ConexãoIn

O quão rápido é possível se apaixonar? Veja 5 dicas para saber se você está apaixonado

De acordo com um estudo feito em uma universidade dos Estados Unidos, se apaixonar pode levar um quinto de segundo. (Imagem: Unsplash)

O coração acelera, a barriga embrulha e uma montanha-russa de sentimentos é criada quando a paixão nasce. O Especialista em Relacionamentos, Maicon Paiva, fundador da Casa de Apoio Espaço Recomeçar, traz dicas e responde às seguintes questões: “Quanto tempo leva para realmente se apaixonar?”

 

Você pode estar se perguntando se é mesmo possível calcular tempo, a partir do momento que você conhece uma pessoa, até estar apaixonado por ela. Cada indivíduo interpreta esse termo de maneira ligeiramente diferente. Alguns o percebem como forte atração, que às vezes sentem antes do escolhido mesmo conhecer, enquanto outros reconhecem essa emoção como profunda intimidade, o que requer um certo período de relacionamento.

 

De acordo com um estudo feito em 2021 na Universidade Syracuse, nos Estados Unidos, se apaixonar pode levar um quinto de segundo. Os pesquisadores utilizaram imagens do cérebro de voluntários para estudar os efeitos do amor e concluíram que se apaixonar é mais científico do que muitos imaginam. Quando uma pessoa está apaixonada, áreas do cérebro liberam substâncias que causam efeitos eufóricos no organismo. Os elementos químicos liberados não afetam somente a parte emocional, mas também áreas ligadas ao intelecto, como funções relacionadas às representações mentais, metáforas e imagem corporal.
Foi o caso dos empresários e influenciadores digitais, Maíra Cardi e Thiago Nigro. Eles se conheceram quando Maíra foi contratada para ajudá-lo a perder peso com a ajuda do plano de emagrecimento criado por ela.

Pouco tempo depois, Nigro terminou o relacionamento com Camila Ferreira, com quem estava desde 2010. No dia 1º de março deste ano, Maíra e Thiago assumiram publicamente a relação com uma postagem nas redes sociais, surpreendendo os seguidores de ambos. Em menos de 4 meses juntos, o casal anunciou que haviam se casado em uma cerimônia discreta.

 

O Especialista em Relacionamentos, Maicon Paiva, fala desta rapidez no “se apaixonar”. “A solidão é um dos grandes fatores que nos leva a se apaixonar rapidamente. Quando uma pessoa se sente sozinha, ela fica mais vulnerável e o fato de alguém dar carinho e afeto já basta para achar que está apaixonada. Outro problema é a idealização. Quando você está apaixonado, acaba idealizando uma pessoa perfeita. Você deve analisar e ver os defeitos do outro; afinal, todos temos defeitos”.

 

Algumas pessoas têm tendência a se apaixonar muito rápido e, algumas vezes, isto traz grandes decepções. Considerar, em um curto período, que alguém é o amor de nossa vida é um grave erro, mais ainda quando isto ocorre com muita frequência. Podemos acreditar no amor à primeira vista, mas só isso não basta; existem mais fatores que farão com que nos apaixonemos por outra pessoa.
Maicon Paiva, Especialista em Relacionamentos, fundador da Casa de Apoio Espaço Recomeçar, traz algumas dicas de como descobrir que está apaixonado.

  1. Você acha que seu amado é único. De acordo com um artigo de 2017, publicado no jornal Archives of Sexual Behavior, os níveis elevados de dopamina podem contribuir para que você não consiga se envolver romanticamente com mais ninguém.
  2. Você foca nas qualidades e finge não ver os defeitos. Segundo uma pesquisa publicada no Journal of Personality and Social Psychology, pessoas apaixonadas geralmente idealizam seus parceiros, prestando mais atenção naquilo que encontram de mais agradável.
  3. Você pensa sempre em pequenas coisas e momentos que te fazem lembrar dele(a). Pessoas apaixonadas costumam ter um pico na noradrenalina, que está associada ao aumento da memória na presença de novos estímulos. Esse composto, combinado à dopamina, pode fazer com que você tenha uma atenção focada naquela pessoa, segundo uma pesquisa publicada no Science Daily. Talvez por isso você não preste atenção ao mundo ao seu redor enquanto se lembra de algum momento especial.
  4. Suas emoções estão instáveis: A pessoa apaixonada pode transitar entre sensações de euforia, aumento de energia, insônia, perda de apetite e até sentir desespero quando a relação passa pelo menor dos percalços. Essas mudanças de humor, segundo um artigo da revista Philosophy, Psychiatry and Psychology, publicado em 2017, podem ser comparadas às de dependência química. Aliás, de acordo com outra publicação, términos podem ser experiências similares à abstinência química.
  5. Você passa a maior parte do tempo pensando nele(a). Segundo um estudo do Journal of Psychophysiology, publicado em 2015, homens e mulheres apaixonados relataram pensar em seus amados durante cerca de 65% do tempo em que estão acordados. Curiosamente, esse mesmo artigo indica que homens, quando apaixonados, têm níveis menores de serotonina do que aqueles que não estão e o contrário acontece com as mulheres.

O Especialista ressalta a importância de se tomar cuidado para não confundir paixão com outro sentimento. “Às vezes, estamos convencidos do amor que sentimos por outras pessoas, embora, na realidade, esse sentimento não predomine. Isso acontece porque existem muitas sensações que parecem amor, mas não são. Eles estão muito próximos, mas não chegam a ser iguais. Uma dica seria o uso da Consulta Espiritual como uma forma de descobrir se este amor tem futuro. Assim será possível entender melhor esse sentimento e fazer você entender o melhor caminho a ser seguido.”

 

Sobre o Espaço Recomeçar

Desde 2002, o Espaço Recomeçar auxilia pessoas por meio de Trabalhos Espirituais. Seu fundador, Maicon Paiva, é um renomado Espiritualista paulistano e sentiu a necessidade de auxiliar as pessoas em suas vidas. Seguindo a tradição da leitura de Búzios e Tarô, ele e sua equipe auxiliam com Limpezas Espirituais e Amarrações Amorosas. Nos anos de trabalho, o Espaço Recomeçar já auxiliou mais de 35 mil pessoas e está aberto para receber você! Além de atender no Brasil, Maicon Paiva também atende pessoas de países do mundo inteiro, como Portugal e Espanha. Tudo de forma confiável, online e com a privacidade necessária para o(a) consulente. Confira nossos serviços através do site, clicando aqui!

POR: Rita Moraes
Publicado em 29/11/2023