ConexãoIn

Think Eva e SafeSpace lançam ferramenta gratuita para ajudar empresas no combate ao assédio no trabalho

Créditos da imagem: Freepik

A Think Eva, consultoria com foco em equidade de gênero, em conjunto com a SafeSpace, empresa de tecnologia focada em compliance para empresas, com o apoio do Instituto Avon e da Coalizão Empresarial pelo fim da violência contra mulheres e meninas, acaba de lançar uma ferramenta gratuita para que as empresas compreendam o que precisa ser feito para identificar e resolver situações de assédio internamente contra funcionários no ambiente corporativo. A Matriz Trabalho Sem Assédio é um teste online que permite que as empresas tenham um panorama de qual estágio estão em consciência e atitudes de combate ao assédio, podendo identificar necessidades de ajuste às legislações e pontos fortes.

A iniciativa surge com a união das empresas em prol de um único propósito: combater a cultura de assédio no mercado brasileiro. Segundo a pesquisa “O Ciclo do Assédio Sexual no Ambiente de Trabalho”, primeira pesquisa nacional focada no tema, realizada pela Think Eva em parceria com o LinkedIn, quase metade das mulheres entrevistadas já sofreram pelo menos um episódio de violência no trabalho. E as denúncias dobraram em 2023: apenas de janeiro a julho, dados do Ministério Público do Trabalho apontam que foram registradas 7.627 denúncias de assédio moral, frente a menos de 7800 durante todo o ano de 2022.

De acordo com Nana Lima, cofundadora da Think Eva e da ONG Think Olga, o assédio dentro das empresas não é apenas uma questão de compliance, mas também de desenvolvimento de negócio. “As empresas refletem as sociedades em que estão inseridas e muito comportamos não são mais tolerados. O assédio no ambiente de trabalho não é um problema individual e, por isso, devemos pensar em ações que integrem toda a empresa, principalmente a liderança”, aponta a executiva.

Para Rafaela Frankenthal, CEO da SafeSpace, “problemas de assédio têm consequências negativas graves, porque as empresas não têm o mínimo de estrutura e capacidade de fazer a gestão internamente com segurança e eficácia. Casos de assédio vão acontecer em todos os ambientes de trabalho eventualmente, mas o que vai definir o impacto do problema é o nível de preparo da organização”, ressalta.

Daniela Grelin, Diretora Executiva do Instituto Avon, destaca: “a criação desta ferramenta representa um passo significativo na construção de locais de trabalho mais seguros, justos e acolhedores, onde todos os colaboradores terão espaço para crescer e prosperar sem a preocupação, medo ou impacto de situações de assédio. É um investimento que irá garantir o bem-estar e a integridade de todos dentro das empresas“.

Na ferramenta, as empresas encontrarão perguntas relacionadas às políticas contra assédio nas instituições, passando por questionamentos sobre a disponibilidade de canais de denúncias e ações afirmativas até os níveis de treinamento das lideranças e de times de compliance e RH. Ao final do preenchimento, as empresas receberão um diagnóstico com base em uma matriz exclusiva para mostrar quais estão no perfil de iniciantes, aqueles que não cumprem os requisitos mínimos da legislação, até os que já estão no patamar de inovadores, para empresas que assumem os compromissos do combate ao assédio de maneira constante e profunda.

 

Após entender em que patamar estão, as empresas poderão se conectar à Think Eva e à SafeSpace para buscar soluções e caminhos que colaborem com o avanço do combate ao assédio em suas equipes e culturas.

Sobre a Think Eva

Think Eva é uma consultoria para equidade de gênero que atua dentro das empresas para promover um mundo mais justo e igualitário para as mulheres. Com metodologias próprias e comprovadas, já colaborou com as áreas de RH, compliance, sustentabilidade, marketing e responsabilidade social de empresas como Magalu, Natura, Engie, Heineken e outras. Dentre os projetos mais destacados estão o enfrentamento ao assédio junto ao Magalu e a campanha Trabalho Sem Assédio, com o LinkedIn, que foi premiada com o Selo de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo, em 2021. Referência em inteligência feminina e inclusão com planejamento estratégico, já teve o trabalho reconhecido no Effie Awards de 2018, Cannes Lions em 2021, e os prêmios Caboré e WEPs em 2021. O conhecimento produzido e compartilhado pela Think Eva é construído em colaboração com a ONG Think Olga, organização irmã, embaixadora do Pacto Global da ONU, que trabalha pelo enfrentamento das desigualdades de gênero junto à sociedade civil.

Sobre a SafeSpace

A SafeSpace é uma empresa de tecnologia que atua com as áreas de Compliance e Recursos Humanos para construir ambientes de trabalho mais éticos, seguros e inclusivos. A empresa oferece uma plataforma que inclui um canal de escuta e treinamentos de ética e inclusão, para trazer visibilidade de risco, eficiência e progresso para o programa de integridade das empresas. A plataforma já é usando por mais de 200 empresas em 7 países diferentes e tem clientes de setores e portes variados como CNA, WeWork, Loggi e Adcos.

Sobre a Coalizão Empresarial Pelo Fim da Violência Contra Mulheres
Formalizada em agosto de 2019, a Coalizão Empresarial Pelo Fim da Violência contra Mulheres é uma iniciativa liderada pelo Instituto Avon, Fundação Dom Cabral e ONU Mulheres com o objetivo de engajar líderes do setor privado e garantir o compromisso voluntário com o fim da violência contra as mulheres. São mais de 130 empresas signatárias que atuam alinhadas aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, da ONU Mulheres e do Pacto Global, e em contribuição à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, especialmente o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres. Dentre as ações da Coalizão, estão previstas adesão aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, engajamento pessoal da liderança empresarial para a realização de ações, atividades de formação e capacitação para o enfrentamento de diversas formas de violência contra as mulheres, desenvolvimento e implementação de políticas e procedimentos internos contra assédio sexual nas empresas, ambiente de trabalho seguro para funcionárias e colaboradoras vítimas de violência, promoção de campanhas de comunicação e conscientização para o enfrentamento da violência contra as mulheres e compartilhamento de resultados.

 

Sobre o Instituto Avon

O Instituto Avon é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que, este ano, completa 20 anos de atuação na defesa de direitos fundamentais das mulheres, promovendo iniciativas em atenção ao câncer de mama e enfrentamento às violências contra as meninas e mulheres. Por meio de ações próprias e parcerias com instituições da sociedade civil, setor privado e poder público, o Instituto Avon se concentra na produção de conhecimento e no desenvolvimento de projetos que mobilizem todos os setores da sociedade para o avanço das causas. Desde a sua fundação em 2003, o braço social da Avon no Brasil já investiu R$ 193 milhões em mais de 400 projetos, beneficiando mais de 5,3 milhões de pessoas e engajando mais de 130 empresas em suas iniciativas.

POR: Rita Moraes
Publicado em 02/01/2024