ConexãoIn


Vejo um futuro brilhante para a comunidade de arbitragem no Brasil, diz presidente da Corte Internacional de Arbitragem da ICC

A ICC Brasil e a Corte Internacional de Arbitragem da ICC realizaram, nesta quinta (7), a 12ª edição do Brazilian Arbitration Day, principal evento da instituição que debate os desafios e perspectivas da arbitragem no Brasil. O encontro contou com a participação de Claudia Salomon, presidente da Corte Internacional de Arbitragem da ICC e primeira mulher a se tornar presidente da instituição arbitral em seus 100 anos de história, além de uma extensa programação que foi apresentada para mais de 480 participantes.

 

A executiva veio ao Brasil pela primeira vez e reforçou a importância da comunidade de arbitragem no país e seu papel nos últimos anos. “A ICC tem sido fundamental para o desenvolvimento das questões relacionadas a arbitragem no Brasil, bem como o fortalecimento desta comunidade. Destaco, em particular, a presença nos primeiros momentos da aprovação da Lei de Arbitragem brasileira. Percorremos um longo caminho e o crescimento da arbitragem da ICC no Brasil é absolutamente atribuível a equipe envolvida. Não vejo nada além de um futuro brilhante em termos de crescimento da arbitragem da ICC, a continuidade, o fortalecimento e a confiança da comunidade aqui”, comenta.

 

O evento, realizado no hotel Unique, em São Paulo, reuniu especialistas, profissionais e acadêmicos de empresas nacionais e estrangeiras de diversos segmentos, bem como os principais escritórios de advocacia do país. O principal objetivo deste evento é promover a arbitragem e ADR no Brasil e na região, discutir oportunidades e desafios do cenário arbitral latino-americano, além de oferecer informações atualizadas e as melhores práticas de mercado. Ao longo das últimas 11 edições, o ICC Brazilian Arbitration Day cresceu 500% em número de participantes.

 

“Para a ICC Brasil, o encontro é uma oportunidade de conectar essa comunidade para debates aprofundadas sobre as tendências atuais no campo da arbitragem e os desafios que são enfrentados pelas empresas do setor, além de oferecer insights valiosos e diferentes perspectivas neste campo”, diz Gabriella Dorlhiac, diretora executiva da ICC Brasil.

 

O evento contou com uma extensa programação, por meio de palestras ministradas por renomados especialistas em arbitragem. Os participantes tiveram a oportunidade de explorar temas, como: “Arbitragem e ADR em Evolução”, “Disputa M&A em Evolução”, “Eficiência e Celeridade: Produção probatória em Evolução” e “O Dever de Lealdade na Arbitragem”.

 

Participaram da programação: Gabriel Costa, Conselho Geral Contencioso Global, Shell Brasil Petróleo Ltda e Presidente da Comissão de Arbitragem e Mediação da ICC Brasil (RJ); Ana Serra e Moura, Secretária Adjunta da Corte Internacional de Arbitragem; Eduardo Damião Gonçalves, Partner do Mattos Filho e Vice Presidente da Corte Internacional de Arbitragem; Fernanda Barjud, Diretora Jurídica da Ambev S.A. (SP); Flávio Bianchi, Consultor Federal em Regulação Econômica na Procuradoria Geral Federal, PGF/AGU (BSB); Paula Linhares Karam, Advogada Senior Contencioso e Arbitragem da Petrobras (RJ); Raphael Lang, Conselheiro da Corte Intenacional de Arbitragem (SP); Marie-Isabelle Delleur, Conselheira da Clifford Chance (SP); Stephan Adell, Sócio da Adell & Merizalde, Santo Domingo; Carmen Martinez, Sócia da Three Crowns (Madrid); Sheila Neder Cerezetti, Sócia da Neder Cerezetti Advocacia (SP); Juliana Pela, Sócia da Advocacia Krueger Pela (SP); Cristiano de Sousa Zanetti, Sócio Fundador da Cristiano Zanetti Advogados (SP); Cecilia Azar, Sócia da Galicia Abogados (Mexico City); Eduardo Flores, Professor do Departamento de Contabilidade e Atuária, FEA/USP (SP); Nilo Sérgio Gaião Santos, Procurador Federal e Coordenador da Equipe Nacional de Arbitragem, Produradoria-Geral Federal, AGU, (Chapeco); Sofia Martins, Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Arbitragem (Lisboa); Adriana Braguetta, Arbitrator, Sócia da Adriana Braghetta Advogados, Professora na FGV (SP); e João Bosco Lee, Sócio da JBLee Advogados (Curitiba).

 

Sobre a ICC Brasil

Criada em 2014, a ICC Brasil – ligada a rede global da ICC – é uma instituição do setor privado, com mais de 200 membros associados e 1,2 mil executivos das principais empresas no país, que fomenta o protagonismo das empresas brasileiras nos mercados globais, promovendo o engajamento público-privado por meio de iniciativas e estudos que priorizam os desafios reais enfrentados pelas empresas no Brasil e no mundo. Além disso, é a única instituição do setor privado com assento de observador na Assembleia Geral da ONU, posição privilegiada para contribuir com as melhores práticas nos ambientes corporativos no Brasil e ao redor do mundo. A rede global da ICC representa mais de 45 milhões de empresas em 170 países.

POR: Rita Moraes
Publicado em 11/03/2024