ConexãoIn

Sonda Hunter Queen faz sua primeira operação no Brasil

A sonda semissubmersível de sexta geração Hunter Queen, que faz parte dos ativos da PRIO desde julho de 2022, concluiu sua primeira operação este mês no campo de Frade. O equipamento tem capacidade de perfurar em lâmina de água de até 3 mil metros e poços de até 10 mil, podendo realizar também operações de manutenção e melhorias que sejam necessárias em todos os campos offshore da companhia. “A primeira operação da sonda foi um sucesso. Concluímos uma intervenção no poço MUP3B em Frade, um passo importante na viabilização de mais um poço produtor no campo”, explica Leandro Brandão, gerente de Ativos de Projetos da PRIO.
A aquisição do equipamento fez parte da estratégia de eficiência da companhia, além de elevar o nível de segurança dos colaboradores e a preservação do meio ambiente, por possuir tecnologias mais modernas e eficazes. O ativo, além de contar com tecnologia de ponta, segue o padrão de qualidade de todas as operações da PRIO no que tange ambientação, padrão de cozinha, sistemas de reaproveitamento de recursos, conforto das acomodações e ambiente comuns e academia nova para colaboradores e terceiros.
“A sonda será utilizada em todos os nossos campos a partir de agora, seja para perfuração ou manutenção de poços e da produção. Ela terá um papel estratégico no início da operação do campo de Wahoo, que tem prevista a perfuração de quatro poços produtores e dois injetores a ser iniciada no primeiro semestre de 2024”, conta Francisco Francilmar Fernandes, diretor de Operação da companhia. “A compra do equipamento foi uma decisão importante que nos apoiará com estabilidade, autonomia e flexibilidade em nossa operação, nos protegendo também das flutuações do mercado”, complementa o diretor.

Saiba mais sobre o campo de Frade, onde a sonda está

O campo de Frade acabou de passar pela 2° fase da campanha de revitalização concluído também em novembro, e registrou um aumento de produção de mais de 250% desde sua aquisição. Como resultado da iniciativa, foi possível diminuir 70% da emissão de dióxido de carbono (CO2) e ampliar em até 30% o fator de recuperação desse ativo. Entre as iniciativas que viabilizaram esse aumento estão a alta performance e segurança das operações de construção dos novos poços, a otimização da instalação dos equipamentos do sistema submarino, revamp no sistema de injeção de água e melhorias no gerenciamento dos reservatórios. No momento, ele está passando por mais alguns estudos que poderão definir uma nova onda de revitalização.
A produção média deste campo no último trimestre foi de 56,6 kbpd e ele é responsável por 55% da produção da PRIO. Em 2024, este campo será interligado via 35km de tie-back com o novo ativo de Wahoo, que tem potencial estimado em 40kbbl/d.
Prazer, PRIO

Somos a maior empresa independente de óleo e gás do Brasil, pioneira na recuperação e aumento da vida útil de campos em produção. Criada em 2015 e com ativos localizados na Bacia de Campos, temos foco na excelência e na busca por eficiência operacional, priorizando a segurança das operações e o zelo com as pessoas e com a preservação do meio ambiente.

Carioca, a PRIO tem um propósito que supera o O&G: extraímos o melhor da nossa energia para transformar o mundo em um lugar mais eficiente. Além disso, buscamos transformar a sociedade por meio do incentivo ao esporte, à cultura e à preservação do meio ambiente.
Site: Link

LinkedIn Link

Instagram Link

POR: Rita Moraes
Publicado em 12/12/2023