ConexãoIn

Solve For Tomorrow Brasil: estudantes de escolas públicas inovam e criam soluções de impacto

Imagem meramente ilustrativa

São Paulo, 20 de dezembro de 2023 – A criatividade dos estudantes brasileiros foi mais uma vez destacada na 10ª edição brasileira do Solve For Tomorrow, programa global de cidadania corporativa da Samsung, com a coordenação geral realizada pelo Cenpec. Conhecida por estimular alunos e educadores de escolas públicas a criarem projetos inovadores por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), a iniciativa premiou, no final de novembro, as equipes ganhadoras nas categorias Vencedores Nacionais e Júri Popular, por apresentarem soluções em sustentabilidade, agricultura e construção civil. Confira abaixo algumas curiosidades por trás desses projetos!

 

Utilizando a vegetação típica de cada região

 

Em segundo lugar entre os vencedores nacionais, os estudantes de Penalva, no Maranhão, criaram um projeto de produção de biogás e biofertilizante como alternativa sustentável para a comunidade. Eles estão próximos de uma área rural e de difícil acesso, e perceberam que o trajeto utilizando canoas e barcos pequenos pela água contém grande quantidade de vegetação, além da proliferação de aguapés. Essa vegetação típica da região foi utilizada na criação do protótipo, ajudando a reduzir a poluição causada pelo gás de cozinha comum. Saiba mais sobre o projeto clicando aqui.

 

Unindo esforços para criar projetos inovadores

 

Os estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo ficaram entre os vencedores pelo Júri Popular com um protótipo de biofábrica sustentável. Durante o processo de criação, os alunos contaram com a ajuda de mentores de uma empresa incubadora de empreendimentos, a fim de entender se de fato havia uma problemática e o seu real impacto na sociedade. Os alunos também tiveram o apoio de uma empresa encubada no campus para desenvolver o protótipo, que no período de testes foi construído utilizando uma impressa 3D. Clique aqui para saber mais detalhes sobre o projeto.

 

Reutilizando materiais orgânicos como matéria-prima

 

Também entre os mais votados do Júri Popular, os estudantes de Cascavel, no Ceará, desenvolveram uma solução para reduzir o desperdício de frutos na região. Os alunos criaram um revestimento utilizando a casca do maracujá, que é descartada em grandes quantidades nos lixões do município. A equipe observou que esse carboidrato é rico em pectina, e o utilizou como matéria-prima em seu protótipo. Após desenvolvido, eles levaram o projeto até a comunidade, a fim de contribuir com a agricultura local. Saiba mais clicando aqui.

 

Compartilhando conhecimento em prol do meio ambiente

 

Os alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) também tiveram seu projeto entre os mais votados pelo Júri Popular. A equipe criou um protótipo para remover entulhos e outros resíduos de construção civil das ruas do município, dando uma destinação correta para esses materiais. Além de trazer essa alternativa sustentável para a região, os estudantes ainda transformaram a ideia em um curso para ampliar a educação ambiental na comunidade, conscientizando a população sobre a importância de reutilizar esses e outros tipos de resíduos. Clique aqui para conhecer mais sobre o projeto.

 

Vencedores do Solve For Tomorrow Brasil em 2023:

 

1º lugar – Vencedores Nacionais

Instituto Federal de Rondônia – Campus Porto Velho Calama

NanoFotoCream: antioxidante, fotoprotetor com ação repelente

Porto Velho, RO

 

2º lugar – Vencedores Nacionais

Centro de Ensino Antero Câmara Penha

Produção de Biogás e biofertilizante: alternativa sustentável na comunidade

Penalva, MA

 

3º lugar – Vencedores Nacionais

Centro de Ensino Casemiro de Abreu

Produção de Combustível Sólido de Alto Rendimento com Cascas de Coco e Serragem

Tutóia, MA

 

Mais votados pelo Júri Popular

 

Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vila Velha

Biofábrica sustentável: produção de bioinsumos agrícolas

Vila Velha, ES

 

Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Marconi Coelho Reis

PectiVitalis: Revestimento Sustentável Anti-Desperdício para Frutos

Cascavel, CE

 

Instituto Federal do Rio Grande do Norte

SPP Sustentável: reciclando no Potengi

São Paulo do Potengi, RN

 

Acesse o site oficial do Solve For Tomorrow Brasil para obter mais informações sobre o programa e a sua 10ª edição. Você também pode acompanhar as novidades da Samsung acessando a Samsung Newsroom Brasil.

 

Sobre o Solve For Tomorrow

 

O Solve For Tomorrow está no Brasil desde 2014 e, na edição atual, tem uma programação diversa composta por webinars, workshops e mentorias para ajudar os participantes a alcançarem seus objetivos aplicando possíveis melhorias a seus projetos. No total, a iniciativa já envolveu 173 mil estudantes, mais de 36 mil professores, e mais de 6.600 mil escolas públicas. E, em 2023, registrou um aumento de 50,92% no número de alunos inscritos, em comparação ao ano anterior. Clique aqui para conhecer os finalistas da edição.

 

A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do Cenpec.

 

Para saber mais sobre o programa, acesse Link ou acompanhe o Solve For Tomorrow nas redes sociais. A iniciativa está presente no Facebook, Instagram e YouTube.

 

Sobre a Samsung Electronics Co. Ltd.

A Samsung inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras. A empresa está redefinindo o mundo de televisores, smartphones, dispositivos portáteis, tablets, equipamentos digitais, sistemas de rede, memória, sistema LSI e soluções de semicondutores e LED. Para saber as últimas notícias, visite a Samsung Newsroom em Link.

 

Sobre o Cenpec

Cenpec é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que há mais de 30 anos trabalha pela promoção da equidade e qualidade na educação básica pública brasileira. Por meio de pesquisas e de tecnologias educacionais, contribui no desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, na formação de profissionais de educação, na ampliação e diversificação do letramento e no fortalecimento da gestão educacional e escolar. Em parceria com redes de ensino, espaços educativos e outras instituições de caráter público e privado, atua dentro e fora das escolas públicas para diminuir as desigualdades e garantir uma educação de qualidade a todos e todas. Saiba mais no site oficia

POR: Rita Moraes
Publicado em 23/12/2023