INDICADA AO OSCAR®, FERNANDA TORRES É DESTAQUE NESTA SEMANA NO SESC DIGITAL
Atriz protagoniza as comédias brasileiras “A Marvada Carne”, de André Klotzel, e “Saneamento Básico: O Filme”, de Jorge Furtado, que estreiam na plataforma
Vencedor do Oscar® de Melhor Filme Estrangeiro, o drama “O Segredo de Seus Olhos”, de Juan José Campanella, traz Ricardo Darín como perito criminal
Indicado ao Urso de Ouro no Festival de Berlim, produção francesa “A Linha”, da diretora e roteirista Ursula Meier, tem John Malkovich no elenco
Cineasta brasileiro Felipe Hirsch adapta fábula “Severina”, baseada no romance homônimo do guatemalteco Rodrigo Rey Rosa
Assista gratuitamente em sesc.digital ou baixe o app Sesc Digital
|
A partir de hoje, quinta-feira, 06/02, o Sesc Digital recebe em sua programação dois títulos brasileirosSANEAMENTO BÁSICO: O FILME e A MARVADA CARNE, protagonizados pela atriz Fernanda Torres, indicada ao Oscar® 2025 pelo filme “Ainda Estou Aqui”. O serviço de streaming gratuito do Sesc São Paulo pode ser acessado em todo o país, pelo site sesc.digital ou por meio do aplicativo Sesc Digital, disponível para download nas lojas Google Play e App Store.
A comédia SANEAMENTO BÁSICO: O FILME tem assinatura do premiado cineasta brasileiro Jorge Furtado de “O Homem que Copiava” e “Ilha das Flores”. Na pequena Linha Cristal, a comunidade se mobiliza para construir uma fossa no arroio e acabar com o mau cheiro. Marina, a líder do movimento, descobre que a Prefeitura este ano só tem verba para produzir um vídeo de ficção. Então ela e seu marido Joaquim resolvem filmar a história de um monstro que surge no meio das obras de saneamento. Marina escreve um roteiro, Joaquim faz uma fantasia. Silene aceita ser atriz, Fabrício tem uma câmara. Aos poucos, as filmagens vão envolvendo todos os moradores do local.
O filme A MARVADA CARNE, de André Klotzel, traz Nho Quim, que vive lá nos cafundós em companhia do cachorro e da cabra de estimação. Aquela vidinha besta no meio do mato não dá pé e ele resolve cair no mundo e procurar a solução para duas questões que o incomodam: arranjar uma boa moça para o casório e comer a tal carne de boi, um desejo que fica ruminando sem parar dentro dele. Nas suas andanças, Nhô Quim vai dar na casa de Nhô Totô, cuja filha está em conflito com Santo Antônio, que não anda colaborando para ela arranjar um bom marido. E logo Nhô Quim descobre que o pai da moça, tem um boi reservado para a ocasião do casamento da filha. Será este o momento para Nhô Quim realizar seus dois maiores desejos?
Vencedor do Oscar® de Melhor Filme Estrangeiro, o drama O SEGREDO DOS SEUS OLHOS, de Juan José Campanella, traz Ricardo Darín como um consultor jurídico aposentado que escreve um romance na esperança de encontrar um encerramento para um de seus casos de homicídio não resolvidos do passado e para seu amor não correspondido, os quais ainda o assombram décadas depois.
A produção franco-suíça A LINHA, da cineasta Ursula Meier, foi indicada ao Urso de Ouro no Festival de Berlim. Depois de uma briga violenta com a mãe, Margaret é sentenciada a uma medida restritiva e precisa manter pelo menos 100 metros de distância da casa da família. A filha caçula é encarregada pela mãe de pintar uma linha representando este limite em volta da casa, o que apenas intensifica o desejo de Margaret de ficar perto da família. Ao se aproximar da linha todos os dias, sua teimosia reflete os conflitos desta família disfuncional.
Por fim, SEVERINA, de Felipe Hirsch, é uma adaptação do romance homônimo do escritor guatemalteco Rodrigo Rey Rosa. A vida de um livreiro, melancólico e aspirante a escritor, é abalada pelas aparições e desaparições de sua nova musa que rouba na sua livraria. Logo, ele descobre que ela rouba nas livrarias de outros livreiros também. Então, ele começa a viver um delírio amoroso, na fronteira entre a ficção e a realidade. No entanto, quanto mais se aproxima dela, mais indescritível ela se torna: Por que ela rouba e quais são seus valores? Quem é o homem mais velho com quem ela mora? O que é verdadeiro ou apócrifo nessa história? E, além disso, ele enfim conseguirá ocupar um lugar na vida dela, ao mesmo tempo em que se afasta de sua própria vida?
Confira a programação completa das estreias de cinema no Sesc Digital.
SESC DIGITAL | PROGRAMAÇÃO DA SEMANA
ESTREIAS 06/02
O SEGREDO DOS SEUS OLHOS
Dir.: Juan José Campanella | Argentina, Espanha | 2009 | 129 min | Ficção | 16 anos
Um assessor jurídico aposentado escreve um romance com a esperança de fechar um de seus antigos casos de homicídio, que permanece sem solução, e superar o amor não correspondido que sentia por seu chefe. Décadas depois, ambas as memórias continuam a persegui-lo. Disponível até 06/04/25.
