ConexãoIn


Marca baiana de Jiu-Jitsu, Zeux Sports estimula uma forma mais sustentável e solidária de consumo

 

De acordo com dados de 2023 do Sebrae, o Brasil produz anualmente uma média 170 mil toneladas de resíduos têxteis – desses, apenas 20% vão para reciclagem e têm um fim diferente dos lixões e aterros sanitários. Pensando em uma nova forma de consumo de roupas esportivas, a marca baiana Zeux Sports, especializada em artigos para artes marciais, criou a campanha Troca Consciente.

O objetivo da ação é reunir kimonos – peças utilizadas para os combates no Jiu-Jitsu – em bom estado de conservação para serem doados para projetos sociais de fomento ao esporte em Salvador. É o que explica Rafael Sampaio, idealizador da Zeux: “Nós acreditamos que o Jiu-Jitsu tem um poder transformador. Disciplina, respeito e resiliência estão na base desse esporte. Com suas raízes profundamente entrelaçadas com o Brasil, a nossa chamada ‘arte suave’ traz benefícios não apenas para o corpo, mas também para o equilíbrio da mente. Com a Troca Consciente, queremos levar o esporte para cada vez mais pessoas, facilitando seu acesso e evitando o descarte prematuro das peças”, conta.

Ao comprar qualquer kimono Zeux, o cliente automaticamente ingressa no sistema da Troca Consciente. Assim, na sua próxima compra, ele tem a opção de levar o kimono antigo – em boas condições de uso – e destiná-lo para doação. Em contrapartida, recebe até 30% de desconto na aquisição de uma peça nova.

“Infelizmente, vivemos em um mundo onde nem todos têm condições de comprar um kimono. Precisamos desenvolver cada vez mais o desejo de ajudar o próximo. Entendo que a Troca Consciente proporciona justamente isso: trocar seu kimono usado e ainda ajudar uma pessoa a mergulhar no mundo do esporte”, conta Alexandre Lima, que participou recentemente da campanha.

A Troca Consciente vem ajudando projetos soteropolitanos como o Pérolas e o Rato de Tatame. Localizados respectivamente nos bairros da Gamboa e em Nova Brasília de Itapuã, ambos ofertam aulas de Jiu-Jitsu para crianças e adolescentes. “Somos um projeto social totalmente gratuito e que depende da ajuda de pessoas que também acreditam no esporte. A Troca Consciente contribui diretamente para a inclusão social através do esporte, pois dá ao beneficiário a sensação de pertencimento ao grupo e é um verdadeiro incentivo para o jovem poder honrar com a oportunidade em utilizar a armadura do nosso esporte”, explica Igor Arcanjo, idealizador do Pérolas.

Sem um kimono, o praticante de Jiu-Jitsu não consegue participar dos treinos ou competir em campeonatos. Por isso, a vestimenta é fundamental para quem decide ingressar na modalidade. Em média, as peças variam de R$ 160 (infantil) até R$ 549 (adulto), com diferenças entre as versões básica e premium.

Lucas Ferreira, responsável e idealizador do projeto Rato de Tatame, reforça que a participação de empresas em ações sociais contribui diretamente para que cada vez mais crianças e adolescentes sejam contemplados. “Iniciativas como essa são de suma importância e nos beneficiam muito. Vemos regularmente jovens, adolescentes e até os adultos em situação de colapso financeiro. Precisamos de ações de fomento ao esporte para que possamos, pouco a pouco, transformar a vida das pessoas”, reforça.

Para Rafael Sampaio, essa é uma das missões da Zeux. “Queremos ser mais do que uma marca de artigos esportivos. Temos muitos relatos próximos de pessoas que encontraram no esporte uma forma de mudar a sua realidade. É por isso que desenvolvemos ações como a Troca Consciente: acreditamos que é nosso dever contribuir para a construção de um mundo melhor e mais justo. Na Zeux, nós apadrinhamos atletas, fazemos campanhas de mobilização de recursos, a Troca Consciente e diversas outras ações em prol do esporte e da sociedade. Esse é o nosso papel enquanto empresa”, destaca.

Sobre a Zeux Sports

Especializada em artigos esportivos com foco em artes marciais, a Zeux é referência na Bahia quando o assunto é Jiu-Jitsu. Idealizada pelo jiujiteiro e empresário Rafael Sampaio, a marca produz kimonos, faixas, rashguards e acessórios especialmente para a arte suave, além de possuir peças casuais e materiais para esportes como Karatê e Judô. Com pontos de venda em diversos estados do país, a empresa chegou em 2023 em países como Itália, República Tcheca e Austrália. Acompanhe o trabalho da Zeux nas redes sociais – https://www.instagram.com/usezeux/

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 07/09/2023