ConexãoIn


ROYAL CANIN® investe em ações de baixo impacto ambiental

Imagem: Divulgação ROYAL CANIN®

 

Como parte do seu compromisso com o planeta, a ROYAL CANIN®, uma das maiores fabricantes do mundo de alimentos de alta qualidade nutricional para gatos e cães, está determinada a avançar em direção a um futuro mais sustentável a partir de práticas inovadoras em prol do meio ambiente.

 

O propósito em fornecer alimentos de alta qualidade e sustentáveis para pets, utilizando práticas responsáveis em todas as etapas de produção, incluindo a seleção cuidadosa dos ingredientes, envolve três pilares dentro do compromisso sustentável da marca: Pets, Pessoas e Planeta. “Para atingir o nosso objetivo, é fundamental que tenhamos presença ativa em todos os pilares que baseiam o nosso negócio. Por isso, sustentabilidade para nós significa atuar em benefício do clima, da circularidade, da posse responsável de pets e da construção de iniciativas que ajudem a desenvolver coletivamente Um Mundo Melhor para os Pets, reforçando os incríveis benefícios da relação entre humano e animal”, conta Carla Pistori, Diretora de Assuntos Corporativos da Royal Canin Brasil.

 

Desde 2015, a fábrica da Royal Canin no Brasil, localizada em Descalvado (SP), é aterro zero, ou seja, destina 100% de seus resíduos não recicláveis para a compostagem, transformando-os em fertilizante orgânico; e todos os efluentes sanitários e industriais são tratados internamente nas Estações de Tratamentos de Efluentes (ETEs).

 

Em 2021, a ROYAL CANIN® assumiu o compromisso de compensar 100% de suas emissões de carbono até 2025 – parte do compromisso da Mars, Inc. de reduzir as emissões em toda a cadeia de produção, zerando-a até 2050. A iniciativa, que faz parte do pilar Planeta e contempla ações com foco em clima, gestão da água, embalagens sustentáveis e uso do solo, pretende fazer todo o possível para conquistar um futuro sustentável a partir da redução da pegada de carbono e do desperdício e do aumento da circularidade.

 

“Acreditamos que as organizações têm um papel fundamental no enfrentamento das questões mais urgentes do mundo. Queremos minimizar o impacto da nossa produção no meio ambiente, cuidar dos nossos animais e do nosso planeta. Sabemos da nossa responsabilidade enquanto corporação e estamos empenhados em contribuir para um ecossistema mais sustentável”, completa Carla.

 

Com base nesse propósito, a ROYAL CANIN® trabalha com as seguintes iniciativas:

 

Economia da Mutualidade: com o objetivo de desenvolver um modelo de negócio inovador e que tenha a capacidade de gerar resultados sociais e ambientais sólidos, a ROYAL CANIN® trabalha com o conceito de gestão chamado “Economia da Mutualidade (EoM)”. Criado pela Mars, Inc., em colaboração com a Oxford Said Business School, o método surgiu a partir de discussões sobre como as empresas devem medir e perceber o seu desempenho. “Com a Economia de Mutualidade, definimos estratégias com um resultado em mente, com foco no consumidor, e treinamos nossas equipes de gerenciamento para criar o roteiro estratégico com base nessa perspectiva. Com essa abordagem, estamos evoluindo a maneira como fazemos negócio”, explica Carla.

 

Carbono Neutro: a reformulação dos alimentos, incluindo a mudança para ingredientes com baixa intensidade de carbono, sem comprometer a qualidade e a segurança, também faz parte do compromisso em compensar 100% das emissões de carbono até 2025. A soja utilizada na formulação dos alimentos, por exemplo, é certificada pela Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) e é 100% certificada pelo ProTerra, padrão independente que promove práticas agrícolas sustentáveis e contribui para deter o desmatamento. Essa certificação reconhece a adesão da ROYAL CANIN® às práticas sustentáveis ​​e responsáveis em toda a cadeia de suprimentos, garantindo a origem e a produção ambientalmente conscientes da soja utilizada na formulação dos alimentos. Além disso, a marca também está trabalhando prioritariamente com suas cadeias de suprimento de arroz, de trigo e de aves para identificar, apoiar e ativar práticas de agricultura regenerativa e acabar com o desmatamento.

 

Produtos certificados: Atualmente, todos os alimentos para gatos e cães das linhas Filhotes Saudáveis, linha de produtos para Sensibilidades de Gatos e parte dos alimentos específicos para cães de raças, são certificados com o selo Carbono Neutro e contribuem para a melhoria da ação climática global. A linha de filhotes saudáveis também passou por uma reformulação de ingredientes, agora mais sustentável. Os alimentos possuem em sua composição óleo de alga, fonte 100% natural de Ômega 3, reduzindo a utilização do óleo de peixe e preservando a vida marinha.

 

Nutrientes x Ingredientes: a marca tem como objetivo substituir ingredientes de origem marinha por fontes alternativas que tenham um impacto menor na biodiversidade. Gatos e cães precisam de mais de 40 nutrientes essenciais em suas dietas. Um alimento para animais de estimação rotulado como “completo e balanceado” significa que a dieta atenderá a todas as necessidades nutricionais se a quantidade adequada de alimento e de água for consumida. Desta maneira, a alimentação ideal para esses pets está relacionada a nutrientes, e não a ingredientes, pois os animais de estimação precisam de nutrientes específicos para manter sua saúde em dia.

 

A empresa reforça seu compromisso com a sustentabilidade e se esforça para que seus projetos impactem positivamente o ecossistema. Para conhecer mais os projetos da ROYAL CANIN® no campo da sustentabilidade, acesse o site.

 

***

Sobre a ROYAL CANIN®

A ROYAL CANIN®, marca que oferece Saúde Através da Nutrição para gatos e cães, parte do Grupo Mars Inc., foi fundada pelo Médico-Veterinário Dr. Jean Cathary, em 1968. Ao longo dos anos, ultrapassou os limites da nutrição e do conhecimento, sempre pautada em ciência e observação, para o desenvolvimento de dietas que atendam as necessidades individuais de cada pet, conforme sua idade, raça, porte, estilo de vida ou sensibilidade específica. Operando em 120 mercados, conta com mais de 8.000 associados ao redor do mundo, dentre eles 500 Médicos-Veterinários e Nutricionistas. Administra 16 fábricas e 2 pet centers, incluindo 1 centro de inovação e 7laboratórios da rede Mars. No Brasil desde 1990, sua fábrica está instalada em Descalvado, interior de São Paulo, e disponibiliza quase 200 diferentes alimentos disponíveis em canais especializados, em mais de 15 mil pontos de vendas no país. A ROYAL CANIN® se preocupa em gerar valor não somente para os pets, mas também para as pessoas e o planeta, promovendo um ecossistema mútuo e garantindo um futuro viável para as próximas gerações. Para saber mais visite o site.

POR: Rita Moraes
Publicado em 31/10/2023