Instituto Reação ganha novo polo no Dia Internacional do Judô, agora na cidade de São Paulo
Era uma vez um supermercado que virou tatame. Há mais de 20 anos, o casal Diogo Castilho (ex-atleta) e sua então namorada, Diuly Stival, lideravam um projeto social dentro de um abrigo na região da Freguesia do Ó, Zona Norte de São Paulo. Anos mais tarde, com o apoio dos amigos Fernando Garbeloto, Ronaldo da Costa, Thiago dos Santos e Igor Taets, o grupo procurou a família Roldão para apoiar a ideia. O sucesso foi tanto que, em 2017, com o envolvimento direto do empresário Ricardo Roldão, nasceu o Instituto Roldão.
Não é ficção, é a realidade que ganha um novo capítulo este mês: o Instituto que vem atendendo a cerca de 150 crianças e adolescentes moradores da região – incluindo alguns de abrigo – se uniu com o Instituto Reação, tornando-se o Instituto Reação – Polo Roldão. Com isso, o projeto amplia sua capacidade para 330 beneficiados, além de oferecer novos serviços aos alunos, que têm entre 4 e 17 anos. No dia 28 de outubro, próximo sábado, Dia Internacional do Judô, acontece o evento de inauguração do novo polo, das 10h às 13h, com ativação do evento por parte de um de seus parceiros, Sucrilhos®.
“O Diogo é apaixonado pelo trabalho que realiza com esses jovens. E conhece profundamente a região. É com pessoas como ele que queremos crescer a rede do Reação. Nós trazemos nossa expertise, buscamos o patrocínio, profissionalizamos a gestão e apoiamos os fundadores para que o polo possa alcançar todo o seu potencial”, explica Flavio Canto, judoca e fundador do Instituto Reação.
“Quando o Diogo, Fernando e a Diuly trouxeram a necessidade de um local, a família Roldão se sensibilizou fazendo disto o Instituto Roldão para retribuir à comunidade todo apoio e carinho que sempre foi dado. Agora, um novo ciclo se inicia com o Instituto Roldão se transformando no Polo Roldão do Instituto Reação, sob a liderança de Flávio Canto e seu time para passar a atender não apenas a zona norte da cidade, mas toda São Paulo.“, afirma Ricardo Roldão.
A rede do Instituto Reação vem crescendo por todo o país e já conta com 12 unidades em cinco estados. A inauguração do polo de São Paulo ocorre quando o Reação – uma organização da Sociedade Civil que promove desenvolvimento humano e integração social por meio do esporte e da educação – completa 20 anos. Para a abertura do complexo, Sucrilhos® preparou uma ação especial com a artista Crica Monteiro. A partir da visão dos jovens atendidos pelo Instituto sobre os valores da modalidade, a graffiteira desenvolveu quatro ilustrações distintas. Após votação aberta no perfil da marca no Instagram, de 16 a 20 de outubro, a ilustração mais votada será replicada em uma das paredes do espaço e revelada no dia do evento ao público participante.
“O Tigre TonyTM compartilha dos mesmos valores do judô, como coragem, humildade, respeito e garra, trazendo ainda mais sinergia e consistência a esta parceria que, neste ano, comemora seu segundo aniversário”, afirma Cristina Monteiro, Diretora de Marketing da Kellanova, detentora da marca. E completa: “Sucrilhos® entende o papel vital da prática esportiva na construção de um futuro mais inclusivo e estamos concentrados na multiplicação de esforços para alcançá-lo. O Reação compartilha dessa visão e tem sido um parceiro essencial para a concretização dessa missão, por meio de seu trabalho inspirador”.
Na época, eles mobilizaram amigos e clientes da empresa de Diogo. Às vezes em dinheiro, às vezes em objetos. Houve quem doasse uma rodada de pizza mensal para os meninos do abrigo. Ou quem levantasse passagens aéreas para eles participarem de uma competição em Belo Horizonte. Um pai montou arquibancadas a partir de pallets de supermercado.
Parte dos profissionais que já trabalhavam como voluntários no Instituto Roldão foram contratados, como, por exemplo, Lucas Uessugui e João Victor Marcondes, que eram alunos e hoje dão aula para os meninos e meninas que treinam ali. Também chegam ao time novos profissionais, como uma assistente social e uma psicóloga. O binômio treino nos tatames e estudo de conteúdos escolares nas salas de aula passa a ser oferecido para todos os participantes. E o mais importante: o Reação está implementando as ferramentas de tecnologia social que desenvolveu ao longo desses 20 anos de atuação.
