ConexãoIn


IPAM disponibiliza série completa do Amazoniar sobre grilagem na Amazônia

 

 

 

série de vídeos do Amazoniar sobre grilagem na Amazônia já está inteiramente disponível no canal de YouTube do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia). Lançada em agosto, a série conta com cinco episódios e tem como objetivo desvendar como a grilagem acontece na prática, quais são seus impactos na Amazônia e no mundo, e o que pode ser feito para combater esse crime.
 

 

“Uma das missões do Amazoniar é democratizar informações sobre a Amazônia e não poderíamos deixar de abordar a grilagem, que é atualmente uma das principais causas do desmatamento na região”, diz Lucas Ramos, coordenador do Amazoniar. “A série oferece um olhar descomplicado sobre o tema, desde sua definição até as ações para combatê-lo, que podem ser tomadas por governos, empresas, sociedade civil e comunidade internacional. Juntos, podemos entender melhor o cenário e contribuir para um futuro sustentável, reforçando a responsabilidade compartilhada de proteger a Amazônia.”

Veja a série completa sobre grilagem na Amazônia

 

Episódio #1: O que é grilagem?
A grilagem – nome dado à apropriação ilegal de terras públicas – está diretamente relacionada aos recordes de desmatamento na Amazônia. Foram nessas áreas, que são patrimônio público, onde ocorreu mais da metade do desmatamento do bioma entre 2019 e 2021, de acordo com análises do IPAM. O primeiro episódio fala sobre a origem do termo, como esse crime acontece na prática e a destinação de florestas públicas não destinadas (FPNDs) como medida para combatê-lo.

Assista aqui: Link
Episódio #2: Cadastro Ambiental Rural, a caixinha de grilos dos dias atuais

 

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro público eletrônico dos imóveis rurais de todo o país, essencial para a regularização ambiental. Criado para aumentar o acesso às informações florestais, ele é um instrumento que pode contribuir para a fiscalização de práticas ilegais, incluindo o desmatamento. No entanto, ele vem sendo utilizado indevidamente para a apropriação ilegal de terras públicas. No segundo episódio da série, o Amazoniar comenta formas de evitar o uso fraudulento do CAR por grileiros.

Assista aqui: Link

 

Episódio #3: Medidas para combater a grilagem na Amazônia

 

Para acabar com a grilagem, é fundamental que haja ações coordenadas entre governos de todos os níveis, setor produtivo e sociedade civil. O terceiro episódio traz cinco medidas para combater a grilagem: cancelamento dos registros de imóveis rurais irregulares com sobreposição às FPNDs; destinação das FPNDs; fortalecimento da fiscalização e da punição aos grileiros; implementação e aprimoramento de mecanismos de rastreabilidade; e apoio à iniciativa popular Amazônia de Pé.

Assista aqui: Link

 

Episódio #4: Como a grilagem afeta a segurança alimentar?

 

A segurança alimentar – ou seja, o direito à alimentação em quantidade e com qualidade para manter uma vida saudável – corre grande risco com o avanço da grilagem na Amazônia. Isso porque a apropriação ilegal de terras públicas contribui significativamente para as mudanças climáticas, afetando também a produção de alimentos no Brasil. O quarto episódio da série destaca a importância de mudar a forma como se produz e consome alimentos no país e as alternativas para incentivar a produção sustentável de alimentos.

Assista aqui: Link
Episódio #5: O papel da comunidade internacional no combate à grilagem
Da prevenção ao fomento da grilagem pelos mercados e investidores à implementação e fortalecimento da rastreabilidade em cadeias de suprimento, a comunidade internacional também pode contribuir para o combate à grilagem na Amazônia. No quinto e último episódio da série, a equipe do Amazoniar comenta o papel da comunidade internacional nesta luta.

Assista aqui: Link
16/11: Participe do bate-papo ao vivo sobre grilagem
Na quinta-feira (16/11), às 10h, a equipe do Amazoniar organizará um bate-papo ao vivo entre Alcilene Cardoso, pesquisadora do IPAM e apresentadora da série, e César Tenório, professor da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Na ocasião, os especialistas vão comentar os principais pontos tratados na série e responder às perguntas do público, recebidas através das redes sociais do IPAM. O evento é aberto a todos e não é necessária inscrição prévia para participar.
Sobre o Amazoniar

 

O Amazoniar é uma iniciativa do IPAM para promover um diálogo global sobre a Amazônia e sua importância para as relações do Brasil com o mundo. Nos ciclos anteriores, foram organizados diálogos sobre as relações comerciais entre Brasil e Europa; o papel dos povos indígenas no desenvolvimento sustentável da região e sua contribuição para a ciência e a cultura; e o engajamento da juventude pela floresta e seus povos nas eleições de 2022.
Com a proposta de levar a Amazônia para além de suas fronteiras, o Amazoniar já realizou projetos especiais, como um concurso de fotografia, cujas obras selecionadas foram expostas nas ruas de Glasgow, na Escócia, durante a COP 26; uma série de curtas que compôs a exposição “Fruturos – Amazônia do Amanhã”, do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro; além das cartilhas Cenários possíveis para a Amazônia no contexto das eleições brasileiras de 2022 e Soluções para o desmatamento na Amazônia. A iniciativa também produziu uma série de entrevistas e um minidocumentário com representantes de comunidades tradicionais durante as negociações do Acordo de Livre Comércio entre Mercosul e União Europeia.

Para fazer parte do diálogo global sobre a Amazônia, inscreva-se na newsletter do Amazoniar.

Fotos:  Victor Moriyama/Amazônia em Chamas

POR: Rita Moraes
Publicado em 17/11/2023