Hugo Rodrigues, vencedor de 20 leões de Cannes, analisa o futuro da publicidade e inovação no mercado na 34ª Convenção Nacional da Central de Outdoor
Publicitário destaca o crescimento do Out of Home, o papel da inteligência artificial e a importância dos dados para estratégias eficazes
Hugo Rodrigues, Executive Chairman da WMcCann, discute “Inovação em Você: Criando Oportunidades em um ambiente de Mudanças Aceleradas” durante a 34ª Convenção Nacional da Central de Outdoor– Créditos: Alê Oliveira
A Central de Outdoor, maior associação de mídia exterior do Brasil, promove nesta semana, no Rio de Janeiro, a 34ª Convenção Nacional da Central de Outdoor, um dos eventos mais relevantes do setor. No segundo dia da programação, Hugo Rodrigues, Executive Chairman da WMcCann, uma das maiores agências de publicidade do Brasil, e vencedor de 20 leões de Cannes, subiu ao palco para uma palestra inspiradora, sobre o tema: “Inovação em Você: Criando Oportunidades em um ambiente de Mudanças Aceleradas”, onde compartilhou insights sobre a importância dos dados e da adaptação em um mercado em constante mudança.
O profissional destacou a ascensão do mercado Out of Home (OOH) no Brasil, que hoje ocupa a terceira posição entre os meios de comunicação mais relevantes. Segundo ele, esse segmento tem potencial para superar outros meios tradicionais, como TV e streaming, devido à sua capacidade de impactar o público sem interromper a experiência do consumidor.

Outro ponto de destaque foi o impacto da inteligência artificial na publicidade. O avanço da IA trouxe tanto desafios quanto oportunidades, exemplificado por erros de previsão sobre o metaverso feitos por grandes líderes do mercado, como Mark Zuckerberg. A velocidade da inovação exige que os profissionais estejam preparados para mudanças constantes, e a adaptação ao novo cenário é essencial para o sucesso no setor.
O publicitário também compartilhou dados sobre o mercado prateado, formado por consumidores com mais de 50 anos, que representam um público crescente e com grande poder de consumo. “O consumo dessa faixa etária tem crescido três vezes mais rápido do que o das gerações mais jovens, e ainda assim vemos poucas campanhas direcionadas a esse público. São pessoas que possuem poder aquisitivo e que querem consumir, mas não encontram produtos e serviços adaptados às suas necessidades. Quem souber atender essa demanda pode ter um grande diferencial competitivo”, afirmou. “É uma oportunidade enorme para marcas que se atentarem às necessidades e aos desejos desse grupo.”, completa.
Encerrando sua palestra, Hugo Rodrigues incentivou os profissionais a pensarem grande e a se prepararem para um mercado cada vez mais competitivo. Segundo ele, os desafios devem ser encarados como oportunidades para inovação, e a resiliência será um diferencial para aqueles que desejam se destacar. “Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho. Vamos aprender com os gigantes e usar isso a nosso favor”, afirmou.
34ª Convenção Nacional Central de Outdoor
Com o mote “Conectando o futuro da mídia OOH”, o evento reúne mais de 300 participantes, exibidores de todos os estados brasileiros e representantes de 10 países vindos da América do Norte, América Latina, Europa e Ásia: Argentina, Canadá, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Jordânia, México, Portugal e Reino Unido. Com um público recorde, o encontro reforça a importância da mídia exterior e o compromisso do setor com inovação, tecnologia e sustentabilidade.
A mídia out of home mantém sua posição de destaque entre os meios que mais captam investimentos publicitários no Brasil. De acordo com o relatório mais recente do Cenp-Meios, divulgado em fevereiro de 2025, o OOH representou 11,5% do total investido em publicidade entre janeiro e setembro de 2024. No período, as agências de publicidade que integram o painel movimentaram R$ 17,8 bilhões em compra de mídia, um crescimento de 18,93% em relação ao mesmo intervalo de 2023, quando o montante foi de R$ 14,9 bilhões.
O aumento da participação do OOH, que em 2023 representava 10,8% do bolo publicitário, reflete a consolidação do meio. A evolução de ferramentas tecnológicas, a diversificação de formatos interativos e a forte conexão do público com as campanhas out of home têm impulsionado esse crescimento nos últimos anos.
Direcionada a empresários, diretores, gerentes e executivos de exibidoras e agências de planejamento de todo o país, associados ou não, a 34ª Convenção Nacional Central de Outdoor traz, nesta edição, o mote “Conectando o futuro da mídia OOH”. O encontro convida os participantes a aprimorarem a gestão de seus negócios e a refletirem sobre temas estratégicos, como o futuro do mercado, empresas com propósito, impacto na comunidade e cases de sucesso.
A 34ª Convenção Nacional da Central de Outdoor tem patrocínio master da The Led e AdsmovilOOH. Além disso, conta com apoio das empresas 4yousee, Bebot, Inviron, Sigpel e WDC Networks.
Sobre a Central de Outdoor
A Central de Outdoor é a maior associação de mídia OOH do país e uma das cinco maiores do mundo, que reúne empresas do ecossistema do OOH, entre exibidores de mídia, agências de planejamento e fornecedores do meio. É cofundadora do CENP (Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário), do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), da Associação Latino Americana de Out of Home (ALOOH), e membro da World Out of Home Organization (WOOHO).
Deixe um comentário