ConexãoIn

Período 11 ajuda a suavizar o declínio em 2023, no mercado de livros

 

O mais novo período dá um fôlego ao setor e apresenta a melhor performance desde o período 07.2023, quando registrava uma variação de -8,90% em volume e -1,84% em valor. O salto na variação que o mercado dá é relevante e sai de uma zona que vai exprimindo queda ao longo do ano e passa a ter um comportamento de crescimento. O 11º Painel do Varejo de Livros no Brasil de 2023, pesquisa realizada pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL), período que antecede a Black Friday, registra uma bibliodiversidade maior, mas com um volume 2,65% menor, sendo 3,65 milhões contra 3,75 milhões em 11.2022. Em faturamento, com um preço médio 5,54% superior, o setor arrecada R$166,77 milhões contra R$ 162,32 milhões no ano anterior, apresentando uma variação positiva de 2,74%.

 

“Esperamos que o atual período represente para o setor livreiro uma virada de chave tanto para os resultados que ainda virão da Black Friday, como depois para o Natal. Com a chegada de novos lançamentos e a disposição para o consumo, esperamos que os resultados deste fim de ano nos ajudem a compensar ao menos parcialmente a queda acumulada e também indique aos editores caminhos para os próximos períodos”, avalia Dante Cid, presidente do SNEL.

“O período interrompe 4 quedas sequenciais e esboça reação. As vendas de fim de ano serão desafiadoras para a intenção de positivar o saldo, ao menos nas vendas em valor”, comenta Ismael Borges, Territory Manager da divisão Nielsen Book no Brasil.
O desempenho do período suaviza o declínio no acumulado, mas ainda se mantém negativo. Em 2023**, o setor comercializou 44,73 milhões de livros e arrecadou R$2,05 bilhões, se mantendo inferior a 2022 que registrava 47,65 milhões de livros vendidos e contabilizava R$2,06 bilhões. A variação é de -6,13% em volume e -0,41% em valor.

 

Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.

*T. Mercado – Período 11: 2022 (10/10 a 06/11/2022) x 2023 (09/10 a 05/11/2023)

**T. Mercado – Acumulado WK01 / WK44: 2022 (03/01 a 06/11/2022) x 2023 (02/01 a 05/11/2023)
***Os números não estão descontando a inflação do período

 

Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan

Metodologia

O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.

 

Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.

 

Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.

 

SOBRE O SNEL – Criado em 1941, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros tem como finalidade o estudo e a coordenação das atividades editoriais, bem como a proteção e a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais em todo o Brasil. Como representante da categoria editorial, o SNEL é filiado à International Publishers Association (IPA) e ao Centro Regional para el Fomento del Libro en America Latina y el Caribe (Cerlalc). O Sindicato mantém articulações permanentes com diversas entidades, tanto governamentais quanto privadas, com o objetivo de fomentar a política do livro e da leitura no país. Para mais informações, visite o site.

SOBRE A NIELSEN

A Nielsen Holdings plc (NYSE: NLSN) é uma empresa global de mensuração e análise de dados, que fornece a visão mais completa e confiável de consumidores e mercados do mundo. Nossa abordagem une dados da Nielsen com informações de outras fontes para ajudar nossos clientes ao redor do mundo a entender o que está acontecendo no presente e no futuro e como agir corretamente com esse conhecimento. Por mais de 90 anos, a Nielsen forneceu informações e análises fundamentadas na ciência e inovação, e desenvolveu continuamente novas maneiras de responder às questões mais relevantes sobre mídia, publicidade, varejo e produtos de consumo (FMCG). Como uma das 500 maiores empresas de S&P, a Nielsen opera em mais de 100 países, cobrindo 90% da população mundial. Para mais informações, visite o site.

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 29/11/2023