Conexão InConexão InConexão In
Font ResizerAa
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Reading: II Seminário Nacional Novo Fungetur busca avançar na oferta de crédito ao setor
Compartilhar
Font ResizerAa
Conexão InConexão In
Buscar
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Links da Semana

II Seminário Nacional Novo Fungetur busca avançar na oferta de crédito ao setor

Rita Moraes
Rita Moraes
Publicado 1 de abril de 2024
Compartilhar
Compartilhar

 

Promover a integração entre agentes financeiros de todo o país e subsidiar a adoção das melhores práticas de mercado na oferta de crédito a empreendedores turísticos privados. Estes são alguns dos objetivos do II Seminário Nacional Novo Fungetur (Fundo Geral de Turismo), que acontecerá na próxima quarta-feira (20.03), em Brasília (DF), organizado pelo Ministério do Turismo e a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE).

O evento, que reunirá representantes de instituições credenciadas a conceder financiamentos do Fundo, do governo federal, do Sebrae e do trade turístico, vai abordar temas como o panorama do Fungetur e as perspectivas de investimentos na área. Operada com verbas do MTur, a linha de crédito proporciona condições diferenciadas de pagamento para a obtenção de capital de giro, a realização de obras e a aquisição de equipamentos.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, explica que o seminário busca aperfeiçoar o suporte ao fortalecimento do setor. “No momento que o Brasil registra grandes avanços no turismo, como o aumento da chegada de visitantes estrangeiros e alta no faturamento, é fundamental trabalharmos para ampliar o acesso ao Fungetur. Isto vai se traduzir na adequada preparação do trade turístico à crescente demanda por serviços de qualidade de norte a sul do país”, aponta.

A pauta também envolverá assuntos como o papel do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE), mantido pelo Sebrae, no desenvolvimento do turismo; a importância de inscrições no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) – requisito para acesso ao Fungetur – e do Mapa do Turismo Brasileiro, que orienta políticas públicas do MTur, além do apoio à preparação da COP 30 de 2025, em Belém (PA).

O secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo do MTur, Carlos Henrique Sobral, ressalta que a troca de experiências no evento favorecerá o aperfeiçoamento do Fungetur. “A ideia é fazer com que esse seminário aproxime o Fungetur ainda mais dos seus agentes financeiros e, além disso, das políticas públicas que podemos desenvolver junto àquilo que hoje é trabalhado da melhor maneira possível pelos agentes financeiros”, argumenta.

A ABDE, parceira do MTur no impulsionamento do Fungetur, é responsável por estratégias e ações para fortalecer o Sistema Nacional de Fomento (SNF). O SNF engloba Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs) de todo o Brasil, como bancos públicos federais, bancos de desenvolvimento de estados, bancos cooperativos, bancos públicos comerciais estaduais e agências de fomento, além da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do Sebrae.

FUNGETUR – Voltado preferencialmente a micro, pequenas e médias empresas e operado por 24 agentes financeiros credenciados, o Novo Fungetur permite acessar até R$ 15 milhões por linha de financiamento, tendo juros de até 8,86% ao ano e até 5 anos de carência. A relação de beneficiários inclui meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, restaurantes, cafeterias, bares e similares, bem como todos os empresários registrados no Cadastur.

Para acessar o Fundo, basta procurar uma das instituições financeiras habilitadas, às quais cabe analisar os pedidos e liberar os recursos. Desde que assumiu o cargo, o ministro Celso Sabino tem percorrido o país e estimulado a utilização do Fungetur pelo trade turístico. A iniciativa integra o “MTur Itinerante”, que promove a descentralização dos trabalhos do órgão e proporciona a exposição de ações e programas do Ministério em estados e municípios.

Você Pode Gostar

Executivos da companhia participam de painéis interativos para debater investimentos em infraestrutura e o fortalecimento de parcerias estratégicas no mercado corporativo
Prêmio ICL de Jornalismo 2026 anuncia comissão julgadora e recebe inscrições até 30 de outubro
BYD alcança 8 mil colaboradores diretos em Camaçari e reforça produção para acompanhar crescimento das vendas no país
Presidente sanciona Lei que garante continuidade do Move Brasil para motoristas e entregadores
Rock in Rio anuncia ganhadores do Prêmio Rock in Rio Atitude Sustentável 3.0
Últimas notícias da Semana
Links da Semana

Executivos da companhia participam de painéis interativos para debater investimentos em infraestrutura e o fortalecimento de parcerias estratégicas no mercado corporativo

Rita Moraes
Rita Moraes
16 de setembro de 2026
Ideias de looks para o Natal e Réveillon
Artigo: Dia da Consciência Negra para todos, por Luana Génot
Combo de Lançamento: LG abre pré-venda dos novos monitores gamer UltraGear OLED
Quando o desejo é brincar de Amigo Secreto, nada melhor do que apenas curtir e se divertir, deixando toda a administração da brincadeira para um site que faz tudo e o melhor, de graça!
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você Pode Gostar

Links da Semana

Bracell ganha Prêmio IEL Bahia 2026 na categoria ‘Estágio – Empresa Inovadora’

14 de setembro de 2026
Links da Semana

Estado da Bahia certifica 500 trabalhadores em cursos de qualificação profissional

14 de setembro de 2026
Links da Semana

SESI Bahia lança o Programa Usinas Criativas, de qualificação técnica em economia criativa

11 de setembro de 2026
Links da Semana

Pelo quarto ano, MFG Agropecuária é eleita o maior confinamento do Brasil

4 de setembro de 2026

Sobre Nós

O Conexãoin é um portal de notícias criado pela jornalista Rita Moraes, que conecta o público às principais informações da Bahia, do Brasil e do mundo. Lançado em 2017, destaca-se pela cobertura objetiva, equipe experiente e forte presença digital. Fique conectado com a notícia.
Acesso Rápido
  • Cultura e entretenimento
  • Destaques
  • Esportes
  • Mundo
  • Política
  • Turismo
Executivos da companhia participam de painéis interativos para debater investimentos em infraestrutura e o fortalecimento de parcerias estratégicas no mercado corporativo
“É do banco”: como golpistas estão usando ligações e mensagens para fazer você entregar seu dinheiro
Experimente o inesperado: O Boticário apresenta campanha inédita com fitas olfativas que revelam prêmios
Prêmio ICL de Jornalismo 2026 anuncia comissão julgadora e recebe inscrições até 30 de outubro

Contatos

  • Salvador-Bahia
  • (71) 99980-2901
  • moraes.rita1@gmail.com
© Copyright 2026| Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites