HUGV-Ufam celebra a Semana da Enfermagem 2025
Iniciativa destaca a atuação dos enfermeiros e técnicos em prol da saúde planetária e dos pacientes do SUS
Manaus (AM) – O Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV-Ufam), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promove entre 12 e 20 de maio a Semana da Enfermagem 2025. A iniciativa integra as comemorações alusivas aos 60 anos do HUGV-Ufam e está alinhada com a Semana Brasileira de Enfermagem da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e conta com a temática “Saúde planetária: desafios e a atuação crítica da Enfermagem”. A semana também visa homenagear enfermeiros, técnicos, auxiliares, docentes e estudantes de Enfermagem que atuam no HUGV no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo Kharla Lilibeth Belsuzarri D’Amazonas, chefe da Divisão de Enfermagem, para contribuir com a saúde planetária, é preciso adotar práticas que visem a sustentabilidade e o bem-estar de todos. Ela completa: “É fundamental que a enfermagem se faça presente na formulação de políticas públicas que impactem diretamente a preservação do planeta e seus elementos constituintes. Entendemos a saúde planetária como um esforço para tratar a sustentabilidade e a vida humana sob a ótica de ações integrativas, transdisciplinares e globais. Diante desse desafio, a enfermagem deve estar ancorada em uma educação transformadora, capaz de formar agentes críticos e socialmente ativos na busca pela integração do planeta e da vida humana. Devemos refletir sobre o nosso papel como agentes de transformação, a repensar nossas práticas e a nos engajarmos em ações que promovam a saúde planetária em todas as suas dimensões. Que esta semana seja um momento de aprendizado, troca de experiências e renovação do nosso compromisso com a saúde e o bem-estar de todos os seres que habitam este planeta”, finalizou.
A programação visa promover reflexões importantes sobre o cenário de mudanças climáticas, crises ambientais, impactos na saúde física, mental e coletiva, assim como a sobrecarga sobre os profissionais da saúde, de acordo com o tema proposto.
A abertura do evento será realizada no dia 12/05 às 9h, no auditório do 4º Andar do Hospital Universitário Getúlio Vargas e contará com a participação do reitor da UFAM, superintendente do HUGV, diretor da Escola de Enfermagem de Manaus, chefe da Divisão de Enfermagem do HUGV, presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas e presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Amazonas.
Os demais dias do evento serão realizados no HUGV e na da Escola de Enfermagem de Manaus (EEM), com a oferta de palestras, oficinas, minicursos, mostra de extensão, mostra de trabalhos científicos, premiação para as produções científicas de destaque e homenagens aos profissionais da enfermagem do HUGV.
Dentre as palestras da semana, estão “Saúde Planetária: Desafios e a Atuação Crítica da Enfermagem”, “Judicialização da Assistência à Saúde no Brasil e Impacto da Enfermagem” e os “Os Benefícios do uso da Inteligência Artificial na Área da Saúde”. Para ficar por dentro de toda a programação acesse o Link.
Uma celebração de dedicação e cuidado A Semana da Enfermagem é comemorada anualmente em maio e marca duas datas significativas para a profissão. Em 12 de maio, celebra-se o Dia Internacional do Enfermeiro, em homenagem ao nascimento de Florence Nightingale (1820-1910), pioneira da enfermagem moderna, que revolucionou os cuidados de saúde com suas práticas durante a Guerra da Crimeia. Já em 20 de maio é o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, instituído em 2004. A data também homenageia Ana Néri (1814-1880), enfermeira brasileira que se voluntariou para cuidar dos soldados na Guerra do Paraguai.
Sobre a Ebserh O HUGV-Ufam faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação. |