ConexãoIn


Museu das Favelas abre inscrições para curso gratuito de elaboração de projetos culturais e captação de recursos

O Museu das Favelas, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, anuncia a Jornada Cultural que ocorrerá – online e com acesso gratuito – de 28 de outubro até 16 de dezembro, aos sábados, das 10h às 12h.

Com patrocínio do Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, na região da ViaQuatro e ViaMobilidade, a iniciativa busca a capacitação de artistas independentes, coletivos, grupos e demais pessoas interessadas em aprender sobre os processos de elaboração de projetos culturais, incluindo, também, a fase de captação de recursos. São estes os dois grandes temas da ação.

Durante o curso, os participantes terão um panorama sobre as políticas culturais, editais e fomentos públicos/privados. A cada encontro, refletirão sobre conceitos e práticas que englobam o setor cultural no que tange à produção, mobilização e captação de recursos, passando, assim, por todas as etapas da elaboração e realização de um projeto. A ministrante, Dara Roberto, é produtora cultural com foco em pesquisa, produção e gestão.

As inscrições serão feitas via formulário digital e as aulas acontecerão por meio da plataforma Google Meet. Os participantes receberão certificado digital ao final dos módulos.

Para se inscrever, acesse: https://forms.gle/wTey99hd3uJhrQRYA

Acesse AQUI as fotos de divulgação 🙂

SERVIÇO

JORNADA CULTURAL
Inscrições via formulário
Duração: 2 Meses
Duração aula: 2h
Horário: 10h às 12h

Módulo 1: Elaboração de Projetos Culturais
Duração: 28 de outubro a 18 de novembro de 2023

Módulo 2: Captação de Recursos
Duração: 25 de novembro a 16 de dezembro de 2023

SOBRE DARA ROBERTO

Dara Roberto é moradora do Jardim Brasil, Zona Norte de São Paulo. Bacharela em Lazer e Turismo pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, é Produtora Cultural com foco em pesquisa, produção e gestão. Dara idealizou e produz de maneira independente as seguintes ações: Pagobreja (evento para promoção do lazer social através da música – samba); Artistas Vivos (Projeto para a Valorização das produções artísticas, culturais e intelectuais das periferias de São Paulo) e Festival Mulungú (difusão e potencialização cultural territorial).

SOBRE MUSEU DAS FAVELAS

O Museu das Favelas está sediado no Palácio dos Campos Elíseos. Gerido pela organização social de cultura IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão – o equipamento nasce de um processo colaborativo com pessoas que vivenciam o cotidiano das favelas, com atividades culturais e educativas voltadas para todos os públicos, sendo um ambiente de pesquisa, preservação, produção e comunicação das memórias e histórias das favelas brasileiras. O Museu conta com o patrocínio da Unilever e Grupo CCR, responsável também por patrocinar a Jornada Empreendedora, apoio da Sabesp, cooperação da Unesco e parceria institucional da CUFA – Central Única das Favelas.

O espaço, inaugurado em novembro de 2022, abriu ao público com a exposição temporária Favela-Raiz e instalações externas, o CRIA – Centro de Referência, Pesquisa e Biblioteca, o CORRE – Centro de Formação, Trabalho, Renda e Empreendedorismo, auditório e um amplo espaço de convivência no jardim.

Ao longo de 2023, o público poderá conhecer e participar de atividades no jardim, e nas salas do piso térreo e inferior, enquanto os pavimentos superiores são preparados para receber exposições e outras instalações.

A programação é gratuita. O Museu das Favelas está localizado no bairro Campos Elíseos, em São Paulo, ao lado do Terminal de Ônibus Princesa Isabel. O acesso principal ocorre pelo portão na Rua Guaianases, nº 1024, mas é possível entrar também pela na Avenida Rio Branco, nº 1269. Não há estacionamento no local.

SOBRE O INSTITUTO CCR

Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, com o objetivo de proporcionar transformação social nas regiões de suas concessões de rodovias, aeroportos e mobilidade. Os projetos do ICCR são implementados por meio de recursos próprios ou verbas incentivadas. Entre os projetos proprietários de impacto, merecem destaque: Caminhos para a Cidadania, que capacita mais de 3 mil professores em 1.600 escolas anualmente, e o Caminhos para a Saúde, que oferece atendimentos de saúde a caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e passageiros de trens urbanos e metrôs. Seu foco são iniciativas nas frentes de Mobilidade e Cidades Sustentáveis, Cultura e Educação, Saúde e Segurança. Desde 2014, as ações do Instituto já beneficiaram mais de 15 milhões de pessoas.

POR: Rita Moraes
Publicado em 30/10/2023