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Do OFF pro ON: BBB e as oportunidades de marketing

 

 

Nos últimos anos, temos observado uma crescente interseção entre o universo do entretenimento e o E-Commerce, impulsionada pela ascensão das redes sociais como poderosas plataformas de engajamento. Dentro desse contexto, surge uma crescente necessidade das empresas em se adaptarem e integrar estratégias que transitam do ambiente offline para o online. Com o aumento do engajamento do público durante realitys como o Big Brother Brasil na televisão, de acordo com dados da Globo, no primeiro mês de exibição, houve mais de 19 milhões de publicações sobre o programa nas redes sociais, um aumento de 42% em relação ao mesmo período da edição anterior do BBB, torna-se crucial para as marcas estruturarem campanhas que consigam capturar esse mesmo público no ambiente digital.

Isso requer uma abordagem estratégica e bem planejada para aproveitar o interesse e a atenção do público enquanto assiste ao programa na TV e direcioná-lo de forma eficaz para o ambiente online. O uso de QR Codes, cupons de desconto e outras formas de interação podem ser exemplos poderosos dessa transição.

O resultado de uma boa integração entre o online e o offline foi que, durante as primeiras três semanas de janeiro, a Oi registrou um aumento significativo nas vendas de Oi Fibra, tanto nos pontos físicos (6%) quanto online (aproximadamente 20%), comparado com o último trimestre de 2023. Esse crescimento foi impulsionado pelo patrocínio do “Cine BBB Oi Fibra” e pela participação na prova do Líder do dia 21 de janeiro dentro do programa, durante a qual a empresa alcançou um recorde de leituras (scans) do seu QR Code, gerando quatro vezes mais acessos do que na última ação realizada antes do programa.

Empresas como a Oi, reconhecem a importância de associar suas marcas a um programa de enorme alcance e influência, alavancando não apenas a exposição, mas também a oportunidade de engajamento com uma audiência altamente envolvida.

“Durante o período em que o Big Brother Brasil está no ar, as marcas têm a oportunidade única de se conectar diretamente com milhões de espectadores engajados. É um momento crucial para as empresas não apenas aumentarem sua visibilidade, mas também construírem uma conexão genuína com o público e vender mais, aproveitando a emoção e a interatividade que o programa proporciona”, diz Fernanda Cunha, CEO da Kipiai.
Algumas estratégias de marketing digital podem ser utilizadas para aproveitar a interseção entre o reality show e o comércio eletrônico:

  • Marketing de Influenciadores: Os reality shows oferecem plataformas únicas para colaborações com influenciadores que participam do programa. Empresas podem aproveitar a popularidade desses participantes para promover seus produtos ou serviços, seja através de posts patrocinados nas redes sociais dos influenciadores durante o programa ou por meio de parcerias mais estruturadas após o término do programa.
  • Publicidade Segmentada em Redes Sociais e Google: O engajamento massivo gerado pelo BBB oferece uma oportunidade para empresas segmentarem suas campanhas de publicidade em redes sociais de forma mais eficaz. As plataformas de publicidade, como Meta Ads (Facebook e Instagram) e Google Ads, permitem segmentar anúncios com base em interesses, comportamentos e demografia.
  • Marketing de Conteúdo Interativo: Criar conteúdo interativo relacionado ao BBB pode ser uma maneira eficaz de envolver a audiência e promover produtos ou serviços de forma sutil.

O BBB representa mais do que apenas um reality show; é um fenômeno cultural que molda comportamentos e influencia decisões de consumo. As estratégias de marketing durante o período do programa se tornaram essenciais para as marcas que desejam capitalizar o engajamento do público e impulsionar as vendas. A integração inteligente de estratégias de marketing com o entretenimento televisivo e as redes sociais oferece oportunidades únicas para as empresas se destacarem e estabelecerem conexões duradouras com seu público-alvo.”

 

Sobre Fernanda Cunha:

Sócia e CEO da Kipiai, Fernanda é formada em Economia pelo Insper. Após vários anos de experiência no mercado financeiro e de consultoria, é responsável, na agência, por liderar times multidisciplinares e pela criação e execução de estratégias de performance para marcas referência em seus ramos de atuação. Em sua jornada profissional, passou por grandes empresas como Nestlé, Odebrecht e RK Partners. Fernanda também é mãe do João (2) e do recém chegado Antônio.

Sobre a Kipiai:

Com quase 10 anos de existência desenvolvendo técnicas efetivas para que seus clientes atinjam os melhores resultados, a Kipiai atua em marketing digital com foco em mídias pagas, como Google Ads, Meta Ads e TikTok Ads. Seu principal diferencial está na abordagem de combinar o poder dos números com um compromisso incansável de entrega de resultados – “inteligência nos move, envolvimento nos leva além”. Com profissionais extremamente qualificados e inovadores, uma característica que está no DNA da empresa é a busca constante por conhecimento, fomentada pela sua cultura de educação contínua. A Kipiai possui o título Google Premier Partner, o mais alto selo de parceria do Google, conferido para players que possuem resultados extraordinários em desempenho, além de acumular diversos cases de sucesso marcas que são referência em seus segmentos, como Petz, Specialized, Marabraz, Monte Carlo, Tenda Atacado, Colcci, Brastemp e Consul.

https://www.kipiai.com/

POR: Rita Moraes
Publicado em 29/02/2024