No térreo do prédio onde funcionou o primeiro supermercado da rede Roldão ficam a área de treino, vestiários, salas com computadores doados. No segundo andar, estão as duas salas de aula, onde os alunos passam duas horas semanais complementando e ampliando os conhecimentos adquiridos nas escolas que frequentam. Por todo lugar que se passa, a presença de Diuly é constante. Ela conversa com as mães que querem falar sobre os filhos e filhas. Ela chama cada criança e adolescente pelo nome, brinca com a nova cor de cabelo de um, pergunta pela ausência na aula de outro, que ri amarelo pego no flagrante. Isso é o que Flavio chama de paixão e conhecimento.
O evento contará com a presença do empresário Ricardo Roldão; dos fundadores do Instituto Roldão, Diogo Castilho e Diuly Stival; de Flavio Canto, judoca e fundador do Instituto Reação; de Cristina Monteiro, Diretora de Marketing da Kellanova, detentora da marca Sucrilhos®; além de alunos, parceiros, colaboradores e voluntários.
Os 20 anos do Instituto Reação
Além da inauguração do novo polo, como parte das comemorações, em 22 de outubro, no Rio de Janeiro, em Cuiabá, Tibau do Sul e Belo Horizonte acontece o Inter Reação, experiência competitiva que promove a integração e estímulo dos alunos de judô de vários polos. Ainda em 2023, o Instituto lançou sua nova identidade visual, com criação do grupo SAL.
O Instituto Reação em números:
· Mais de 20 mil pessoas impactadas
· 12 polos em 5 estados
· Mais de 3 mil medalhas só nos últimos 5 anos
· Mais de 300 alunos contemplados com bolsas de estudo este ano
· Em 2023, atende a mais de 4,5 mil alunos em todo o Brasil
· Primeiro no ranking geral da Confederação Brasileira de Judô
Sobre o Instituto Reação
Fundado há 20 anos pelo judoca e medalhista olímpico Flávio Canto, seu ex-treinador Geraldo Bernardes e amigos, o Instituto Reação é uma Organização da Sociedade Civil que promove desenvolvimento humano e integração social por meio do esporte e da educação. A proposta é ter o esporte como ferramenta educacional e de transformação social, formando faixas-pretas dentro e fora do tatame. O Instituto oferece o seu “Caminho Potente”, baseado em dois programas estruturantes: “Reação Futuro” e “Reação Olímpico”, e ainda três programas transversais: “Bolsas de Estudo”, “Conecta” e “Reação com Elas”. Seu objetivo é acompanhar crianças a partir dos quatro anos até o seu primeiro emprego e nossos atributos fundamentais ensinam a cair e a levantar como aprendizados constantes, utilizando três preceitos: construir, conquistar e compartilhar. O Reação conta com 12 polos espalhados em cinco estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Cuiabá, Rio Grande do Norte e Minas Gerais, beneficiando cerca de 4.500 crianças, adolescentes e jovens.
Sobre a Kellanova
A Kellanova (NYSE: K) conta com um legado de mais de 100 anos e é uma empresa global no segmento de snacks, cereais, panettones, biscoitos, refrescos em pó, massas e barras de cereais. Impulsionada por marcas como Pringles®, Cheez-It®, Sucrilhos®, Kellogg’s® Corn Flakes, Froot Loops®, Minueto®, Trink®, Parati®, entre outras, a visão da Kellanova é tornar-se líder nas diferentes categorias em que atua, desenvolvendo o potencial máximo de seus produtos diferenciados e a paixão de suas pessoas. Em 2022, o negócio gerou cerca de US$ 12,6 bilhões em vendas líquidas.
A Kellanova é guiada pelo propósito de criar dias melhores e um lugar à mesa para todos, por meio de marcas reconhecidas globalmente. A Companhia atua na promoção do acesso sustentável e equitativo aos alimentos, abordando a intersecção entre fome, sustentabilidade, bem-estar e equidade, diversidade e inclusão, com a ambição de cultivar ‘Dias Melhores’ para 4 bilhões de pessoas até o final de 2030. Acesse aqui para mais informações.
Deixe um comentário