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Marcas próprias do varejo crescem 59% e estão presentes em pelo menos 34% das casas brasileiras

 

O consumo de marcas próprias de redes varejistas vem crescendo intensamente entre os brasileiros. A procura por itens de qualidade, a preço mais acessível e com grande diversidade na gôndola estimula este movimento, que, por sua vez, vem atraindo maiores investimentos das companhias.

Dados da Abmapro (Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização) indicam que as cinco principais redes farmacêuticas do país viram seu faturamento com as marcas próprias (os chamados private labels) crescer 59% nos 12 meses encerrados em julho deste ano. O índice está acima da média do setor, de 36%. Outra pesquisa, da Nielsen, mostra que os produtos de marca própria já estão presentes em 34% das casas brasileiras. 

 

“Quebrou-se um paradigma no mercado brasileiro – que já não existia em países da Europa  e nos EUA –, de que esses produtos são de baixa qualidade. Os consumidores têm hoje uma percepção distinta e as grandes redes têm apostado na ampliação de seus portfólios”, afirma Luís Fernando Gomes, diretor comercial da Harus. “Tudo isso faz com que haja um grande potencial de expansão deste segmento.”

 

Ainda segundo a Abmapro, com a marca própria, o cliente consegue comprar até 120% mais, pagando 30% menos, enquanto as marcas cortam custos sem perder qualidade.

 

De olho nessa movimentação, a Harus, que é hoje líder no mercado nacional de amenities (artigos de higiene pessoal específicos, como mini sabonetes, shampoo em pequenos frascos e acessórios, disponibilizados nos banheiros dos estabelecimentos hoteleiros), vem ampliando o espaço em seu parque fabril para a produção de marcas próprias do varejo brasileiro. Hoje, a fábrica da Harus produz, por exemplo, os rótulos de uma renomada rede de atacarejo e outra de drogarias, além de ser responsável pela terceirização da produção de produtos L’Occitane e Boticário para o setor hoteleiro.

 

“Nos últimos anos, investimos na modernização do nosso parque fabril, que tem hoje quase 20 mil metros quadrados e nos permite oferecer a maior capacidade produtiva do segmento.  Atualmente, contamos com as principais tecnologias do mercado, além de expertise de quase 30 anos na produção de cosméticos”, afirma Luiz Roberto Magrin Filho, diretor-geral da Harus.

 

Para ampliar ainda mais a oferta a parceiros do varejo, a Harus investiu ainda na fabricação de perfumes, complementando seu portfólio. “Temos a estrutura, a tecnologia e o know-how para atender à demanda crescente por produtos de marca própria”, afirma Gomes.

Ainda de acordo com Gomes, a estimativa é que, em cinco anos, 50% da receita da empresa seja oriunda da produção de itens de beleza para supermercados e farmácias.

 

Sobre a Harus

A Harus, marca líder no mercado brasileiro de amenities, está presente em todos os segmentos da hospitalidade com sua linha diversificada de produtos personalizados e de marcas próprias, entre elas a Alma Brasil. A moderna fábrica, instalada na cidade de Franca (SP), tem capacidade para produzir sabonetes, shampoos, hidratantes, óleos corporais e mais uma infinidade de itens. Do design da embalagem até o produto final, a empresa desenvolve formulações exclusivas para marcas ícones nacionais e internacionais, entre elas O Boticário, Vinotage (Grupo Família Valduga), L’Occitane, Jacques Janine, Costa Brasil e Davene.

Em mais de 27 anos de trajetória, a companhia tem ampliado seus negócios. Lançou o processo Harus HQS (Higiene, Qualidade e Segurança), que oferece saneantes sustentáveis e um protocolo completo na área. Além disso, fornece itens para os setores de alimentação e hoteleiro, através de marcas parceiras. A Harus Food Service apresenta diversificada gama de produtos, dentre eles as linhas da Júnior Alimentos, Homemade, Ísis, Vigor, Bauducco, Le Petit, Lowçucar, Caravelas, Cepêra, Flormel, Président e Billa.

POR: Rita Moraes
Publicado em 20/12/2023