Interior de São Paulo ganha fábrica especializada em blindagem de veículos elétricos

Interior de São Paulo ganha fábrica especializada em blindagem de veículos elétricos

Frota de carros elétricos blindados cresce no país / Freepik

Frota de carros elétricos blindados cresce no país / Freepik

 

Fábrica instalada na cidade de Sumaré é a primeira de blindagem do país voltada aos veículos eletrificados, com equipamentos e mão de obra exclusiva para atender crescente demanda do segmento

A Concept be safe, blindadora presente em São Paulo, lançou uma fábrica especializada na blindagem de veículos elétricos, a primeira desse nicho de mercado no país. A Concept evision está localizada em Sumaré, no interior paulista, com capacidade inicial para a proteção balística de 30 carros mensais, mas que pode ser ampliada para 100, de acordo com a crescente demanda. O investimento total feito para a instalação é de R$ 5 milhões.
“Os veículos elétricos já são uma realidade consolidada no Brasil. Trata-se de uma frota crescente, numa nova era de inovação e evolução automotiva, que também vem acompanhada de desafios, como o de garantir a segurança desses veículos que representam o futuro da indústria automotiva. A fábrica especializada na blindagem desse tipo de automóvel surge para atender esse desafio, com tecnologia, estrutura e mão de obra adequadas para lidar com esse novo perfil de demanda”, destaca Rogério Garrubbo, conselheiro de inovação e tecnologia da Concept be safe.
De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), somente em 2024, mais de 173.500 unidades elétricas foram emplacadas no país, um salto de 85% comparado com 2023. Como reflexo desse crescimento, na Concept, em 2023, cerca de 25% do total de carros que estacionaram para serem blindados era elétrico ou híbrido. Em 2024, esse índice pulou para 40%.
A fábrica especializada na blindagem de veículos elétricos traz alguns diferenciais com relação às demais blindadoras. A principal diferença está na abordagem de engenharia, materiais e processos para garantir segurança balística, sem comprometer a integridade do veículo elétrico.
“No processo de blindagem de carros elétricos, por exemplo, é fundamental considerar o impacto da proteção sobre a distribuição de peso e a autonomia da bateria, o que exige cálculos mais precisos e materiais mais leves. Além disso, é preciso garantir que a blindagem não interfira nos sensores, radares, conectores de alta tensão e na refrigeração da bateria. O isolamento dos circuitos elétricos também precisa ser reforçado para evitar riscos de curto-circuito. Vale ressaltar ainda que a blindadora tecnológica para elétricos deve seguir regulamentações adicionais, garantindo que o processo de blindagem não afete os padrões de segurança elétrica e de bateria impostos pelos fabricantes, bem como a performance do carro”, descreve Garrubbo.
Na Concept evision, a mão de obra é formada por profissionais já experientes no segmento da blindagem e que recebem um programa de aprimoramento com as novas tecnologias nesse ambiente digital e eletrificado dos automóveis.

Share this post