebrar o mês da Consciência Negra.

Serviço:

📌Data: 22/11/2024
⏰Horário: Às 18h30
🚩Local: Armazém do Campo. Alameda Nothmann, 806, Campos Elíseos.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *