Gilvan Ribeiro lança livro sobre A Revolta dos Malês em Salvador
Na segunda-feira (06/11), o jornalista Gilvan Ribeiro realiza uma sessão de autógrafos no lançamento do livro Malês: A revolta dos escravizados na Bahia e seu legado, publicado pela Editora Planeta. O evento acontecerá na Casa do Olodum no Pelourinho com início às 18h30 e será gratuito e aberto ao público. Na obra,o autor best-seller resgata uma das principais revoltas brasileiras e o legado que ela deixou para a luta da população negra no Brasil.
SAIBA MAIS SOBRE O LIVRO:
Conhecido por décadas de trabalho como jornalista e por best-sellers em parceria com Walter Casagrande, Gilvan Ribeiro lança em novembro a obra Malês: A revolta dos escravizados na Bahia e seu legado, publicada pela Editora Planeta. No livro, ele resgata uma das principais revoltas brasileiras e o legado que ela deixou para a luta da população negra no Brasil. Com orelha de Muniz Sodré, sociólogo e professor emérito da UFRJ, e prefácio de Juarez Xavier, professor da UNESP e ativista antirracista, o livro propõe ampliar o foco sobre esse episódio tão importante, porém pouco discutido.
Em uma época em que a população brasileira era majoritariamente analfabeta, os participantes da Revolta dos Malês se distinguiam por serem escravizados muçulmanos letrados em árabe. Eles lutaram para tomar o poder e instituir uma nova ordem social na Bahia. Para tornar a narrativa dinâmica e empolgante, Gilvan faz uso de elementos do jornalismo literário, reconstituindo cenas, diálogos e emoções dos personagens principais a partir do depoimento dos presos na devassa (nome oficial do processo policial e judicial) que ocorreu logo após o levante.
Dividido em 18 capítulos, o livro dedica uma parte à Luiza Mahin, mãe do célebre poeta, jornalista e advogado abolicionista Luiz Gama — uma personagem enigmática que se tornou figura de destaque na história do povo negro no Brasil. No capítulo final, Gilvan faz uma ponte com a atualidade e traz pensadores negros, como Jurema Werneck, Luana Tolentino, Átila Roque, Gabriel Sampaio, Raimundo Bujão e Zulu Araújo, para discutir questões urgentes que permeiam a sociedade, desde a violência contra os afrodescendentes até a discriminação no ambiente escolar.
A obra não se limita às palavras e conta com um caderno de imagens que mostra retratos de escravizados, reproduções de amuletos árabes escritos pelos revoltosos e fotos de casas-grandes que hoje são utilizadas como museus. Valendo-se do embasamento histórico e de profundas análises da sociedade contemporânea, Gilvan evidencia que a Revolta dos Malês não foi um acontecimento isolado, mas sim um dos mais impactantes eventos de uma marcha histórica que continua em curso.
EVENTOS DE LANÇAMENTO
Salvador
Dia 06 de novembro às 18h30 na Casa do Olodum
Endereço: R. Gregório de Matos, 22 – Pelourinho, 40026-240
Apoio do Fórum de Entidades Negras da Bahia
São Paulo
Dia 13 de novembro às 19h na Livraria da Vila
Endereço: R. Fradique Coutinho, 915 – Vila Madalena, São Paulo – SP, 05416-011.
Bate-papo do autor com Juarez Xavier
FICHA TÉCNICA
Título: Malês: A revolta dos escravizados na Bahia e seu legado
Autor: Gilvan Ribeiro
ISBN: 978-85-422-2382-8
336 páginas
R$ 86.90
Editora Planeta
SOBRE O AUTOR
Gilvan Ribeiro é autor do best-seller Casagrande e seus demônios (2013), além de Sócrates e Casagrande, uma história de amor (2016) e Travessia (2020), todos publicados em parceria com Walter Casagrande Júnior. Jornalista desde 1988, trabalhou em veículos como Folha de S.Paulo, Folha da Tarde, Diário Popular, Diário de S. Paulo e Agora São Paulo como repórter, editor e colunista. Também atuou como repórter de TV na ESPN Brasil. Nasceu na cidade de Bauru-SP, em 1964.
SOBRE A EDITORA
Fundado há 70 anos em Barcelona, o Grupo Planeta é um dos maiores conglomerados editoriais do mundo, além de uma das maiores corporações de comunicação e educação do cenário global. A Editora Planeta, criada em 2003, é o braço brasileiro do Grupo Planeta. Com mais de 1.500 livros publicados, a Planeta Brasil conta com nove selos editoriais, que abrangem o melhor dos gêneros de ficção e não ficção: Planeta, Crítica, Tusquets, Paidós, Planeta Minotauro, Planeta Estratégia, Outro Planeta, Academia e Essência.
Deixe um comentário