ConexãoIn

Mestrado Coppead: excelência e inclusão na escola de negócios da UFRJ

 

Um Mestrado orientado para o mercado, padrão internacional. Assim é o programa do COPPEAD, Instituto de Pós Graduação em Administração da UFRJ, um dos mais renomados do país, com inscrições abertas até 22 de dezembro de 2023. Ministrado totalmente em inglês, o mestrado do COPPEAD é reconhecido pelo alto nível do conteúdo programático, pelo corpo docente e pela relação com o mercado empresarial.

De acordo com Elaine Tavares, vice-diretora da Escola e coordenadora do Mestrado, o Mestrado COPPEAD é equiparado aos melhores do mundo, listado por 11 vezes no ranking dos 100 melhores programas do mundo (Financial Times), e se apresenta como uma poderosa oportunidade de capacitação profissional para potenciais gestores. “Nosso curso tem uma grade que propicia ao aluno acesso ao que há de mais atual em termos de gestão, alinhado à prática gerencial, ou seja, eles vivenciam em sala de aula situações reais que encontrarão no ambiente profissional. Esse é um grande diferencial”, afirma Elaine, acrescentando que o curso tem como característica a utilização de metodologias ativas de ensino, como o método do caso, que desenvolvem habilidades gerenciais e o protagonismo do aluno, além de um networking diferenciado. Segundo a coordenadora, a diversidade das turmas faz toda a diferença, pois elas são formadas com variados perfis profissionais, enriquecendo o conhecimento a partir da troca de experiências. “Essa troca é ainda mais rica na medida em que o curso conta com alunos de escolas de diferentes países, formando um grupo multicultural”, diz Elaine.

A professora destaca também que a Escola busca cada vez a diversidade é, justamente, outra marca registrada do mestrado do COPPEAD, que ano após ano, vem adotando de forma objetiva e explícita o conceito de democratização do acesso aos cursos da escola. “A diversidade é um dos pilares da agenda ESG”, sinaliza a professora, enfatizando que a instituição tem reservado vagas para pessoas negras, pardas, indígenas, quilombolas e com deficiência (PcD).

Hoje, o formato do programa permite que o aluno possa conciliar com suas atividades profissionais, o que é uma oportunidade também para as empresas que almejam formar seus high potentials, pois estes se deparam com um programa que desenvolve competências de vanguarda. “É uma alternativa que beneficia a todos, pois a empresa pode apenas liberar o profissional nas manhas, ou seja, permitindo que ele se titule em um programa estratégico e se mantenha atuante no mercado. Todos ganham! ”, destaca Elaine, complementando que os alunos podem desenvolver pesquisas, suas dissertações em áreas de conhecimentos que sejam estratégicas para as empresas em que atuam.
Sobre o Mestrado COPPEAD

Em geral, quem procura o programa é um profissional que busca se desenvolver para impulsionar sua carreira, com pelo menos três anos de experiência em atividades em empresas de qualquer setor ou porte. Mesmo sendo um profissional indicado pela companhia terá que passar pelos processos seletivos.

O curso tem uma duração de 540 horas, com disciplinas obrigatórias e eletivas associadas a diversas atividades complementares.

O programa se estrutura em três eixos: conhecimentos em gestão, desenvolvimento de carreira e geração de conhecimento. Os alunos participam ainda de outras atividades nacionais e internacionais, como Projetos Multiculturais, numa ação conjunta com a Universidade de San Diego, em mini consultorias gratuitas para empresas brasileiras, num projeto de uma semana dentro do programa. Também realizam um intercâmbio em uma das mais de 40 escolas internacionais parcerias do Coppead, e desenvolvem projetos em empresas como MBA Internship, projeto de 8 a 10 semanas, oferecido por empresas parceiras, no qual o aluno selecionado atua contribuindo com os conhecimentos em gestão de negócios aprendidos no Mestrado. Uma oportunidade para empresas endereçarem um desafio específico, conhecer novos talentos e ainda se conectar com novas práticas e ferramentas de gestão.

Alunos de diversos países podem participar do programa, como EUA, Alemanha, China, Rússia, Bangladesh, Bielorússia, Equador, entre outros, o que permite uma sala de aula internacional. A gratuidade do curso e as aulas ministradas em inglês ampliam as possibilidades de estudar no Brasil, assim como os alunos brasileiros têm a oportunidade de fazer um intercâmbio sem sair do país.
Como se inscrever

Para ingressar no Mestrado do Coppead/UFRJ, os candidatos devem ser graduados e apresentar pontuação satisfatória nos testes de proficiência da ANPAD e no Test of English as a Foreign Language -TOEFL ou no Graduate Management Admission Test (GMAT), que são pré-requisitos para ingressar nos MBAs internacionais. As inscrições para quem optar por apresentar o resultado do teste ANPAD + TOEFL devem ser feitas no site do Coppead até o dia 22 de dezembro de 2023. Já pelo GMAT o prazo de inscrição é 24 de novembro de 2023.

As aulas nesta nova turma para 2024, acontecerão sempre pelas manhãs, a partir de fevereiro, com 540h de duração.

 

Sobre o COPPEAD/UFRJ

O COPPEAD é a escola de negócios da UFRJ com padrão internacional que apoia profissionais e empresas em seus processos de formação e evolução de carreira, a partir de um ensino integrado e orientado para uma a atuação prática e crítica no mundo dos negócios. Com 50 anos de atuação em programas de educação executiva, a instituição já formou mais de 20 mil profissionais, líderes e protagonistas de organizações, contribuindo para o desenvolvimento do país.

A escola já figurou 13 vezes no Ranking da Financial Times, sendo 2 vezes no ranking específico de Executive MBA. Possui parceria com mais de 40 escolas de negócios no mundo. Tem ainda nota máxima na CAPES (nota 7 numa escala que vai até 7) na avaliação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O Programa é o único ligado ao sistema público federal de ensino no Brasil a obter esta pontuação.

Pioneira na criação de programas de formação de executivos como Mestrado, MBA Executivo, Pós MBA, além de programas de doutorado, que fomentam pesquisas que contribuem para o avanço da geração de conhecimento do país, o COPPEAD completa o seu jubileu de ouro, agora em 2023, olhando para o futuro

POR: Rita Moraes
Publicado em 15/12/2023