Fundação Banco do Brasil e Ancat anunciam programa nacional de apoio aos catadores de materiais recicláveis
Projeto Conexão Cidadã será apresentado durante a ExpoCatadores 2024, em São Paulo
Catadoras e catadores de materiais recicláveis de seis capitais brasileiras serão atendidos a partir de 2025 por meio do programa Conexão Cidadã, uma iniciativa liderada pela Fundação BB em parceria com a ANCAT. O anúncio oficial acontecerá durante a 11ª edição da ExpoCatadores, de 18 a 20 de dezembro de 2024, no Distrito Anhembi, em São Paulo.
O projeto conta com investimento de mais de R$ 6 milhões e reflete compromisso da organização em promover inclusão social e cidadã para trabalhadores que desempenham um papel fundamental na gestão de resíduos sólidos urbanos. A proposta é ampliar o acesso a direitos básicos, oferecer suporte social e fortalecer, a dignidade e cidadania de catadores e catadoras em situação de vulnerabilidade.
“O Conexão Cidadã reflete nossa missão de transformar realidades por meio do desenvolvimento social e sustentável. Este é mais um passo da Fundação Banco do Brasil para garantir que os catadores de materiais recicláveis tenham acesso a serviços públicos essenciais e possam melhorar suas condições de vida e trabalho,” destaca o presidente da Fundação BB, Kleytton Morais.
Para Roberto Rocha, presidente da ANCAT, o projeto representa um avanço significativo no acesso a direitos, assistência e oportunidades aos catadores e catadoras autônomos em diversas regiões do país. “Além de proporcionar dignidade e inclusão, essa iniciativa ajuda a combater os estigmas que ainda envolvem a coleta de materiais recicláveis, valorizando a contribuição essencial desses profissionais para a preservação ambiental e reconhecendo a relevância de seu trabalho para toda a sociedade”, explica.
A iniciativa prevê a implantação de seis unidades móveis de atendimento, que atuarão diretamente em Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Aracaju e Belém. Com elas, será possível cadastrar e atender 6.000 catadoras e catadores, distribuindo equipamentos de proteção individual (EPIs) e oferecendo oficinas de formação. O programa também fomentará ações como mutirões de atendimento, eventos de valorização e oficinas para construção de projetos de vida, além de encaminhamentos para regularização documental e jurídica.
Durante a ExpoCatadores 2024, trailers móveis do programa estarão expostos para que o público possa conhecer o funcionamento dos escritórios itinerantes que percorrerão os municípios atendidos. A parceria com a ANCAT, responsável pela execução do projeto, garante o alcance e impacto da iniciativa.
Serviço:
Evento: ExpoCatadores 2024
Data: 18 a 20 de dezembro de 2024
Local: Distrito Anhembi, São Paulo, SP
Organização: ANCAT
Site: www.expocatadores.com.br
Deixe um comentário