Imagens:
A MARVADA CARNE
Dir.: André Klotzel | Brasil | 1985 | 77 min | Ficção | 10 anos
Nho Quim vive lá nos cafundós em companhia do cachorro e da cabra de estimação. Aquela vidinha besta no meio do mato não dá pé e ele resolve cair no mundo e procurar a solução para duas questões que o incomodam: arranjar uma boa moça para o casório e comer a tal carne de boi, um desejo que fica ruminando sem parar dentro dele. Nas suas andanças, Nhô Quim vai dar na casa de Nhô Totô, cuja filha está em conflito com Santo Antônio, que não anda colaborando para ela arranjar um bom marido. E logo Nhô Quim descobre que o pai da moça, tem um boi reservado para a ocasião do casamento da filha. Será este o momento para Nhô Quim realizar seus dois maiores desejos?Disponível até 06/04/25.
SANEAMENTO BÁSICO: O FILME
Dir.: Jorge Furtado | Brasil | 2007 | 112 min | Ficção | 14 anos
Na pequena Linha Cristal, a comunidade se mobiliza para construir uma fossa no arroio e acabar com o mau cheiro. Marina, a líder do movimento, descobre que a Prefeitura este ano só tem verba para produzir um vídeo de ficção. Então ela e seu marido Joaquim resolvem filmar a história de um monstro que surge no meio das obras de saneamento. Marina escreve um roteiro, Joaquim faz uma fantasia. Silene aceita ser atriz, Fabrício tem uma câmara. Aos poucos, as filmagens vão envolvendo todos os moradores do local. Disponível até 06/04/25.
Imagens: Saneamento básico, o filme
A LINHA
Dir.: Ursula Meier | Suíça, França | 2022 | 101 min | Ficção | 14 anos
Depois de uma briga violenta com a mãe, Margaret é sentenciada a uma medida restritiva e precisa manter pelo menos 100 metros de distância da casa da família. A filha caçula é encarregada pela mãe de pintar uma linha representando este limite em volta da casa, o que apenas intensifica o desejo de Margaret de ficar perto da família. Ao se aproximar da linha todos os dias, sua teimosia reflete os conflitos desta família disfuncional. Disponível até 06/04/25.
Imagens: A Linha
SEVERINA
Dir.: Felipe Hirsch | Brasil, Uruguai | 2018 | 104 min | Ficção | 12 anos
A vida de um livreiro, melancólico e aspirante a escritor, é abalada pelas aparições e desaparições de sua nova musa que rouba na sua livraria. Logo, ele descobre que ela rouba nas livrarias de outros livreiros também. Então, ele começa a viver um delírio amoroso, na fronteira entre a ficção e a realidade. No entanto, quanto mais se aproxima dela, mais indescritível ela se torna: Por que ela rouba e quais são seus valores? Quem é o homem mais velho com quem ela mora? O que é verdadeiro ou apócrifo nessa história? E, além disso, ele enfim conseguirá ocupar um lugar na vida dela, ao mesmo tempo em que se afasta de sua própria vida? Disponível até 06/04/25.
Imagens: Severina
SERVIÇO:
Acesse gratuitamente sesc.digital
Ou baixe o aplicativo, disponível para download nas lojas Google Play e App Store
Informações para imprensa
imprensa.cinesesc@sescsp.org.br
APLICATIVO SESC DIGITAL
Filmes de ficção, documentários, produções originais, shows, mostras e festivais dão vida à nova plataforma de streaming do Sesc São Paulo. Disponível para Apple e Android, o app Sesc Digital é uma ferramenta intuitiva com acesso gratuito a vídeos em até 4K. Compatível com Chromecast e AirPlay, permite ao usuário assistir às obras audiovisuais sem cadastro e gerenciar perfis para toda a família.
SESC DIGITAL
A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado. No ar desde 2020, a plataforma Sesc Digital apresenta gratuitamente ao público conteúdos de diversas linguagens artísticas, como teatro, música, literatura, dança, artes visuais, entre outras. Com curadoria do CineSesc, a programação de cinema oferece ao público, filmes premiados, clássicos e contemporâneos, ficções e documentários, produções brasileiras e de várias partes do mundo. Saiba mais em Sesc Digital.
CINESESC
O CineSesc iniciou seu funcionamento em 21 de setembro de 1979, no número 2075 da rua Augusta, em São Paulo, e se dedica à missão de fomentar a difusão do cinema de qualidade, exibindo obras que muitas vezes ficam fora do circuito comercial nas salas de cinema e plataformas online. Sua programação inclui grandes e pequenas produções do mundo todo. Além de realizar e integrar a curadoria de mostras e festivais, o CineSesc também recebe importantes eventos do calendário cinematográfico paulistano, como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival Mix Brasil e o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, entre outros. O cuidado com a programação tem reconhecimento do público e da crítica, que o elegeu, por diversas vezes, a melhor sala especial de cinema de São Paulo.
SESC SÃO PAULO
Com 77 anos de atuação, o Sesc – Serviço Social do Comércio conta com uma rede de mais 40 unidades operacionais no estado de São Paulo e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões da educação c,e da cultura, com ações nas áreas físico-esportivas, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania, são voltadas para todas as faixas etárias, com o objetivo de contribuir para experiências mais duradouras e significativas. São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas. Mais informações, sescsp.org.br.
Deixe um comentário