ConexãoIn


Empresas que estão conectadas em agenda ESG podem participar de um mercado que deve movimentar US$53 trilhões em investimentos até 2025

 

O termo ESG tem ganhado grande visibilidade graças a uma preocupação crescente do mercado financeiro sobre a sustentabilidade empresarial, em que as decisões que uma empresa toma acerca das questões ambientais, sociais e de governança passaram a ser consideradas essenciais nas análises de riscos e nas decisões de investimentos.

Sim! O mercado está de olho nas empresas que tomam esse cuidado. Uma pesquisa da Agência Bloomberg estima que a agenda ESG deve atrair US$53 trilhões em investimentos até 2025. Ou seja, além de ser uma tendência, a adequação ao ESG passa a ser cada vez mais um pré-requisito de competitividade.

Diante desse cenário, onde capitalizar com responsabilidade está virando uma regra, o Movimento Circular (MC), iniciativa multissetorial que reúne pessoas e organizações empenhadas em disseminar os conceitos da Economia Circular, surge como referência no assunto, realizando a introdução desse conceito de economia, por meio de ações educacionais e práticas, como a Circular Academy, um curso oferecido na plataforma trilíngue do ecossistema, destinado a todos que querem entender sobre os desafios e oportunidades de transformar a economia de linear para circular. O curso online “Introdução à Economia Circular” está disponível em português, espanhol e inglês, com duração aproximada de seis horas, divididas em sete módulos.

Ainda na questão educacional, o Movimento Circular oferece ações como o Desafio Circular, evento que ajuda a formar professores e estimular os alunos, principalmente do 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e universitários, a desenvolver projetos e protótipos inovadores de iniciação científica, que oferecem soluções para um mundo sem lixo. O Movimento Circular também promove o Prêmio por Um Mundo sem Lixo, que agora conta com uma edição internacional, além do livro do Muti, mensageiro do MC, voltado para o público infanto-juvenil. Na plataforma, o público pode acessar materiais informativos, vídeos, notícias, e até mesmo um mapa-múndi com iniciativas relacionadas aos preceitos da Economia Circular.

“É importante ressaltar além das nossas ações, que a empresa ou instituição de ensino que são parceiro do MC, também podem contar com um ecossistema de empresas e escolas com os mesmos objetivos, criando conexões e potencializando o networking entre as participantes”, explica o CEO do Movimento Circular, Vinicius Saraceni.

Dow Latam

O Movimento Circular, ao longo de seus três anos de existência, acabou trazendo importantes parcerias, são empresas que também acabam virando referência em ESG, como é o caso da Dow, parceira pioneira do Movimento Circular, que no Brasil emprega atualmente mais de 2 mil funcionários e atua na ciência de materiais

Para Giancarlo Fanucchi, gerente de sustentabilidade da Dow para Brasil no negócio de embalagens e plásticos especiais, o principal desafio é tornar a indústria, como um todo, mais sustentável, principalmente para uma fabricante de embalagens e plásticos. “A empresa investe em novas tecnologias de produtos, parcerias ao longo da cadeia de valor, modelos de negócios e infraestrutura de gestão de resíduos para descobrir e dimensionar soluções de embalagens sustentáveis que prolongam a vida útil dos materiais e os recursos para desenvolvê-los”.

“É uma jornada que nos convoca a repensar nossos padrões de consumo, a projetar produtos e embalagens com a circularidade em mente e a encontrar soluções inovadoras para os desafios globais que enfrentamos. E é por meio da colaboração e do compartilhamento de conhecimento que seremos capazes de acelerar essa transformação. Nesse sentido, o Movimento Circular é nossa referência, enxergamos o futuro da Economia Circular como uma poderosa oportunidade para mudar nossa forma de produzir e consumir, promovendo uma abordagem mais regenerativa e sustentável”, completa Fanucchi.

Entre ações práticas de conceitos de ESG, a Dow inaugurou em 2021 seu primeiro centro de inovação, em Jundiaí, no interior de São Paulo, onde são aplicadas práticas para impulsionar a inovação sustentável da indústria da embalagem na América Latina, com foco nas tecnologias do segmento de alimentos e bebidas.

Indústria Fox

Outro importante aliado do Movimento Circular é a Indústria Fox, que oferece soluções para reciclagem, eficiência energética, logística, remanufatura, análises técnicas de qualidade e tecnologia da informação para outras empresas. A Fox trabalha na elaboração, acompanhamento e execução de projetos de eficiência energética, de gestão ambiental e de gestão de sistemas de reciclagem, oferecendo esses benefícios para indústrias e empresas.

“Somos uma empresa de economia circular, temos no DNA a latência do “E” do ESG que é aplicado no core business da empresa, mas o “E” isoladamente não é suficiente para alcançar objetivos, conscientizar pessoas e transformar a sociedade, diante disso trabalhamos questões sociais e a governança com o nosso time, desde a contratação, desenvolvimento de projetos inclusivos próprios ou sob demanda de parceiros, atividades respaldadas pela ética, diversidade e boas práticas de mercado. Para nós, o Movimento Circular oferece um trabalho muito importante, pois também acaba unindo pessoas e empresas em hubs de difusão da economia circular e de conhecimento, principalmente por meio de suas plataformas didáticas”, afirma Marcelo Souza, CEO da Fox.

Busca de novos parceiros

No mês de agosto deste ano o Movimento Circular completou três anos e está intensificando as oportunidades para empresas e instituições que queiram conhecer melhor o trabalho desenvolvido em prol da transição da economia linear para a circular. No site do MC existe o “associe-se”, onde os futuros parceiros poderão conhecer os benefícios em fazer parte desse ecossistema de pessoas, instituições, indústrias e empresas que estão empenhadas em um mundo mais sustentável e um futuro sem lixo, a partir da educação e cultura, da adoção de novos comportamentos e do desenvolvimento de novos processos, produtos e atitudes.

Criado em 2020, em meio à crise causada pela pandemia de Covid-19, o Movimento Circular é um ecossistema colaborativo que se empenha em incentivar a transição da economia linear para a circular. A ideia de que todo recurso pode ser reaproveitado e transformado é o mote da economia circular, conceito-base do movimento. O Movimento Circular é uma iniciativa aberta que promove espaços colaborativos com a missão de chegar a mais pessoas e lugares.

Site: Link

Instagram: Link

LinkedIn: company/movimento-circular/

 

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 07/09/2023