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Mato Grosso do Sul recebe primeira formação intensiva na abordagem Mentalidades Matemáticas voltada à Educação Infantil

Estudos têm demonstrado que, quanto mais cedo se desenvolvem habilidades matemáticas, melhores são os resultados ao longo da trajetória escolar. Outras pesquisas revelam que a matemática é importante, inclusive, para o desenvolvimento em linguagem, ciências e habilidades socioemocionais. Pensando nisso, o Programa Mentalidades Matemáticas (MM) promove, pela primeira vez, uma formação intensiva direcionada à Educação Infantil.

 

Entre 18 e 22 de março, o curso proporcionará a 35 técnicos responsáveis pela formação de professores que atuam na Educação Infantil de cinco municípios do Mato Grosso do Sul (MS) um mergulho na abordagem idealizada pela educadora da Universidade de Stanford Jo Boaler, que tem mudado a forma de ensinar e de aprender matemática no Brasil. A iniciativa é fruto de uma parceria entre Itaú Social, Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica (FADEB/MS) e Instituto Sidarta.

 

A abordagem Mentalidades Matemáticas se baseia em estudos da neurociência para desmistificar a ideia de que a disciplina é para poucos. A iniciativa propõe atividades que apresentam uma matemática equitativa, mais aberta, criativa e visual, trazendo propostas colaborativas e estimulando uma nova maneira de pensar e se relacionar com essa área do conhecimento.

Atividade do Programa Mentalidades Matemáticas | Crédito: André Seiti/Itaú Social

 

“Estamos bastante empolgadas com essa iniciativa, que envolve a elaboração de uma proposta de trabalho da matemática a partir da abordagem MM dialogando com a BNCC na Educação Infantil. Essa experiência é inédita e esperamos produzir e cocriar conhecimentos sobre a importância do desenvolvimento das habilidades matemáticas desde a educação infantil para um maior desenvolvimento dos estudantes durante sua trajetória escolar. E aqui o sucesso não se restringe à matemática: os efeitos também se refletem no desenvolvimento da linguagem, de habilidades socioemocionais e do desenvolvimento integral das crianças”, afirma Marina França, gerente de inovação educacional do programa Mentalidades Matemáticas.

 

“Considerando que na primeira infância as aprendizagens se dão por meio das interações e brincadeiras, é possível incentivar o pensamento matemático na pré-escola. Habilidades como unir, separar, corresponder e somar são alguns exemplos de experiências que inserem as crianças nesse universo e possibilitam construir já na infância uma outra relação com os números e com a própria matemática. O desenvolvimento de uma mentalidade matemática, certamente, apoiará nas mais diversas situações que ocorrerão ao longo de suas vidas, seja no âmbito da educação formal ou no exercício da cidadania. Nesse sentido, temos a oportunidade de estimular o interesse das crianças desde cedo”, explica a coordenadora de Educação Infantil do Itaú Social, Juliana Yade.

 

Após o curso, os participantes atuarão como multiplicadores da abordagem em suas localidades. Juntos, os municípios que receberão a primeira formação em MM voltada à Educação Infantil (Antônio João, Aral Moreira, Caarapó, Naviraí e Tacuru) somam 1.844 alunos, 429 professores e 39 escolas no Ensino Infantil.

 

Para Maria Cecilia Amendola da Motta, diretora-presidente da FADEB/MS, a iniciativa representa um avanço significativo na melhoria da educação básica no estado do MS.

 

“O projeto não apenas enriquece o conhecimento dos professores, mas também promove uma abordagem eficaz para o ensino da matemática. Esperamos que essa formação ajude a mudar a percepção das crianças em relação à matemática, tornando-a mais acessível, interessante e relevante para suas vidas. Com professores mais proficientes e uma abordagem de ensino mais dinâmica, esses municípios terão o potencial de elevar o desenvolvimento das crianças, preparando-as para os desafios futuros. Além disso, a formação pode contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de aprendizado mais forte e colaborativa em cada um desses municípios, criando um impacto duradouro na comunidade educacional local”, afirma.

 

Sobre o Programa Mentalidades Matemáticas

 

Uma cocriação do Instituto Sidarta (Brasil) com o Centro de Pesquisas Youcubed da Universidade de Stanford(EUA) para transformar o modo como gestores, professores e alunos encaram a disciplina, em oito anos de aplicação no Brasil, a iniciativa tem avançado por meio de parcerias com entes públicos e já contabiliza mais de 11 mil professores formados na abordagem, impactando mais de um milhão de estudantes em cidades como São Paulo (SP), Cotia (SP), Itu (SP), Altamira (PA) e Santana do Ipanema (AL). Em Cotia (SP), um Curso de Férias de dez dias, realizado com alunos de 4º e 5º anos, foi responsável por um salto equivalente a 1 ano e 3 meses em escolaridade matemática, calculado pelo desempenho na avaliação MARS (Mathematics Assessment Resource Service).

“O Programa Mentalidades Matemáticas reúne pessoas que acreditam ser possível promover o desenvolvimento humano e a mobilidade social por meio de outra forma de ensinar e aprender matemática. Queremos levar as mentalidades matemáticas para todo o território brasileiro. Esse é um enorme desafio que envolve derrubar mitos em torno da disciplina e democratizar o acesso a uma abordagem abrangente e inovadora”, ressalta Ya Jen Chang, presidente do Instituto Sidarta.

Credenciamento

Jornalistas interessados em gravar no local da formação podem se credenciar pelo e-mail amandacproetti@corcovadoestrategica܂com܂br.

POR: Rita Moraes
Publicado em 18/03/2024