Instituto Caminhos da Palavra inaugura com oficinas on-line de escrita literária
O escritor e gestor cultural carioca Henrique Rodrigues inaugura em 22 de janeiro o Instituto Caminhos da Palavra, com o intuito promover a literatura nacional nas suas mais diversas manifestações, por meio de acesso, formação e difusão. Um dos destaques do Instituto são as oficinas de criação literária, com formato on-line, oferecendo conteúdos diversos relacionados às manifestações literárias. O instituto passa a ser também responsável pela realização do Prêmio Caminhos de Literatura, destinado a revelar novos talentos da literatura brasileira.
Em fevereiro, estão programadas oito oficinas on-line: Aline Bei (Clube de Escrita), André Vianco (Escrevendo Horrores), Flávia Gasi (Tem história nesse jogo), Jéssica Balbino (Escrever o Corpo), Julián Fuks (Fundamentos do Romance), Cíntia Moscovitch (Conto, esse pequeno notável), Luna Vitrolira (Poética das vozes) e Paula Gicovate (Roteiro de longa-metragem: primeiros passos). Informações sobre inscrição, valores e forma de pagamento estão disponíveis no site: www.caminhosdapalavra.com.br
O Instituto dá início às atividades em 22 de janeiro, quarta-feira, por meio de um bate-papo on-line com transmissão pelo site do Instituto Caminhos da Palavra às 19h30 com as participações do escritor, editor e gestor público José Castilho e do escritor, ator, contador de histórias e produtor cultural Otávio Júnior, e mediação de Henrique Rodrigues.
Programação – Fevereiro de 2025
Oficina on-line: “Clube de Escrita”, com Aline Bei
Data: 3 /10 / 17 e 24 de fevereiro de 2025, das 19h30 às 21h30
Sobre a oficina: Ao longo dos quatro encontros, os integrantes irão desenvolver a escrita como um estado contínuo de criação, um modo de existência para além do ato de vestir com linguagem o que se almeja escrever.
Sobre Aline Bei – É formada em Letras pela PUC-SP, em Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia-Helena e pós-graduada em Escritas Performáticas pela PUC-RIO. “O peso do pássaro morto”, finalista do prêmio Rio de Literatura e vencedor do prêmio São Paulo de Literatura e do prêmio Toca, é o seu primeiro livro. Em 2021 lançou seu segundo livro, “Pequena Coreografia do Adeus”, pela Companhia das Letras. O romance foi finalista do prêmio Jabuti e do prêmio São Paulo de Literatura e já vendeu mais de 140 mil cópias. Os dois livros foram publicados em Portugal pela Particular editora.
Oficina on-line: “Tem história nesse jogo”, com Flávia Gasi
Data: 3 / 10 / 17 e 24 de fevereiro de 2025, das 19h30 às 21h30
Sobre a oficina: A oficina será baseada em análises de jogos e exercícios de transcrição de textos literários para narrativas de videogames, seja na adaptação de obras existentes ou na criação de material inédito.
Sobre Flávia Gasi: Com mais de 24 anos de experiência em jornalismo e comunicação no mercado gamer e de cultura pop como escritora e editora, Flávia Gasi escreveu games, traduziu obras, e tem games, livros e HQs publicadas. Foi premiada pelo troféu Ângelo Agostini por Melhor Publicação Independente de Grupo. Seu trabalho acadêmico se debruça sobre narrativa de videogames e desradicalização de extrema-direita de comunidades games. Atualmente é diretora de narrativa, professora doutora de narrativa, escritora e produtora de conteúdo.
Oficina on-line: “Conto, esse pequeno notável”, com Cíntia Moscovich
Data: 4 / 11 / 18 e 25 de fevereiro de 2025, das 19h30 às 21h30
Sobre a oficina: Ao longo dos quatro encontros, serão realizadas leituras analíticas e exercícios de escrita do conto, esse pequeno notável da literatura.
Sobre Cíntia Moscovich: escritora, jornalista e ministrante de oficinas literárias. Autoras de 8 livros individuais, entre eles “Essa coisa brilhante que é a chuva”, mereceu os prêmios Jabuti, Portugal Telecom e Clarice Lispector, entre outros.
Oficina on-line: “Escrever o Corpo”, com Jéssica Balbino
Data: 4 / 11 / 18 e 25 de fevereiro de 2025, das 19h30 às 21h30
Sobre a oficina: O que seu corpo diz sobre você? A oficina explora a escrita como ferramenta de investigação do corpo como espaço de memória e criação. Por reflexões, textos e exercícios, vivências corporais serão transformadas em narrativas que ressignificam dores, descobrem afetos e criam novas existências. Os encontros são divididos em: “O corpo como arquivo: narrar uma história guardada no corpo”, “Café com monstros: o que seus monstros dizem sobre você?”, “O texto que rebola: celebrar sensualidade da palavra” e “Encerrando ciclos, abrindo caminhos: uma carta ao corpo”.
