Grupo L’Oréal no Brasil aumenta em 155% o retorno sobre investimento em campanhas digitais personalizadas usando inteligência analítica
Com personalização, look-a-like e dados de propensão à compra, a gigante da beleza reduziu 60% no CAC (custo de aquisição de clientes) e aumentou o ticket médio em 21% na primeira compra em campanhas digitais de recrutamento.
O Grupo L’Oréal no Brasil, uma das maiores empresas de cosméticos do país, aumentou em 155% o retorno sobre o investimento com a ajuda das soluções da Serasa Experian. Por meio de uma parceria estratégica, a gigante do setor de beleza implementou segmentações customizadas e campanhas do tipo “look-a-like” para o programa de fidelidade DermaClub utilizando informações e inteligência analítica para criar audiências altamente qualificadas.
A empresa, que no Brasil é líder do mercado dermocosmético, tinha o desafio de acelerar o número de cadastros qualificados do programa de fidelidade DermaClub, identificando e impactando pessoas com maior propensão a engajar e a consumir produtos das marcas La Roche-Posay, Vichy, SkinCeuticals e Cerave. Para o melhor entendimento e segmentação dos consumidores do programa, a empresa contou com o apoio do Serasa Experian, datatech especialista em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades.Combinando a base de clientes do Dermaclub com a inteligência analítica e as ferramentas de clusterização, a Serasa Experian, por meio de suas soluções de Marketing Services, criou personas de clientes, enriquecidos com modelos de propensão, o que permitiu que a L’Oréal Beleza Dermatológica no Brasil segmentasse o público-alvo de maneira precisa.
Como resultado, a campanha digital de recrutamento do tipo “look-a-like” obteve um aumento de 155% no retorno sobre o investimento (ROAS) e uma redução de 60% no custo de aquisição de clientes (CAC). Além disso, o ticket médio dos novos clientes foi 21% maior nas primeiras compras, reforçando a qualidade da audiência atraída.
“A parceria com a Serasa Experian nos permitiu alcançar um novo patamar de performance em nossas campanhas digitais de recrutamento de novos consumidores, garantindo uma prospecção mais assertiva e um retorno muito superior ao esperado. A personalização através do uso de dados é, sem dúvida, uma ferramenta poderosa para recrutamento e fidelização, pois além de permitir aumentar a satisfação do cliente, fortalece – ainda mais – a conexão com as nossas marcas. Quando os consumidores sentem que uma empresa entende suas necessidades e desejos, eles são mais propensos a engajar, converter e permanecerem fiéis, de forma a aumentar o Life Time Value”, explica – Illan Israel, Chief Digital Office da L’Oréal Beleza Dermatológica no Brasil.
Isabela Torres, Diretora de Marketing Services da Serasa Experian, destacou: “O grande diferencial do nosso trabalho com o Grupo L’Oréal no Brasil foi a capacidade de aplicar inteligência analítica em cada etapa da campanha. Nossa combinação de big data com variáveis como propensão a compras e hábitos de consumo permitiu uma abordagem segmentada e mais eficiente. O resultado foi uma audiência altamente qualificada que gerou resultados expressivos – quando comparado com as campanhas que tinham a audiência segmentada sem essa expertise”.
Campanha premiada
A campanha foi reconhecida na 30ª edição do Prêmio da Associação de Marketing de Dados (ABEMD) com o case “Segmentação customizada e campanhas look-a-like na Meta para programas de fidelidade do Grupo L’Oréal no Brasil”, em 2024. A conquista foi um reconhecimento do impacto positivo que a utilização de informação precisa e segmentada pode ter nas estratégias de marketing, evidenciando a importância de uma abordagem personalizada para alcançar e engajar o público-alvo.
“É com enorme satisfação que celebramos esse reconhecimento do Prêmio da Associação Brasileira de Marketing de Dados (ABEMD), em sua 30ª edição, em nossa primeira participação com o Programa Dermaclub. Essa conquista reforça a efetividade de nossa estratégia, impulsionando-nos a aprimorar, cada vez mais, o uso inteligente de dados e tecnologia para alcançar, engajar e fidelizar os consumidores da L’Oréal Beleza Dermatológica no Brasil”, comenta Illan Israel.
Sobre a área de Marketing Services da Serasa Experian
Desde 2015, a Serasa Experian conta com a área de Marketing Services, que é dedicada a realizar estudos de mercado e segmentação de perfis para ajudar as marcas a tomarem as melhores decisões para suas campanhas. A Serasa Experian alia inteligência ao maior e mais preciso ecossistema de big data da América Latina, por isso, é capacitada para realizar análises atualizadas em tempo real e oferecer a clientes a capacidade de acessar informações sobre mercados, negócios e segmentos. Os dados são captados e analisados em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018 – LGPD. Saiba mais clicando aqui.
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Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.
Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.
Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.
Sobre o Grupo L’Oréal
O Grupo L’Oréal se dedica à beleza há 115 anos. Com seu portfólio internacional único de 37 marcas diversas e complementares, o Grupo gerou vendas no valor de 41.18 bilhões de euros em 2023 e conta com mais de 90 mil colaboradores em todo o mundo. Como líder mundial em beleza, a empresa está presente em todas as redes de distribuição: mercados, lojas de departamento, farmácias e drogarias, cabeleireiros, varejo de viagens, varejo de marca e e-commerce. Pesquisa & Inovação, e uma equipe de pesquisa dedicada de 4.000 pessoas, estão no centro da estratégia da L’Oréal, trabalhando para atender as aspirações de beleza em todo o mundo. Reforçando seu compromisso de sustentabilidade, a L’Oréal anunciou o programa L’Oréal Para o Futuro e estabeleceu metas ambiciosas de desenvolvimento sustentável em todo o Grupo para 2030, visando capacitar seu ecossistema para uma sociedade mais inclusiva e sustentável.
No Brasil, quarto maior mercado de beleza do mundo, a companhia completa 65 anos em 2024 e é uma das líderes entre as empresas de beleza, com um portfólio de 20 marcas no país, como L’Oréal Paris.
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