Governo Federal promove almoço em homenagem ao presidente da Itália
|
Governo Federal promove almoço em homenagem ao presidente da Itália
Encontro que contou com a presença da ministra Margareth Menezes reuniu autoridades no Palácio Itamaraty; antes foram assinados acordos e memorandos
O presidente da Itália, Sergio Mattarella, foi homenageado durante um almoço realizado no início da tarde desta segunda-feira (15), no Palácio do Itamaraty. É a primeira viagem de um chefe de Estado italiano ao Brasil em 24 anos. A ministra da Cultura (MinC), Margareth Menezes, foi uma das autoridades presentes.
Antes do encontro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Mattarella tiveram reunião bilateral no Palácio do Planalto. Foram abordados temas como o suporte à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e a reforma das instituições de governança global, temas prioritários da presidência brasileira à frente do G20.
“A fome no mundo é um problema eminentemente político. Há comida suficiente para alimentar toda a população”, declarou Lula.
O presidente brasileiro ressaltou ainda as limitações do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para lidar com guerras como as que ocorrem em Gaza e na Ucrânia. Mattarella concordou com a necessidade de reforma na ONU para torná-la mais eficiente.
“Estamos unidos não só por nossas comunidades e relações econômicas, mas por valores básicos como promoção da paz, combate à fome, multilateralismo, democracia, direitos humanos e rejeição de toda forma de violência”, afirmou o líder italiano.
Também foram tratados o apoio ao acordo entre União Europeia e Mercosul e exaltada a história de tradição e cumplicidade cultural e econômica entre Brasil e Itália.
Durante a reunião houve ainda a assinatura de acordos, como o de reconhecimento recíproco de carteiras de habilitação entre os países, e firmados memorandos de entendimento entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Universidade de Turim, e a Universidade de Turim e a Universidade de São Paulo.
Na permanência de cinco dias no país, o presidente italiano visitará ainda as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador e o Rio Grande do Sul.
O relacionamento com a Itália é considerado parceria estratégica desde 2007. Hoje há mais de 35 milhões de descendentes de italianos no Brasil e mais de 100 mil brasileiros na Itália. A visita realiza-se no contexto das comemorações do 150º aniversário da imigração italiana no Brasil.
A Itália é uma das principais origens de investimento direto da União Europeia no Brasil. Atuam no país mais de mil empresas italianas, que geram cerca de 150 mil empregos.
Também estiveram presentes os ministros das Relações Exteriores, embaixador Mauro Vieira; da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; além da primeira-dama, Janja da Silva, e a filha do presidente da Itália, Laura Mattarella.