ConexãoIn


DJ ZÉ PEDRO FAZ LANÇAMENTO DO LIVRO “MELA CUECA – AS CANÇÕES DE AMOR QUE O MUNDO ESQUECEU”, NA TERÇA, DIA 31 DE OUTUBRO NO MANOUCHE

DJ Zé Pedro RED - foto Ana Alexandrino

 

DJ Zé Pedro vem direto de São Paulo para o lançamento de seu livro Mela Cueca – As canções de amor que o mundo esqueceu” no Manouche na terça, dia 31 de outubro, ao som das músicas românticas dos anos 70, a leitura de trechos, autógrafos e discotecagem do próprio e do DJ Meme.

Em São Paulo o lançamento será dia 06 de novembro, no Bona, ambos marcados para as 20h.

DJ Zé Pedro vai ciceronear o público contando a sua relação com as canções “mela-cueca” e promovendo uma sessão de autógrafos ao som das canções românticas que o inspiraram a escrever seu novo trabalho. Editado pela Garota FM Books e com prefácio de Lulu Santos, o livro traz uma introdução autobiográfica, na qual Zé Pedro explica, através de sua vivência familiar e amorosa (prepare-se para rir e chorar!), o seu amor pelo estilo. Na segunda parte, ele lista canções “mela-cueca” que o encantaram na década de 1970 – além de informações sobre as “love songs” e os artistas desse universo, “Mela Cueca – As canções de amor que o mundo esqueceu” traz confidências do autor.

Nas noites de lançamento, além de oferecer uma playlist especial ao público, Zé Pedro vai preparar surpresas no palco antes de começar a autografar os livros, que estarão à venda tanto no Manouche (RJ) quanto no Bona (SP). No Rio, DJ Meme será o convidado do baile.

Sobre o livro

Copacabana foi o destino de Zé Pedro após nascer e começar a crescer em Porto Alegre e desembarcar em terras cariocas com seus pais, trazendo na mala uma vitrola vermelha, cuja tampa era o alto falante. Muito antes de virar DJ, ele começou a ouvir suas primeiras canções românticas intituladas, naquele tempo, “mela-cueca”. O estilo musical também tinha lugar de destaque nas pistas de dança e favorecia a formação de casais. Nessa hora, o jovem corria para perto do discotecário.

Foi ali que ele descobriu, entre outras coisas, que muitos dos cantores de nome estrangeiros eram, na verdade, brasileiros (Mark Davis = Fábio Jr., Christie Burgh = Jessé, Chrystian =José Pereira da Silva Neto etc.). Apesar de ter ficado famoso com seus remixes, DJ Zé Pedro nuca deixou de escutar esse estilo… e de sonhar. Revisitando sua história e remexendo seu baú de memórias, ele começou a listar e escrever sobre as faixas (e os artistas) que fizeram sua cabeça e estimularam o corpo de muita gente nos anos 1970.

No livro Mela Cueca – As canções de amor que o mundo esqueceu (Garota FM Books), DJ Zé Pedro vai até o primeiro ano da década de 1980, quando os teclados eletrônicos, ombreiras e o gel new wave para cabelos rebeldes alteraram a fórmula das chamadas “love songs”. Com prefácio assinado por Lulu Santos, Mela Cueca – As canções de amor que o mundo esqueceu traz informações sobre artistas desse universo junto a confidências do Júnior do Leme, alter ego inventado pelo apresentador Carlos Imperial quando Zé Pedro participou de seu programa na TV Tupi. Além de um guia com faixas e tais comentários, o livro oferece uma introdução com revelações inéditas do DJ Zé Pedro sobre sua vida que explicam a sua paixão pelas canções mela-cueca.

Sobre o autor

Zé Pedro é um artista dedicado à Música Popular Brasileira. Apesar de ser conhecido com DJ, é considerado uma enciclopédia da MPB. Nessa área, ele atua em qualquer esfera: produtor, curador, dono do selo Joia Moderna, apresentador de televisão e até escritor, com a publicação do livro Meus Discos e Nada Mais (2007). Seu trabalho não está limitado apenas a se apresentar em clubes e festas: Zé Pedro procura a cada dia conquistar seu público através da sua irreverência e criatividade.

Sobre a editora

A Garota FM Books é uma editora de publicações voltadas para o mercado da música criada em 2018, durante a produção do Discobiografia Mutante: Álbuns que Revolucionaram a MPB, de Chris Fuscaldo. Depois dele, vieram: Jimmy Page no Brasil (2020), de Leandro Souto Maior; Renato, o Russo (2021), de Julliany Mucury; 1979 – O ano que ressignificou a MPB (2022), organizado por Célio Albuquerque, com 104 autores; Cantadas – Ensaios sobre 35 grandes vozes de mulheres da música brasileira (2022), de Mauro Ferreira; O Produtor da Tropicália – Manoel Barenbein e os Álbuns de um Movimento Revolucionário (2022), de Renato Vieira; e De Tudo Se Faz Canção – 50 Anos do Clube da Esquina (2022), organizado por Márcio Borges e Chris Fuscaldo.

Instagram: @djzepedro /@clubemanouche / @garotafm

Mela Cueca – As Canções de Amor que o Mundo Esqueceu

Prefácio de Lulu Santos

ISBN 978-85-85091-01-9

14x21cm, PB, 208 páginas

Preço de capa: R$ 69

Serviço:

Lançamento do livro“Mela Cueca – As canções de amor que o mundo esqueceu”, de DJ Zé Pedro, com baile melacueca promovido por Zé Pedro e seu convidado, o DJ Meme.

RJ: Local: Manouche (Rua Jardim Botânico, 983, – subsolo da Casa Camolese/Jd. Botânico)

Dia e horário: 31 de outubro, terça, às 20h

Entrada Franca*

* O livro estará à venda no local.

SP: Lançamento do livro “Mela Cueca – As canções de amor que o mundo esqueceu”, de DJ Zé Pedro, com apresentação do autor e músicas românticas

Dia: 06/11/2023 (segunda-feira)

Horário: 20h

Local: Bona (Rua Paulo Vieira, 101, Sumaré, São Paulo)

Entrada Franca*

* O livro estará à venda no local.

POR: Rita Moraes
Publicado em 26/10/2023