Charlotte Rampling, empresta seu talento a Hannah, prêmio no Festival de Veneza
O filme Hannah estreou dia 12 de julho no Brasil e está em cartaz nas cidades de Salvador, Curitiba, Niterói, Fortaleza, Rio de Janeiro e Porto Alegre, e é uma excelente pedida para o fim de semana. Dirigido por Andrea Pallaoro trás no seu elenco a talentosa e aclamada atriz Charlotte Rampling, premiada no Festival de Veneza pelo papel, e o ator André Wilms.
É uma produção Franca-Belga-Italiana, de 2016. O enredo se passa uma mulher de terceira idade que divide-se entre as aulas de teatro, a natação e o trabalho como empregada doméstica. Quando o marido vai preso, ela não tem alternativa a não ser a solidão e tenta refazer laços perdidos com descendentes, mas há um segredo na família que dificulta seu relacionamento com terceiros.
O espectador é como um espião, que observa a rotina da personagem-título uma mulher na terceira idade que vive com o marido e um cachorro, extravasa em aulas de teatro, trabalha como empregada doméstica e ocasionalmente nada na piscina do clube.
Hannah circula basicamente de metrô e sempre se prende a algum companheiro de vagão (ou é ela a observada), colocando dentro do filme a relação de olhar/ser olhado e ter acesso apenas à parte da vida de uma pessoa. É uma mulher enigmática, que não fala de seus problemas e no seu silêncio, vai desnudando seu dia a dia, em sua longa descida ao inferno, da solidão, velhice e sofrimento.
Logo na primeira cena, nota-se o tom dramático da película, com closes quase todo o tempo no rosto de Rampling, como se cortinas fossem abertas para uma tounée de força, embora a potência do drama não se restringa à performance de Charlotte.
Hannah deu o Prêmio de Melhor Atriz para Charlotte Rampling no Festival de Veneza. “A veterana atriz inglesa Charlotte Rampling, de 72 anos, uma femme fatale que amadureceu e se transformou em uma artista inigualável, dá uma lição de primeira classe na arte de atuar”. (Washington Post).
Em Salvador, Hannah está em exibição no Cine Paseo, diariamente às 14h30.
Deixe um comentário