ConexãoIn

Nível de proteção solar é fator essencial na hora de escolher verniz

 

 

Rótulo dos produtos orienta consumidores para encontrar solução ideal de acordo com a exposição ao sol
A escolha do verniz correto é crucial para a proteção e sobrevida de peças em madeira, seja para móveis, pisos ou projetos no geral. Com uma ampla gama de opções disponíveis no mercado, encontrar o produto certo para cada situação, ambiente e superfície pode ser desafiador.

 

 

“O verniz adequado preserva, embeleza e prolonga a vida útil de diferentes materiais. Por exemplo, ao proteger superfícies em ambientes externos, é essencial levar em consideração o nível de proteção solar na escolha do seu produto”, afirma Kelly Lima, analista de marketing da Montana Química.
A escolha certa é determinante para aumentar a durabilidade e a proteção do material aplicado. Em superfícies expostas ao ambiente externo, como em decks ou fachadas, é necessário optar por um verniz com alto teor de filtro solar, pois as peças são constantemente afetadas pelas radiações ultravioleta emitidas nos raios solares.
Por outro lado, se a exposição for leve ou moderada, é possível optar por uma proteção específica, que não tenha um teor tão grande de filtro. Essas informações são facilmente encontradas no rótulo dos produtos e servem de orientação aos clientes.
“Ao longo do tempo, danos significativos às superfícies de madeira são causados pelas radiações ultravioleta e outros fatores. O verniz, além de realçar a beleza natural, atua na defesa contra esses efeitos, prevenindo o desbotamento, a degradação da madeira e contribuindo para a resistência estrutural, evitando rachaduras e deformações causadas pela exposição prolongada ao sol”, afirma a especialista.
Estética também é importante
Kelly diz, ainda, que é importante frisar a necessidade do cuidado na hora da escolha do verniz mais adequado para o tipo de exposição também levando em consideração o desejo relacionado ao aspecto, pois proteção e estética podem caminhar juntos.
“Eu posso escolher um verniz de aspecto mais natural e que tenha alto teor de filtro solar. Por isso, na hora da escolha, saber qual o tipo de exposição haverá e qual o tipo de acabamento desejado (como tipo de brilho e se o acabamento escolhido deve ter ou não cor) é fundamental para um resultado positivo tanto do ponto de vista estético como de proteção”, finaliza.
Dicas de produtos
O Osmotol Deck é um revestimento de acabamento semibrilhante, com duas opções de cores, desenvolvido com resinas à base de óleos vegetais, elevado teor de filtro solar (sete vezes mais forte), ideal para proteger o substrato de madeira em ambientes externos (decks), e possui seis anos de durabilidade.
Já o Osmotol Plus, é um revestimento de acabamento brilhante, com opções de cores variadas, desenvolvido com resinas à base de óleos especiais que possuem hidrorrepelência e proteção contra fungos e bolor. Ele é indicado para acabamentos em áreas externas (portas e janelas) e também tem alto teor de filtro solar e seis anos de durabilidade.
Outra opção é o Solare, um verniz com opções de cores variadas desenvolvido com resinas à base de poliuretano modificadas e três tipos de filtro solar. A função do produto é proteger as superfícies de madeira contra os raios UV, evitando sua deterioração precoce. Possui acabamento brilhante e acetinado, além de uma durabilidade de quatro anos.
Também tem o Tingidor, que possui a versão feita à base de água pronta para uso. No geral, é uma substância que forma uma barreira protetora contra intempéries naturais, exposição à chuva e luz solar direta, ao mesmo tempo em que altera ou realça seu aspecto natural. Proporciona resistência contra o atrito, tem acabamento brilhante e acetinado, duplo filtro solar, variedade de cores e três anos de durabilidade.
Por último, vem o Marítimo, que também tem a versão à base de água. Ele é um verniz com duas opções de cores e de acabamento brilhante ou acetinado, feito com resina à base de poliuretano modificada e um filtro solar. Após a secagem, forma uma película que protege, realça os veios, embeleza e enobrece a madeira. O produto tem dois anos de durabilidade.
Sobre a Montana Química

 

A Montana Química construiu a reputação de especialista no tratamento, proteção e preservação de madeira no mercado graças ao seu principal valor, presente no coração da empresa desde 1953: preservar para o futuro. A multinacional investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento, parque industrial e capacitação do seu capital humano para desenvolver produtos e serviços de alta qualidade. A Montana possui duas unidades de negócios: industrial, que abrange a linha de preservação e produtos de alto desempenho para a indústria moveleira, e varejo, que abrange a linha de acabamentos e complementos

POR: Rita Moraes
Publicado em 02/12/2023