ConexãoIn

Disperdício: Pesquisa revela que 82% das pessoas jogam alimentos fora em algum grau; confira dicas de Receitas Nestlé para evitar esse desperdício

 

82% das pessoas jogam alimentos fora em algum grau, é o que mostra o estudo “O alimento que jogamos fora – causas, consequências e soluções para uma prática insustentável’, realizado pela MindMiners e pela Nestlé, que entrevistou mais de 2,5 mil pessoas no Brasil, considerando diferentes faixas etárias, gêneros, regiões e classes sociais. Esses alimentos desperdiçados incluem sobras ou restos de comida preparada, alimentos vencidos, e vegetais e legumes que estragaram.

 

A falta de criatividade ao aproveitar as sobras de comida é uma das principais causas desse desperdício, porém, se passamos a cozinhar mais em casa, se apresentam novas oportunidades para repensar a maneira como encaramos os alimentos. Cascas, sementes e outras partes muitas vezes negligenciadas de vegetais e frutas, por exemplo, podem ser utilizadas, contribuindo para a redução do desperdício alimentar.

 

 

Ciente desse desafio, a Nestlé tem implementado iniciativas alinhadas às percepções do estudo, como o site Receitas Nestlé, que oferece livros digitais com boas práticas que podem ser feitas quanto ao consumo consciente e ferramentas como “O que tem na geladeira?”, uma aliada valiosa para transformar sobras em pratos saborosos, promovendo a sustentabilidade alimentar. Esta ferramenta sugere receitas com base nos ingredientes que o usuário indicou como disponíveis em sua casa, o que proporciona uma abordagem prática e de aproveitamento integral para a culinária do dia a dia.

“Ficamos muito contentes em atender demandas de praticidade e sustentabilidade no cenário da culinária através de uma ferramenta tão inovadora como ‘O que tem na geladeira?’. Essa iniciativa inteligente não apenas simplifica o processo de decidir o que cozinhar, mas também transforma sobras em deliciosos pratos” , explica Lucas Fabozzi, gerente de marketing e culinarista na Nestlé Brasil.

Confira algumas receitas para aproveitar “o que tem na geladeira”:

 

Farofa super rápida de beterraba

Tortilla de Arroz

Salada de Rúcula com Melão e Sementes

Salada de Frango Thai com Mango Chutney

Arroz com Brócolis e Amêndoas

 

Sobre a Nestlé

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de sete centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 06/12/2023