Geely retorna ao Brasil e apresenta SUV elétrico em parceria com a Renault
Após Renault e Geely anunciarem em fevereiro uma parceria estratégica para o mercado brasileiro, as duas empresas revelaram nesta quarta-feira (9) o primeiro veículo a ser comercializado pela marca chinesa no país. Trata-se do SUV médio 100% elétrico EX5, com lançamento marcado para julho.
Inicialmente o veículo estará disponível em 23 concessionárias da Geely, localizadas em 18 cidades. Os planos são de expandir a rede de pontos de venda e pós-venda para 105 revendedores a médio prazo – toda a operação local ficará a cargo da Renault, responsável, inclusive, pela futura produção local de veículos no complexo industrial da marca francesa em São José dos Pinhais (PR).
Quanto às dimensões, o EX5 mede 4,62 m de comprimento, 1,9 m de largura, 1,67 m de altura e 2,75 m de distância entre-eixos. Ao menos inicialmente, o veículo virá importado da China.
Já podemos adiantar que o EX5 virá, a exemplo de outros modelos eletrificados de marcas chinesas, com várias assistências de condução semiautônoma, comandos de voz, interior luxuoso e equipamentos como ar-condicionado automático de duas zonas.
A maior parte dos comandos está concentrada na central multimídia com tela de 15,4 polegadas.
O Acordo entre Geely e Renault
Esta é a segunda vez em que a gigante chinesa Geely comercializa veículos no Brasil – a empresa teve uma rápida passagem pelo país entre 2014 e 2016, representada pelo Grupo Gandini, o mesmo responsável pelas operações da Kia em nosso mercado.
Na ocasião, a Geely comercializou por aqui o sedã compacto EC7 e o hatch GC2 – ambos tiveram cerca de 1,2 mil exemplares emplacados ao longo de dois anos.
Dessa vez caberá à Renault tocar as operações da Geely – ainda não há informação de quais produtos terão produção no Complexo Industrial Ayrton Senna, com capacidade para produzir aproximadamente 380 mil veículos por ano. Atualmente, a unidade produz os modelo da Renault Kwid, Kardian, Duster, Oroch e Master.