Governo institui Plano Estadual para a Economia do Hidrogênio Verde
O decreto também cria a Comissão Especial que acompanhará as ações necessárias à implementação da política estadual. Ela será composta por representantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE); do Meio Ambiente (Sema); e da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); além do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
Como é obtido o hidrogênio?
O hidrogênio é o elemento químico mais abundante na natureza, mas é também um dos mais reativos. Isso significa que é difícil encontrá-lo sozinho, e o mais comum é que ele componha outras substâncias, como uma série de gases e a água, a forma mais encontrada.
Segundo Claudio Ruggieri, professor da Poli-USP, isso obriga a realização de processos químicos para obter o hidrogênio e usá-lo.
Ele afirma que, em geral, são três os principais tipos de hidrogênio usados hoje, variando pela fonte de geração de energia envolvida no processo.
“O primeiro é o hidrogênio marrom, gerado usando carvão. Há o hidrogênio cinza, gerado usando gás natural ou metano, e por último há o verde, obtido via fontes renováveis, como uma plana eólica ou solar”, afirma.
No caso do hidrogênio verde, as moléculas de água são separadas, a partir de um processo chamado eletrólise. Nela, uma corrente elétrica passa pela água e separa os átomos de hidrogênio e oxigênio, resultando na formação dos dois gases.
#Conexaoin
#conectadocomanoticia