ConexãoIn


Premiação inédita para o Brasil: Professor da FEI é eleito Advisor do ano pelo Instituto Americano de Engenheiros Químicos (AIChE)

 

Coordenador do programa de Pós-graduação em Engenharia Química da FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros), o Prof. Dr. Ricardo Belchior Torres, foi premiado com o Oustanding Student Chapter Advisor Award 2022-2023, concedido pelo AIChE (Instituto Americano de Engenheiros Químicos) ao Advisor do ano, conselheiros do AIChE que tenham demonstrado excelente desempenho na orientação dos assuntos e atividades de seus capítulos estudantis de acordo com os princípios do Instituto.
É a primeira vez que um brasileiro recebe o prêmio e a segunda vez que um professor de Engenharia Química de uma instituição de ensino não americana é nomeado com a honraria.
O prêmio foi entregue em cerimônia ocorrida na cidade de Orlando, Estados Unidos durante o 2023 AIChE Annual Student Conference, Além de ser coordenador do programa de Pós-graduação em Engenharia Química da FEI, o professor Ricardo Belchior Torres também coordena o capítulo estudantil da FEI, o AIChE FEI. O professor viajou para os Estados Unidos com onze membros do Capítulo da Instituição. O AIChE FEI foi o representante do Brasil na 25th Chem-E-Car Competition.
“Agradeço a FEI por todo apoio recebido para as atividades e execução dos Projetos do AIChE FEI. Dedico esse prêmio a todos os estudantes que passaram pelo nosso Capítulo Estudantil. Sem a dedicação e o trabalho de cada membro não teríamos conseguido em tão pouco tempo as conquistas já obtidas. O desempenho do AIChE FEI com a conquista de três Outstanding Student Chapter Award (2019-2020, 2021-2022 e 2022-2023) e o tetracampeonato da Chem-E-Car Competition na Brazil Student Regional Conference (BSRC) (2020, 2021, 2022 e 2023) certamente foram decisivos para a escolha do meu nome como o Advisor do ano. Divido também essa honra com os demais Advisors dos capítulos estudantis brasileiros do AIChE”, ressaltou o docente da FEI..

 

Histórico e Reconhecimento Internacional
Essa não é a primeira vez que o Prof. Dr. Ricardo Belchior Torres é reconhecido com premiações internacionais. Em agosto deste mesmo ano, o coordenador do programa de Pós-graduação em Engenharia Química da FEI foi eleito Conselheiro do Board of Directors da International Association to Chemical Thermodynamics (IACT), a principal organização mundial na área de Termodinâmica Química que, segundo o seu estatuto, tem como objetivo principal promover o avanço desta área científica, no campo da educação, ciência e tecnologia.

A cerimônia de nomeação ocorreu durante o 26th IUPC International Conference on Chemical Thermodynamics (ICCT 2023), organizado na cidade de Osaka, no Japão. Oficialmente, o professor Ricardo Belchior Torres é o único representante sul-americano na associação.

 

Sobre a FEI

 

Com mais de oito décadas de tradição, a FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros) se destaca entre as instituições de Ensino Superior no Brasil nas áreas de Administração, Ciência da Computação e Engenharia. Referência em gestão, inovação e tecnologia, a FEI já formou mais de 60 mil profissionais e tem como propósito proporcionar conhecimento aos seus alunos por todos os meios necessários, visando à construção de uma sociedade desenvolvida, humana, sustentável e justa, por meio do ensino, pesquisa e extensão.

 

A FEI faz parte da Companhia de Jesus e oferece cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Engenharias – habilitações em Engenharia Civil; Engenharia de Automação e Controle; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica com ênfase Automobilística; Engenharia Química e a primeira graduação em Engenharia de Robôs do País, sendo o maior polo educacional de robótica inteligente da América Latina.

 

Acompanhando as megatendências mundiais para o futuro, a FEI participou da formulação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia e Administração, propondo ao Ministério da Educação conceitos de interdisciplinaridade e empreendedorismo, que fazem com que os alunos tenham uma formação mais ampla e alinhada com as transformações tecnológicas.

POR: Rita Moraes
Publicado em 07/11/2023