Governador de Minas Gerais e Vice-Embaixador do Reino Unido assinam acordo em Belo Horizonte

Governador de Minas Gerais e Vice-Embaixador do Reino Unido assinam acordo em Belo Horizonte

Crédito da foto: Dirceu Aurélio / Imprensa MG. Na imagem: Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília Carvalho de Melo, Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, Vice-Embaixador do Reino Unido, Tony Kay e Diretora de Relações Governamentais e Comércio do Consulado Britânico de Belo Horizonte, Laura Queiroz.

O Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e o Vice-Embaixador do Reino Unido no Brasil, Tony Kay, formalizaram, na terça-feira, 25, um novo Memorando de Entendimento que cobre temas de clima e natureza. A cerimônia ocorreu no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em Belo Horizonte, e marcou um avanço significativo na cooperação entre o estado e o Reino Unido para acelerar a transição para uma economia de baixo carbono e fortalecer o desenvolvimento sustentável.
O novo acordo amplia as áreas de atuação já contempladas em versões anteriores e passa a abranger temas como descarbonização, transição energética, agricultura sustentável, finanças verdes e mineração responsável. Além disso, estabelece mecanismos de coordenação mais claros, com pontos de contato e reuniões regulares para alinhar políticas e projetos bilaterais. O Memorando também fortalece o engajamento internacional dos signatários, possibilitando maior participação em eventos globais, como a COP30, e impulsionando a captação de investimentos voltados para ações climáticas.
Durante o evento, os representantes dos governos mineiro e britânico também celebraram o avanço do Projeto Selo Verde, que tem como objetivo fornecer ao Estado de Minas Gerais ferramentas inovadoras para avaliar a conformidade socioambiental de propriedades rurais privadas, com foco na redução do desmatamento ilegal. Iniciado em 2023, o projeto viabiliza a implementação do sistema CAR 2.0, um registro ambiental que auxilia no monitoramento e controle de irregularidades ambientais, garantindo mais transparência e eficiência na validação de registros rurais.
O Selo Verde, desenvolvido em parceria com o Centro de Inteligência Territorial (CIT) e o Centro de Sensoriamento Remoto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), faz parte do UK PACT, um programa financiado pelo governo britânico para fomentar projetos de sustentabilidade que, somente em Minas Gerais, já investiu mais de 7 milhões de reais em projetos da agenda climática.
A cerimônia de assinatura do Memorando contou com a presença da Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília Carvalho de Melo, do professor e cientista ambiental Raoni Rajão, além de representantes do governo britânico e especialistas em sustentabilidade.

Em seu discurso, o Vice-Embaixador do Reino Unido destacou a importância do acordo para a relação com Minas Gerais:
“No bicentenário das relações entre o Reino Unido e o Brasil, e no décimo aniversário do Consulado Britânico em Belo Horizonte, reafirmamos nosso compromisso conjunto com a ação climática e a inovação sustentável. Este Memorando representa nossa determinação em unir esforços e compartilhar conhecimentos para transformar desafios ambientais em oportunidades de desenvolvimento. O Selo Verde, por sua vez, é um exemplo do potencial de iniciativas sustentáveis para impulsionar mudanças positivas.”
A assinatura deste Memorando de Entendimento reforça o compromisso de Minas Gerais e do Reino Unido com a agenda climática global e com a construção de um futuro mais sustentável e próspero para as próximas gerações.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *