Grupo L’Oréal no Brasil é finalista do prêmio ‘Sim à Igualdade Racial’ e reforça seu compromisso com a diversidade
A empresa número 1 de beleza no mundo avança na promoção da equidade racial com lançamento inédito para combate ao racismo no mercado de luxo
Pelo terceiro ano consecutivo, o Grupo L’Oréal no Brasil celebra o Prêmio Sim à Igualdade Racial, iniciativa do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), que reconhece empresas, organizações e indivíduos que promovem ações concretas em prol da equidade racial. Em 2025, além de apoiar o evento, o Grupo tem a honra de figurar entre os finalistas na categoria Empregabilidade, ao lado de outras grandes empresas comprometidas com a transformação do mercado. A premiação reforça o compromisso do Grupo L’Oréal de criar a beleza que move o mundo, refletindo e respeitando a pluralidade brasileira. Uma beleza para todas as pessoas.
Há mais de 20 anos, o Grupo L’Oréal dedica-se a esta agenda e, em particular nos últimos cinco anos no Brasil, implementou uma profunda transformação na companhia. Para operar no país, a L’Oréal entende que é fundamental compreender e respeitar a história e a cultura brasileiras. O Grupo reconhece que a miscigenação, embora tenha trazido uma riqueza de pluralidade para o Brasil, também criou barreiras profundas, como as desigualdades, a exclusão e a discriminação de grupos minorizados. Nesse contexto, a L’Oréal assume o compromisso de promover políticas e iniciativas afro centradas que visem quebrar os obstáculos impostos a esses grupos.
“Ser finalista do Prêmio Sim à Igualdade Racial do ID_BR é uma grande honra e um reconhecimento da nossa jornada rumo a uma sociedade mais representativa e igualitária. No Grupo L’Oréal, acreditamos que a beleza se manifesta em toda a pluralidade brasileira, refletindo a riqueza da nossa cultura. Este reconhecimento nos inspira a continuar quebrando barreiras de inclusão e nos inspirando na brasilidade para criar a beleza que move o mundo, que move o Brasil.” afirma Marcelo Zimet, “afirma Marcelo Zimet, CEO do Grupo L’Oréal no Brasil.
Como parte de sua participação estratégica, o Grupo L’Oréal no Brasil apresenta ao público do Prêmio o lançamento do Código de Defesa e Inclusão do Consumidor Negro. Uma iniciativa inédita da L’Oréal Luxo, uma divisão de negócio do Grupo, no contexto do programa Afroluxo, o código visa romper barreiras históricas enfrentadas pela população negra no mercado de beleza de luxo. A obra traz um conjunto de 10 propostas de normas, sem validade jurídica, que visam combater o racismo em suas manifestações mais veladas, convocando o mercado de luxo a promover mudanças efetivas e concretas através da reflexão e do questionamento das práticas do setor.
Eduardo Paiva, Diretor de Diversidade, Equidade e Inclusão do Grupo L’Oréal no Brasil, destaca a importância do lançamento da iniciativa: “O lançamento do Código de Defesa e Inclusão do Consumidor Negro do Programa Afroluxo é um passo emblemático no combate ao racismo nas relações de consumo. Sabemos das barreiras enfrentadas pelos consumidores negros nas lojas, especialmente no luxo. Ele traz ações práticas que saem do discurso para uma atuação concreta. Este código é um convite para que outras empresas embarquem nessa jornada de transformação, assumindo o papel de protagonistas da mudança. Apresentá-lo a um grupo tão potente com o público do Prêmio Sim à Igualdade Racial do ID_BR me dá muito orgulho, como homem negro. Que todos saiam com uma reflexão: o combate ao racismo deve ser uma luta que se luta juntos, negros e não negros e o caminho para essa mudança deve ser trilhado com ações concretas”.
Eduardo também destaca a importância da parceria com o Instituto Identidades do Brasil: “Nosso trabalho é impulsionado por alianças com agentes de mudança da sociedade como o ID_BR. O Prêmio Sim à Igualdade Racial é mais que uma celebração, é um marco do nosso compromisso como companhia com a transformação do Brasil.”
O Prêmio Sim à Igualdade Racial 2025 será transmitido após o Fantástico na TV Globo e no Youtube, em 25 de maio, reunindo nomes como Xamã, Milton Cunha, Rita Batista, Samela Sateré Mawé e Vitória Bueno no júri. Além da categoria Empregabilidade, o evento contempla ainda os pilares de Cultura e Educação, reconhecendo iniciativas que mobilizam o país pela justiça racial.
Sobre o Grupo L’Oréal
O Grupo L’Oréal se dedica à beleza há 115 anos. Com seu portfólio internacional único de 38 marcas diversas e complementares, o Grupo gerou vendas no valor de 43.48 bilhões de euros em 2024 e conta com mais de 90 mil colaboradores em todo o mundo. Como líder mundial em beleza, a empresa está presente em todas as redes de distribuição: mercados, lojas de departamento, farmácias e drogarias, cabeleireiros, varejo de viagens, varejo de marca e e-commerce. Pesquisa & Inovação, e uma equipe de pesquisa dedicada de 4.000 pessoas, estão no centro da estratégia da L’Oréal, trabalhando para atender as aspirações de beleza em todo o mundo. Reforçando seu compromisso de sustentabilidade, a L’Oréal anunciou o programa L’Oréal Para o Futuro e estabeleceu metas ambiciosas de desenvolvimento sustentável em todo o Grupo para 2030, visando capacitar seu ecossistema para uma sociedade mais inclusiva e sustentável.
No Brasil, o quarto maior mercado de beleza do mundo, a companhia completou 65 anos em 2024 e é uma das líderes entre as empresas de beleza, com um portfólio de 21 marcas no país, como L’Oréal Paris, Maybelline, Garnier, Niely, Colorama, Kérastase, L’Oréal Professionnel, RedKen, La Roche Posay, Vichy, SkinCeuticals, CeraVe, Lancôme, Giorgio Armani, Yves Saint Laurent, Ralph Lauren, Cacharel, Prada, Azzaro, Valentino e Mugler.