Sobre Jéssica Balbino: jornalista, mestre em comunicação pela Unicamp, colunista do Estado de Minas e produtora de conteúdo para a revista TPM. Escreve sobre corpo, diversidade, literatura e periferia. É autora dos livros “Gasolina & Fósforo” e “Traficando Conhecimento”. Atua também como roteirista, podcaster, curadora de literatura, diversidade e conteúdo. Viciada em café, tem medo de estátuas e acredita que as narrativas em disputa podem transformar o mundo. Nas horas “vagas”, é psicanalista.
Oficina on-line: “Fundamentos do romance”, com Julián Fuks
Data: 5 / 12 / 19 e 26 de fevereiro de 2025, das 19h30 às 21h30
Sobre a oficina: O romance é um gênero literário em constante transformação, sujeito a crises sucessivas que parecem sempre prestes a acabar com ele. Em quatro encontros, veremos as muitas metamorfoses que vão sofrendo ao longo do tempo os elementos fundamentais que o compõem: voz narrativa, personagens, enredo, tempo, espaço, linguagem. E pensaremos, na teoria e na prática, as diversas estratégias que têm garantido ao gênero sua continuidade e sua permanência.
Sobre Julián Fuks: escritor e crítico literário. É autor dos romances “A resistência” e “A ocupação”, entre outros, tendo recebido os prêmios Jabuti, Saramago, Oceanos e Anna Seghers. Escreveu também o ensaio “Romance: História de uma ideia”, publicado pela Companhia das Letras. É colunista do portal UOL, e já teve seus livros traduzidos para onze idiomas.
Oficina: “Roteiro de longa-metragem: primeiros passos”, com Paula Gicovate
Data: 5 / 12 / 19 e 26 de fevereiro de 2025, das 19h30 às 21h30
Sobre a oficina: Nos quatro encontros serão apresentados elementos básicos da criação de um longa-metragem, acompanhados de exercícios voltados para a estruturação do roteiro.
Sobre Paula Gicovate: formada em Letras | Formação de Escritor pela PUC Rio, é escritora e roteirista. Recentemente desenvolveu o roteiro de uma série da Thalita Rebouças, escreveu séries como “Homens são de Marte” (GNT), programas como “Onda Boa com Ivete Sangalo” (MAX) e “Esquenta” (Globo), além de desenvolvimentos de argumentos originais e adaptações literárias para o cinema. Recentemente foi selecionada para o LAB Varilux 2023 para desenvolver o argumento da adaptação de seu último romance “Notas Sobre a Impermanência, que foi semifinalista do Prêmio Oceanos 2022
Oficina: “Escrevendo Horrores”, com André Vianco
Data: 6 / 13 / 20 e 27 de fevereiro de 2025, das 19h30 às 21h30
Sobre a oficina: Ao longo das quatro aulas, serão apresentados os fundamentos da literatura de dark fantasy, com exercícios para a elaboração de contos e romances dessa categoria literária.
Sobre André Vianco: Escritor, roteirista e dramaturgo, um dos mais renomados autores de terror e dark fantasy. Criador de uma elogiada obra que já ultrapassou a marca de 1 milhão de exemplares vendidos. Estreou em 2000, consagrando-se best-seller ao ser publicado por sua primeira editora. Foi roteirista contratado da Rede Globo, professor da Roteiraria, dirigiu curtas-metragens, e fundou a Vivendo de Inventar, onde orienta e ensina novos escritores em suas carreiras.
Oficina: “Poética das vozes”, com Luna Vitrolira
Data: 6 / 13 / 20 e 27 de fevereiro de 2025, das 19h30 às 21h30
Sobre a oficina: A oficina é um convite à reflexão sobre poesia, a partir de noções de ritmo, imagem e memória, propondo o exercício da escrita e estimulando o uso da voz e do corpo no processo criativo. Além disso, a oficina objetiva direcionar para os caminhos da publicação, considerando os passos necessários para elaboração do livro: organização dos poemas, criação de conceito e narrativa, diagramação, orelha, capa e estratégias de divulgação para lançamento com criação de conteúdo para redes sociais.
Sobre Luna Vitrolira: Luna Vitrolira é poeta, performer, cantora, pesquisadora, educadora e Mestra em Teoria da Literatura. Autora dos livros “Memória tem Águas Espessas”, lançado em 2024 e “Aquenda – O amor às vezes é isso”, finalista do prêmio Jabuti 2019, com o qual estreou na literatura, na música e no cinema, com livro, disco e filme, homônimos. É também idealizadora do projeto “Mulheres de Repente”. Foi jurada de dois grandes prêmios Oceanos e Jabuti, na categoria poesia. Integra a exposição Falares no Museu da Língua Portuguesa – SP.
Inauguração do Instituto Caminhos da Palavra: 22/01/2025, quarta-feira, bate-papo “Um Brasil literário” com Henrique Rodrigues, José Castilho e Otávio Júnior, às 19h30 transmitido pelo site: www.caminhosdapalavra.com.br
Informações sobre as oficinas: Site: www.caminhosdapalavra.com.br WhatsApp: (21) 98816-7955 E-mail: contato@caminhosdapalavra.com.br Instagram: @icaminhosdapalavra
|
Deixe um comentário