Guia inédito ajuda professores a abordarem geomorfologia em sala de aula
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Vista panorâmica da Chapada Diamantina, esculpidas em rochas sedimentares sobre o Cráton de São Francisco – Fonte: Violeta de Souza Martins
Professores dos ensinos fundamental e médio de todo o país agora têm à disposição um guia inédito sobre geomorfologia – a ciência que estuda as formas de relevo. A publicação “A Visão Panorâmica da Geomorfologia do Brasil”, elaborada pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), por meio do programa SGBeduca, apresenta informações sobre o tema e sugestões que ajudam os docentes em sala de aula. O material, orientado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), está disponível gratuitamente aqui.
O geógrafo e geomorfólogo Marcelo Dantas falou da expertise do SGB, junto com o IBGE, na elaboração de conteúdos e conhecimentos da área. Ele destacou que “no caso do SGB, é a geomorfologia aplicada ao planejamento territorial. É nisso que temos trabalhado nos últimos anos. Nesse sentido, o conteúdo procura destacar os grandes compartimentos do território nacional, como montanhas, planaltos, planícies, superfícies rebaixadas, tabuleiros, destacando sempre as potencialidades e limitações intrínsecas de cada um nesse conjunto de relevo”.
A geomorfologia é a ciência que estuda as formas de relevo, investigando como foram criadas, quais são suas características mais marcantes e onde ocorrem. Esse material é uma forma de ajudar nas salas de aulas e de trazer encantamento para essa ciência que influencia a distribuição das populações mundiais, as formas de vida e onde elas aparecem, além de manipular o clima, o solo e as fragilidades do terreno diante dos riscos geológicos.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – homologada em 2017 – é referência obrigatória em todas as escolas do Brasil, e o conteúdo da geografia física está presente direta ou indiretamente nas matérias lecionadas. Esse Caderno do Professor foi elaborado para docentes do 8º e 9º ano, porém pode ser utilizado para outras turmas do Fundamental, bem como para o 1º e 2º ano do Ensino Médio.
Dantas também informou que, em alguns problemas ambientais advindos do uso e ocupação desordenada do território, o SGB procura dar essa informação específica de geomorfologia, mas tentando relacionar com a ocupação humana e com o uso do território, que é uma característica que os professores de geografia gostam muito de desenvolver.
Dessa forma, “essa é uma boa oportunidade para o professor de geografia trabalhar, de forma integrada, com conteúdos da geografia física, da qual a geomorfologia faz parte, além de conteúdos da geografia humana. Essa publicação procura atender todos os requisitos. Nós temos essa ambição: que esse material seja muito utilizado pelos professores em sala de aula”, ressaltou Dantas.
Já a pesquisadora em geociências do SGB Andrea Sander disse que a geomorfologia é uma ciência fundamental, pois influencia a distribuição das populações, as formas de vida e onde elas aparecem, além disso, determina o clima, o solo e as fragilidades do terreno, diante dos riscos geológicos. Por esse motivo, a geomorfologia fornece informações importantes para planejar e utilizar, da forma mais sustentável possível, os recursos que o planeta oferece.
“O guia ainda faz uma conexão com a Base Nacional Comum Curricular, referência obrigatória nas escolas brasileiras, trazendo os conteúdos de geomorfologia – distribuídos por anos letivos, unidades temáticas, habilidades e com exemplos de recursos para as aulas – e os conteúdos da geografia física. E também está ricamente ilustrado com fotografias das principais feições geomorfológicas do Brasil, indo dos cânions do Rio Grande do Sul à superfície tabular do Monte Roraima, em Roraima”, destacou Andrea.
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