Inteligência Artificial une Elis Regina e Maria Rita em campanha de 70 anos da Volkswagen no Brasil
A Volkswagen comemora 70 anos no Brasil combina campanha emocionante de um encontro de Elis Regina e sua filha Maria Rita.
A inteligência artificial proporcionou o dueto entre mãe e filha, onde cada uma dirige um modelo Kombe da época e cantam o sucesso de Belchior na década de 70 imortalizado por Elis, morta há 41 anos.
Lançada na madrugada da terça-feira, 4, o vídeo começa com Maria Rita conduzindo uma ID.Buzz – versão moderna e 100% elétrica da Kombi.
A peça continua com imagens de carros da empresa que marcaram gerações, como Fusca e Brasília. Até que surge uma Kombi antiga, conduzida por Elis Regina, que encosta ao lado do carro de Maria Rita para compor o dueto.
Tecnologia Deepfake
A Volkswagen informou que usou uma tecnologia chamada “deepfake” para trazer Elis Regina para a campanha. A técnica, que usa inteligência artificial, permite criar adulterações realistas com o rosto de pessoas.
Para que Elis aparecesse em um vídeo lançado em 2023, uma atriz dublê foi usada para se passar pela cantora dirigindo o veículo. O rosto da cantora foi colocado depois, por meio de uma tecnologia de reconhecimento facial.
O processo de edição contou com a ajuda de uma tecnologia de redes neurais artificiais, que fez uma mistura entre o rosto da dublê e da imagem recriada de Elis Regina. A voz da música inserida no vídeo é original da cantora.
O filme foi criado pela agência AlmapBBDO e produzido pela Boiler Filmes, com direção de Dulcidio Caldeira. Após as gravações, o vídeo passou por uma pós-produção em uma empresa norte-americana especializada, que tem experiência em projetos feitos em Hollywood.
Deixe um comentário