ConexãoIn

Terminal portuário em Paranaguá embarca 40 mil toneladas de milho para o Vietnã

Embarque é no navio Aquila Ocean, que está no berço 213 do Porto de Paranaguá e pode ser o último navio com o grão da temporada, até chegar a safrinha de milho em julho

 

O terminal portuário da Interalli Grãos, em Paranaguá, no Litoral do Paraná, está embarcando 40,2 mil toneladas de milho para o Vietnã, esta semana. A exportação do grão será feita através do navio Aquila Ocean, que atracou no berço 213 do Porto de Paranaguá no sábado (20). Dos 54 navios que exportaram milho via Porto de Paranaguá, no ano passado, 77% tiveram a atuação logística da Interalli Grãos.

 

O embarque de milho nesta época ocorre de forma atípica, já que a exportação do grão diminui bastante nesta época, para dar vazão à safra de soja, que começou a ser colhida em muitos estados. O milho só volta a ganhar força nas exportações em julho e agosto, quando a safrinha de milho é colhida. Com isto, esse pode ser o último navio a exportar milho, até a chegada da safrinha no porto.
O Vietnã é o terceiro país que mais importa milho do Brasil, representando 8,5% do grão brasileiro exportado. Ainda conforme dados levantados pela Interalli Grãos, tirando o Vietnã, os maiores importadores de milho brasileiro são Japão (10,7%) e China (28,9%). Esse milho é utilizado pelo Vietnã, primordialmente, como ração animal para aves, suínos e bovinos. O milho que está sendo embarcado no Aquila Ocean foi produzido no Paraná e no Mato Grosso do Sul.

 

Sobre a Interalli Grãos

 

O Terminal Portuário Interalli Grãos inicia 2024 com excelentes perspectivas de crescimento nos embarques de grãos e se mantendo entre os terminais graneleiros mais eficientes do país.
Focado em desenvolver e implantar soluções criativas, executar e gerenciar performance e manter custos em patamares competitivos, o terminal mantém seu time atento 24 horas por dia na construção de soluções logísticas responsáveis aos seus clientes e usuários, de modo que, o alimento, principal produto exportado pelo Terminal, chegue aos compradores de forma segura, no tempo e qualidade esperada.

POR: Rita Moraes
Publicado em 25/01/2024