GEF Capital Partners investe R$ 80 milhões na Automalógica
O fundo global de Private Equity GEF Capital Partners, que tem como foco o investimento em companhias que promovem soluções sustentáveis, fechou acordo de investimento de 60 a 80 milhões, entre primário e secundário, por uma participação minoritária relevante na Automalógica, empresa focada no desenvolvimento de serviços e soluções para supervisão, controle e proteção de sistemas elétricos.
O aporte será destinado a reforçar investimentos em P&D, com o desenvolvimento de novos produtos e soluções em eficiência e segurança operacional, e dar início a um novo plano de expansão, que contempla novos mercados e setores, além de oportunidades de aquisições que possam complementar o escopo de atuação. “O GEF Capital enxergou em nosso leque de serviços e soluções algo diferenciado que alcançamos a partir de softwares para aumentar a geração de energia limpa e sustentável”, afirma o CEO da Automalógica, Marcelo Ferreira.
Os recursos permitirão, ainda, que a empresa acelere seu crescimento, que tem como objetivo encerrar o ano de 2022 com uma capacidade energética de 35GW. A obtenção dessa potência representará cerca de 20% de toda energia gerada no país, que hoje gira em torno de 170 GW, e cerca de 25% de toda produção renovável do Brasil. E mais, a empresa prevê um aumento da capacidade de entrega e ampliação para outros mercados internacionais, já iniciado com um parque eólico monitorado no Chile.
Este é o primeiro aporte inorgânico em 16 anos de atuação no mercado e representa um novo momento para a companhia. “Iniciamos um novo ciclo na nossa história recebendo um aporte deste nível e de um fundo global, que tem como principal diferencial o investimento em companhias sustentáveis. O know how do GEF Capital vai contribuir para o nosso crescimento e para que possamos impactar ainda mais o setor elétrico e o movimento de transição energética”, pontua o Ferreira.
Atualmente, a companhia atua em quatro frentes de negócio: Soluções para operações de sistemas elétricos; sistemas de controle e proteção para subestações; digitalização de plantas fotovoltaicas; soluções digitais. “Realizamos a captação dos dados e os transformamos em informação, para auxiliar nossos clientes nas tomadas de decisão, tudo isso por meio de aplicativos e dashboards atualizadas em tempo real”, complementa o executivo.
Para o próximo ano, a Automalógica prevê o lançamento de novos produtos focados no monitoramento e controle de geração distribuída entre 1 MW e 5 MW de potência, além de investir na evolução tecnológica das unidades de negócios já existentes.
Sobre a Automalógica
A Automalógica foi fundada em 2006 e tem sua sede em Jundiaí, interior de São Paulo. A companhia desenvolve e entrega tecnologias para que empresas de energia tenham uma operação mais eficiente e segura. A empresa conta hoje com mais de 150 colaboradores e tem em sua carteira de clientes a CPFL Renováveis, Enel Green Power, Casa dos Ventos, Omega, Voltalia, Contour Global, Statkraft e Elera.
Deixe um comentário